Leia Coluna do Jonas desta quarta, 11

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Quarta-feira, 11 Agosto 2021 - Dia da Televisão. Dia do Advogado. Dia Internacional da Logosofia. Dia do Estudante. Dia do Garçom. Dia de Santa Clara de Assis. Dia do Magistrado.

Pensamento: "Renova a MENTE e começa NOVAMENTE."

Musica: Stay The night - Benjamin Orr – Indicação Mateus Gnuztman

Niver: Jackson Leiva, José Manoel Lima, Luiz Gomes, Anderson Zanatta - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Live

Nesta quarta-feira (11) tem live com juiz Claudio Müller Pareja – vice-presidente Associação dos Magistrados de MS - Amamsul na GazetaMS Oficial página no Facebook. A live vai ao ar das 19h30 as 20h30. O papo acontece num momento em que o judiciário passa por ressalvas muito por conta de ruídos com setores da politica.

Nas ruas

Não é preciso fazer pesquisa ou investigação. Atualmente, por conta de situações que colocam o Judiciário, o Executivo e o povo em rota de colisão, é interessante uma conversa com alguém que represente os magistrados, contribuído para que os seguidores possam ter opiniões com suporte nas palavras  de quem realmente conhece o assunto. Vamos conferir.

Reconhecimento

A presidente do Sintracom-MS, Aline Ferle, comentou sobre a live da GazetaMS. “A oportunidade que a Gazeta MS nos cedeu possibilitou que nossa voz alcançasse mais trabalhadores; Faz com que fortaleçamos nossa luta, divulgando nosso trabalho e sobre a importância de um Sindicato na sociedade. Mais uma vez agradeço o convite! Estamos à disposição.

Preservação

Diante da importância da preservação histórica da Justiça Eleitoral sul-mato-grossense, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) promoveu a revitalização do seu Centro de Memória e, com isso, a exposição de itens no hall da Secretaria do tribunal.

O espaço conta com elementos expressivos para a Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul.

Trajetória

Esses elementos possibilitam acompanhar a evolução dos títulos eleitorais, das urnas, das cédulas eleitorais, dos sistemas de apuração e de alistamento de eleitores, além da evolução dos móveis e objetos que representam diversas épocas desta Justiça Especializada.

O espaço procurou reconstruir, de forma científica, a efetiva trajetória da Justiça Eleitoral sul-mato-grossense como participante ativa da história do Estado, sempre na proposição de possibilitar que as gerações presentes e futuras conheçam os fatos e personagens que construíram parte de sua história.

O Centro de Memória

Instituído pela Resolução 231, de 18/12/2001, o Centro de Memória do TRE-MS tem por objetivo recolher, tratar, guardar e preservar o acervo histórico desta Justiça Especializada.

Composto por documentos textuais, fotográficos, audiovisuais e tridimensionais, como móveis, vestuário, urnas, medalhas, entre outros, o acervo busca preservar a memória da Justiça Eleitoral sul-mato-grossense desde antes mesmo de sua instalação, em 1979. Todo este material compõe um legado histórico que se traduz como bem cultural, na medida em que representa conteúdo de valor presente e futuro para a sociedade.

Máscaras

O deputado estadual Felipe Orro (PSDB) apresentou na sessão de ontem (10), da Assembleia Legislativa de MS, o Projeto de Lei 230/2021, que dispõe sobre o fornecimento gratuito de máscaras em escolas públicas no Estado, a comunidade escolar, em tempos de pandemia por moléstias contagiosas.

Ele justifica a necessidade de disponibilização das máscaras de forma gratuita. “Devido ao retorno gradual das aulas presencias e ausência de vacinas para menores de 18 anos, além disso, os usuários da rede de ensino público não possuem condições financeiras para adquirir máscaras e usá-las na forma prescrita pela Organização Mundial de Saúde [OMS], que é troca a cada duas horas”, declarou Felipe Orro.

3ª dose

Já o deputado estadual João Henrique (PL) voltou a defender a urgência na aprovação do Projeto de Lei 177/2021, que permite a dose adicional da vacina contra Covid-19 aos idosos e pessoas com comorbidades.

O parlamentar destacou que no Brasil já estão sendo realizadas pesquisas para embasar a necessidade da dose de reforço.

Coronavac

“Matérias científicas, com foco nos anticorpos, apontam que a vacina Coronavac não produziu eficácia suficiente em idosos e nos imunossuprimidos. Precisamos aprovar com urgência este projeto e garantir a dose extra para grupos de risco”, destacou o deputado.

O projeto estabelece a apresentação de exames que comprovem a ausência de anticorpos para garantir o direito.

Passaporte da Saúde

João Henrique também é autor do Projeto de Lei 182/2021, que institui em Mato Grosso do Sul o Passaporte da Saúde.

A proposta dispensa os cidadãos imunizados contra a Covid-19 das medidas restritivas de locomoção adotadas com o objetivo de limitar a propagação do coronavírus.

Vacinação

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que torna obrigatória a vacinação diária, inclusive aos finais de semana e feriados, como medida excepcional em caso de surtos, epidemias ou pandemias até o atingimento de metas do plano de imunização.

A proposta foi aprovada na forma do substitutivo apresentado pelo relator, deputado Pedro Westphalen (PP-RS), ao Projeto de Lei 1136/21, do Senado, e quatro apensados. Ele determinou o respeito às prioridades para atendimento ao público e aos direitos dos trabalhadores envolvidos na vacinação, segundo a Agência Câmara de Notícias.

Redução de filas

A vacinação diária só poderá ser interrompida quando houver falta de estoque de vacinas; nos casos em que for necessária a reserva de eventual segunda dose destinada a determinados grupos; e quando for demonstrada e justificada a inviabilidade técnica ou operacional pela autoridade local da área de saúde.

Segundo o autor da proposta, senador Chico Rodrigues (DEM-RR), as medidas permitirão a redução de filas, de aglomerações e do tempo de espera para a vacinação contra a Covid-19.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

 

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE