Leia Coluna do Jonas desta terça, 17

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Terça-feira, 17 de Agosto 2021 – Dia de São Jacinto. Dia do Patrimônio Histórico. Dia Nacional da Construção Social.

Pensamento: "O futuro tem muitos nomes. Para os fracos é o inalcançavel. Para os temerosos, o desconhecido. Para os valentes é a oportunidade."

Musica: Não devo mais ficar - The Fevers – Indicação Mateus Gnuztman

Niver: Eudelio Almeida, Katia Morel, Hung Nguyen - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Live

Quem participa da Live da GazetaMS oficial na entrevista nesta terça-feira, 17 de agosto, é o medico-veterinário Thiago Fraga Leite, que concorre pela Chapa Um, para presidente do Conselho Regional  de Medicina Veterinária de MS. Em tela assuntos relacionados às melhoras para os médicos veterinários e zootecnistas do Estado. Acompanhe a Live que vai ao ar das 19h30 às 20h30, com a participação do jornalista Clayton Lopes.

Live Saúde

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, participará da live da GazetaMS Oficial na próxima quinta-feira (19). Na banca, além do secretário estarão os jornalistas Clayton Lopes e Soares Filho. A entrevista será a partir das 16h.

Temas

Geraldo Resende fará explanação de sua equipe a frente do combate  ao coronavírus, pandemia responsável por ceifar milhares de vidas no Brasil e milhões no Planeta.

Além da Covid-19, outras doenças como dengue dentre estarão na pauta. A live é aberta para participação de toda sociedade.

Solidariedade

O Lar do Idoso de Dourados necessita de sua ajuda para continuar atendendo homens e mulheres vulneráveis. Atualmente são atendidos 36 pacientes, sendo 11 do sexo feminino.

Todos os dias são servidos café da manhã, almoço, café da tarde, janta e às 20h00, lanches (pão, bolo, chá, toddy, vitamina de banana, frutas) e muito calor humano.

Boa Notícia

Uma boa noticia é que tanto nesse, como no ano passado, há poucos registros de óbitos.

Por conta da pandemia são poucos os visitantes voluntários; a restrição atende ordem médicas para preservação da saúde dos idosos.

Serviço

O Lar do Idoso de Dourados é presidido por Leonel José Freire, tendo o coronel EB Manfredini como vice.

 residência geriátrica fica localizada à Rua Major Capilé, 3467 - Jardim Central, Dourados. Abre a partir da 9h00. Fone (67) 3424-5859.

Urna eletrônica

Começou a ser veiculada ontem (16) a nova campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem o objetivo de destacar a segurança do processo eleitoral do país.

Com o slogan “Urna Eletrônica: é segura, é fácil de checar, é do Brasil”, a iniciativa mostra em vídeos, spots e peças digitais porque o voto eletrônico é seguro, transparente e plenamente auditável.

Segurança

Nessa nova campanha, a professora, filósofa e escritora Djamila Ribeiro mostra, de maneira simples e didática, diversos fatores que comprovam a segurança e a transparência do voto eletrônico, desfazendo lendas e mostrando verdades e fatos sobre a confiabilidade da urna.

A campanha realizada pela agência NBS está sendo divulgada em emissoras de TV e rádio pelo Brasil afora, bem como nas redes sociais da Justiça Eleitoral, sem custo para os cofres públicos.  Djamila Ribeiro não cobrou cachê por sua participação, e as emissoras vão ceder espaços gratuitamente, por se tratar de iniciativa de interesse público.

Urnas fora da internet

Entre os elementos de segurança, as peças publicitárias ressaltam que a urna eletrônica não tem nenhuma conexão com a internet, o que impede ataques sistêmicos por parte de hackers.

Como as urnas jamais entram em rede, elas não são passíveis de acesso remoto, o que afasta qualquer tipo de interferência externa no processo de votação, apuração e totalização dos resultados de uma eleição.

Resultados podem ser conferidos

A campanha também informa que qualquer pessoa pode checar os resultados das eleições por meio da verificação do Boletim de Urna (BU), documento que é emitido pelo equipamento, em diversas vias, no final da votação, cujos dados também são disponibilizados no Portal do TSE.

Todo o processo de totalização também passa por auditorias. Por meio do BU e do Registro Digital do Voto (RDV) – que permite, a qualquer tempo, a recontagem da votação da urna eletrônica por partidos políticos e coligações –, é possível conferir todos os votos que foram digitados sem o risco de quebra de sigilo, o que é proibido pela Constituição Federal.

Acompanhamento

As peças destacam, ainda, os diversos procedimentos de auditoria que podem ser feitos no sistema eletrônico de votação. Durante o desenvolvimento dos programas, a segurança da urna e a credibilidade do processo eleitoral podem ser comprovadas por vários órgãos, como Polícia Federal, Ministério Público, Forças Armadas, universidades federais e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), bem como pelos próprios partidos políticos.

Essas entidades podem acompanhar todas as fases de elaboração dos programas que serão usados nas urnas em uma eleição. Isso demonstra que tudo é feito às claras pela Justiça Eleitoral e que o sistema é seguro e passível de fiscalização em diferentes momentos.

25 anos sem qualquer fraude

Nos 25 anos de uso das urnas eletrônicas nas eleições do Brasil, a partir de 1996, nenhuma fraude foi documentada.

Esse é mais um fato que reforça a higidez do sistema eletrônico de votação e a lisura do processo eleitoral brasileiro.

Credibilidade

Djamila Ribeiro foi convidada para fazer a campanha pela credibilidade que tem enquanto figura pública.

Autora do best-seller Pequeno Manual Antirracista, ela é uma das 20 brasileiras de sucesso eleitas pela revista Forbes em 2021 por sua capacidade de abordar e explicar temas complexos de maneira simples e direta.

Galinha vira patrimônio

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, em sessão ordinária realizada no 11 deste mês, Projeto de Lei presentado pela deputada Elisângela Moura (PCdoB) que torna patrimônio histórico, cultural e genético do Piauí a galinha da raça Canela-preta. O PL segue agora para sanção do governador Wellington Dias (PT).

Em suas redes sociais, a deputada escreveu que o município de Queimada Nova é o berço da raça. Além disso, o animal também é encontrado na maioria dos municípios piauienses.

“Canela-Preta”

A presença da raça “Canela-Preta” foi encontrada na maioria dos municípios piauienses (Queimada Nova, Oeiras, Colônia do Piauí, São João do Piauí, União, Santo Inácio, dentre outros).

“O município de Queimada Nova é considerado o berço da raça, a capital da galinha caipira raça Canela-Preta, pela antiguidade dos relatos da prática de criação e quantitativo de aves detectados no início da prospecção, principalmente em comunidades tradicionais, tendo como referência a comunidade quilombola Tapuio e também na comunidade indígena Cariri Serra Grande e em diversas outras áreas do município”, declarou a vereadora.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]

 

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE