Balcão Virtual garante atendimento direto aos cartórios do Fórum de Dourados

| ASSESSORIA/TJMS


Foto: Divulgação

Em operação há quase três meses, o Balcão Virtual é um serviço de atendimento remoto por meio de mensagens, videochamadas, chamadas de voz e Whatsapp. A estratégia foi adotada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) para garantir a comunicação direta das partes e dos advogados com as unidades judiciais, sobretudo porque, em razão da pandemia, o atendimento online continua sendo o principal canal com o jurisdicionado e o acesso presencial ainda está com restrições.

Cada cartório do Estado recebeu um aparelho celular para atendimento ao público pelo Balcão Virtual. O funcionamento é similar ao atendimento presencial. As solicitações são movimentadas ao longo do horário de expediente (das 12 às 19 horas), mas, caso a pessoa tenha enviado uma mensagem fora desse período, o pedido terá andamento na abertura do expediente do dia seguinte, por ordem de solicitação.

Conforme esclarece a chefe de cartório da 5ª Vara Cível de Dourados, Cristina de Arruda Leme, "com o retorno presencial de servidores que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19, muitas pessoas acreditaram que houve o retorno normal de atendimento presencial do Fórum, mas esse atendimento limita-se aos casos urgentes, sendo que a maioria dos atendimentos continua sendo prestado pelo nosso telefone do cartório ou pelo WhatsApp do Balcão Virtual".

Além de se proteger contra a doença e evitar a necessidade de deslocamento, a chefe de cartório aponta outras vantagens do uso do Balcão Virtual. Ressalta o fato de que, uma vez que o usuário tenha enviado a mensagem, ele pode continuar com seus afazeres e aguardar uma devolutiva do cartório.

"É muito mais prático do que ligar e, além disso, é, sobretudo, uma garantia para as partes, que podem comprovar a solicitação de determinados serviços, pois o encaminhamento da mensagem, por si só, é um registro de que o pedido foi feito".

No entanto, explica a servidora, as demandas vão sendo atendidas no decorrer do expediente do Judiciário, o qual é vespertino. "O público deve atentar que, no retorno de feriados e finais de semana, há uma demanda maior de mensagens represadas, as quais vão sendo analisadas por ordem de chegada".

Na página principal do portal do TJMS está disponível o link de acesso a todos os contatos disponíveis no Balcão Virtual. A relação completa dos telefones da Comarca de Dourados você encontra em https://www5.tjms.jus.br/servicos/pabx/.

Saiba mais - A disponibilização do Balcão Virtual pelo TJMS levou em consideração as disposições da Resolução do Conselho Nacional de Justiça n. 372, de 12 de fevereiro de 2021, e as regras estabelecidas no Provimento n. 537, publicado no Diário da Justiça do dia 22 de abril.

A medida tem o objetivo de implementar mecanismos que concretizem o princípio constitucional de amplo acesso à Justiça, além de promover a celeridade e a eficiência na prestação jurisdicional e administrativa, principalmente diante da necessidade de manutenção de um canal de comunicação entre os jurisdicionados e as unidades jurisdicionais durante o período de pandemia.



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