Equipes de Dourados e Naviraí ganham olimpíada estadual de robótica

| ASSESSORIA/FIEMS


Foto: Divulgação

O fim de semana foi de comemoração para as equipes de robótica das escolas do SESI de Dourados e Naviraí. A equipe Mega Mentes LF de Dourados foi campeã na fase estadual em dois níveis, do 6.º ao 8.º ano e também do 8.º até o ensino médio. Tech Vikings 1, de Naviraí, foi vice-campeã no nível 1.

Nessa primeira etapa, os estudantes competiram com 10 equipes no primeiro nível e 15 no segundo, tiveram o menor tempo e, também, mais pontos na competição. Orgulho é a palavra que o técnico da equipe de Dourados, Wesley Sarati Coelho, escolheu para definir o desempenho da equipe na competição. “Participar da Olimpíada Brasileira de Robótica e representar a escola SESI MS é uma honra. Os resultados são consequência dos treinos, dedicação e esforço de todos, estou muito orgulhoso da equipe, agora treinar bastante para representar muito bem o SESI MS na etapa nacional”.

Naviraí também fez bonito na competição e encheu de orgulho o professor Fernando Luiz Gonçalvez, que é um dos técnicos do time. "Participar de uma olimpíada científica brasileira que utiliza-se da temática da robótica é sempre uma satisfação, os resultados desse ano, são frutos de intenso trabalho, nosso objetivo maior é de  estimular as crianças às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem, é trazer outras ferramentas que dialogue com a realidade vivenciada pelos alunos para dentro da sala de aula".

O competidor Caio Madeira Lorençone, de Naviraí, ressaltou a importância de participar e do quanto isso vai agregar ao currículo escolar e para o futuro. “Após vários treinos e dedicação de todos nós conseguimos um ótimo resultado, e foi muito legal ter ficado em segundo nessa competição, além de tudo foi bem divertido estar com a equipe e fazendo a programação para chegar o mais longe possível”.

Campeões e preparados para a

próxima etapa da olimpíada de robótica

Para a estudante Lara Nugoli da Silva, a preparação foi fundamental e o resultado foi uma conquista emocionante. “Foi uma emoção muito grande para mim poder participar da OBR Principalmente por estar representando a escola em um torneio estadual pela primeira vez. Tivemos muitos treinos e nos preparamos muito para tudo que poderia nos atrapalhar na execução das tarefas, aprendendo muito, além de competir e trabalhar em equipe”.

Aprendizagem que a competidora Sara Ribas também vai levar para o futuro, “Desde o início adquiri novos conhecimentos como: lógica da programação e trabalho em equipe. Nós treinamos, nos divertimos, rimos, realizamos torneios entre nós e também tivemos momentos de estresse, mas superamos todos os desafios juntos. Dessa maneira conquistamos o primeiro lugar”. No torneio da Olimpíada Brasileira de Robótica.

A evolução na área de programação e trabalho em equipe, foram pontos que os alunos também ressaltaram. “Foi muito bom participar.  Aprendi muito, principalmente na área da programação, mas o campeonato OBRA não é só programação e robô, é trabalho em equipe e o que vale muito é o aprendizado”, avalia o competidor João Gabriel de Lira Viegas, de Dourados.

Os alunos são enfáticos no objetivo a partir de agora: “Treinar e buscar representar muito bem nosso estado na etapa nacional”, completam os competidores.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE