Incêndio atinge área de reserva ambiental na divisa entre MS e SP

Bombeiros de pelo menos três cidades e brigadistas da Cesp atuam no combate às chamas, na RPPN Cisalpina, no município de Brasilândia.

| G1 / G1 MS


Fumaça do incêndio na reserva é vista de longe — Foto: Prefeitura de Brasilândia/Divulgação

Um incêndio atinge desde terça-feira (17), a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Cisalpina, que fica no município de Brasilândia, na divisa entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Bombeiros de Bataguassu, Aparecida do Taboado e Brasilândia, e ainda brigadistas da Companhia Energética do Estado de São Paulo (Cesp), atuam no combate às chamas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo atinge uma extensa área nas proximidades do lago da Usina Sérgio Motta, no rio Paraná.

A Cesp mobilizou 15 brigadistas florestais treinados, veículos traçados, caminhão pipa, motoniveladora/patrol, trator, bombas e sopradores costais, abafadores e drone. Não há informações precisa sobre os danos.

De acordo com a Cesp, embora tenham sido construídos e mantidos diversos aceiros, a forte ventania e tempo extremamente seco contribuem para a propagação das chamas e dificultam o seu combate

A Cesp informou ainda que realiza diversas ações preventivas a incêndio durante o ano.

Conforme a prefeitura de Brasilândia, focos de incêndio têm sido registrados no município desde domingo (15). A administração municipal abriu processo licitatório para contratação de uma empresa especializada para brigada de incêndio.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE