Agronegócios
Exportação de milho melhora em agosto, mas ainda cai 30% ante 2020 | Brasilagro
MILHO Daniel Acker Reuters
A colheita da segunda safra de milho está chegando na reta final em Mato Grosso e atingiu em torno de 70% no Centro-Sul do país
A média diáriadeexportaçõesdemilhodoBrasilalcançou213,32 mil toneladasaté a segunda semanadeagosto, quedade28,25%anteo ritmodeembarques visto no mesmo mês completode2020, mostraram dados de hoje (16) da Secex (SecretariadeComércio Exterior).
Por outro lado, osembarquesmelhoraramemrelação ao totalde143,65 mil toneladasenviadoao exterior por dia até a primeira semanadeagosto.
Segundoa consultoria AgRural, a colheita da segunda safrademilhoestá chegandona reta finalemMato Grosso e atingiuemtornode70% no Centro-Suldopaís,ampliandoa disponibilidadedegrãos paraexportação–embora o avançodos trabalhos também mostre problemas na qualidadeda produção.
A colheitabrasileira está atrasada quandocomparada a anosanteriores, após um plantio tardio e problemas climáticos nos principais Estados produtores.
Aindadeacordocom a Secex, aexportaçãodesojadoBrasilaté a segunda semanadeagostoteve média diáriade358,9 mil toneladas, superandoos 278 mil vistos no mesmo mêsdoano passado(Reuters, 16/8/21)