Leia Coluna do Jonas deste sábado, 14

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Sábado, 14 de Agosto 2021 – Dia do Cardiologista. Dia de São Maximiliano. Dia da Unidade Humana.

Pesamento: "Quando você perder, não fale nada, quando você vencer fale menos ainda."

Musica: First of may - Bee Gees – Indicação Mateus Gnuztman

Niver: Flávio Melo Ribeiro, Ivo Leite, Fernando Blank - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Trevo do DOF

As melhorias na BR-163, especialmente no Trevo do DOF, estão na pauta das obras a serem executadas brevimente em Dourados. Além do pontilhão cruzando a Coronel Ponciano com a MS-156, irá trazer segurança para os milhares de moradores do Grande Guaicurus. Já não era sem tempo. Muitas vidas foram ceifadas, muitos acidentes marcaram o lugar como o trevo da morte e muitos foram mutilados, vitimados por acidentes. Essa luta é antiga.

BR-463

Na sequência, a BR-463, que demanda à Ponta Porã, tem projeto de receber passagens à altura do BNH 4ª Plano/Campo Dourado e um pouco mais à frente, melhorias no acesso  Sitioca Campina Verde/Roma e na entrada da Hospital Regional. É torcer para que a visão de quem manda se estenda até esses trechos.

Bola da Vez

A ministra Tereza Cristina é a bola da vez na tabuleiro politico de MS. Percebe-se que hoje é ela quem escolhe como e com quem jogar.  Segundo fontes, entre disputar a sucessão de Reinaldo Azambuja e a vaga para o Senado Federal, ela não pensaria duas vezes, defendendo a segunda opção com unhas e dentes.

Reinaldo

Nesse cenário, resta ao governador tentar voltar à Brasília como deputado federal. Como tem muita água para passar debaixo da ponte, e como dizia o constituinte Ulisses Guimarães: Politica é como nuvem;, uma hora esta aqui, em outra aparece ali”, em segundos tudo pode mudar nessa ciência.

Novidade velha

Com o fim do distritão as coligações na proporcional estão de volta e vida que segue. Dizem alguns que defendem a idéia: “Às vezes, andar pra frente é dar um passo pra trás”. Vá entender...

Bob Jeff

O ministro Alexandre de Moraes mandou prender preventivamente o ex-deputado e presidente nacional do PTB Roberto Jefferson. Alexandre também determinou o bloqueio de conteúdo postado por Jefferson nas redes sociais, a apreensão de armas e munições, além de computadores, tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos. É a temporada de caça...

Federações partidárias

A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (12) o Projeto de Lei 2522/15, do Senado, que permite aos partidos políticos se unirem em uma federação a fim de atuarem como uma só legenda nas eleições e na legislatura. A matéria será enviada à sanção presidencial.

Segundo o projeto, perderá o mandato o detentor de cargo eletivo que se desfiliar, sem justa causa, de partido que integra uma federação, divulgou a Agência Câmara de Notícias.

Justa causa

Atualmente, a Lei 9.096/95 considera como justa causa o desligamento feito por mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; grave discriminação política pessoal; e durante o período de 30 dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição (seis meses antes do pleito).

Os partidos participantes devem permanecer na federação por um mínimo de quatro anos. Aquele que descumprir a regra não poderá utilizar o Fundo Partidário até o fim do prazo, além de não poder participar de coligações nas duas eleições seguintes.

Mais transparência

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, fez, na quinta-feira (12), uma defesa enfática da confiabilidade das urnas eletrônicas e da lisura das eleições brasileiras.

Na ocasião, Barroso anunciou aos ministros e à sociedade uma série de medidas para fortalecer, ainda mais, a transparência e a publicidade dos mecanismos de auditabilidade do sistema eletrônico de votação.

Inspeção do código-fonte

Entre as providências anunciadas, Barroso informou que os códigos-fonte – programas inseridos na urna para permitir a votação e a totalização dos votos – serão abertos aos partidos e técnicos das legendas a partir do dia 1º de outubro deste ano, com seis meses de antecedência do prazo legal. Agora, as legendas terão um ano para avaliar os softwares que rodam no aparelho.

Barroso explicou que a elaboração dos programas é o único momento em que há manipulação humana nos sistemas eleitorais e convidou as agremiações para participar do processo desde o inicio.

Teste de Integridade

Barroso também afirmou que está sendo feito um estudo, pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, para aumentar o número de urnas que são auditadas de forma independente durante o Teste de Integridade.

O procedimento consiste no sorteio, na véspera da eleição, de 100 urnas aleatórias que serão utilizadas para coletar o voto dos eleitores em cédulas de papel, com o correspondente registro na urna eletrônica, em ambiente controlado e filmado por câmeras. 

Comissão externa

Outra medida divulgada pelo presidente do TSE foi a criação de uma comissão externa com membros da sociedade civil e instituições públicas para fiscalizar e acompanhar de perto o funcionamento do sistema eleitoral.

De acordo com Barroso, o grupo terá livre acesso a pessoas e equipamentos da Corte para ajudar no planejamento de medidas de transparência e auditar cada etapa do processo eleitoral.

Moção de pesar

Durante a sessão plenária mista na quinta-feira (12), da Assembleia Legislativa, o  deputado Zé Teixeira (DEM) apresentou Moção de Pesar aos familiares de Valdemar Justus Horn, por seu falecimento aos 74 anos de idade, ocorrido no dia 11 de agosto deste ano, em São Paulo, onde se encontra em tratamento de saúde.

Segundo o deputado, Mato Grosso do Sul perdeu um grande cidadão merecedor de todo respeito e homenagem.

Exemplo de vida

“Valdemar era uma pessoa fantástica, um homem do bem. Faço questão de prestar minha homenagem em reconhecimento ao seu trabalho no setor da economia e agropecuária, em prol da construção de uma sociedade e um Estado melhor”, afirmou o deputado.

Zé Teixeira também destacou o legado de serviços prestados ao Mato Grosso do Sul por Valdemar Justus Horn,  quew deixou “exemplos de vida à família, amigos e companheiros de jornada”. Por isso, “conclamo os nobres pares desta Casa de Leis nesta homenagem singela a seus familiares, por seu falecimento”, justifica Zé Teixeira.

Trajetória

Paranaense de Ponta Grossa, Valdemar Justus Horn foi Superintendente da Copagaz, de 1980 a 1991, começou a carreira no setor público no Estado de Mato Grosso do Sul como diretor-presidente da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul), de 1991 a 1992

Ele também foi secretário de Estado de Fazenda entre 1993 e 1994, colaborando na administração do Executivo Estadual durante o Governo de Pedro Pedrossian.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE