Com recursos do FIC, Coxim terá Encontro de Comitivas Pantaneiras em agosto

| GOVMS / BEATRICCE BRUNO


De 21 de agosto a 26 de setembro, acontecerá em Coxim o 1º Encontro Folclórico de Comitivas Pantaneiras

O projeto, financiado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), foi contemplado através do Edital 01/2019, porém, com a paralisação devido à pandemia Covid-19, passou por uma reformulação para atender aos protocolos de biossegurança e as restrições sanitárias impostas para conter a disseminação do vírus.

O proponente do projeto, o artesão e pequeno empreendedor pantaneiro, Júlio Pipoca, diz que o objetivo é realizar uma manifestação cultural festiva onde serão celebrados os costumes e tradições das Comitivas Pantaneiras da região de Coxim.

“A Comitiva Pantaneira é a tradição do homem pantaneiro, e é muita coisa que envolve e formam a nossa cultura. A história do homem pantaneiro é o modo de falar, os causos, a culinária típica, o tocar do berrante, as bruacas de carga, a trempe, os arreios diversos, os ritmos regionais, a indumentária pantaneira e um monte de coisas mais. Tudo isso vai ser exposto no encontro'.

A programação do evento, além do preparo da culinária típica pantaneira também terá apresentações culturais referentes a cultura pantaneira.

Para Ariel Albrecht, elaborador da proposta, o projeto é fruto do trabalho conjunto entre o SEBRAE/MS e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, “que vêm fomentando ações e projetos de incentivo a promoção da cultura pantaneira como fator de geração de emprego e renda, e, que através do conceito de economia criativa, tem promovido o desenvolvimento sustentável nos municípios de Mato Grosso do Sul e no Pantanal'.

De acordo com Albrecht, a pandemia afetou mais severamente os segmentos da cultura e do turismo, e projetos como este são de fundamental importância para a retomada destes setores nos municípios da região, com geração de volume de negócios, emprego e renda para as comunidades locais.

O evento será realizado de 21 de agosto a 26 de setembro, apenas aos sábados e domingos, das 17h às 20h, na praça da antiga concha-acústica de Coxim.

O projeto também conta com apoio da Gerência Municipal de Turismo de Coxim, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Coxim.

Adriana Queiroz, Segov Foto: Edemir Rodrigues



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE