Leia Coluna do Jonas deste domingo, 08

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva, Silva Junior. Foto: Divulgação

Domingo, 08 de Agosto 2021 -Dia dos Pais. Encerramento das Olimpíadas de Tóquio 2020. Dia Nacional de Combate ao Colesterol.

Pensamento: "Dia dos pais foi ontem , é hoje , será amanhã ... Todo dia se ama um pai. Pai nunca morre!!"

 - Um grande abraço a todos.

Musica: Meu velho - Altemar Dutra- Indicação Mateus Gnuztman

Niver: Cesar Câmara, Pedro Arguelho, Junior Nogueira, Alvino da Silva Neto , Marcel Arruda, Marcos Caldas Holiday - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Cuidados

A comunidade precisa entender, ajudar, atentar para os cuidados com a vigilância e manutenção do patrimônio público. As estruturas dos parques e praças para uso coletivo estão em frangalhos, em Dourados. Esses locais são para lazer, entretenimento, encontros, dentre outras atividades salutares do dia a dia.

Constatando

Puxamos como exemplo, entre tantos, a Praça do bairro Canaã 1 - dá para dimensionar como o próprio povo é relapso no quesito usar e preservar. Temos que entender que todos somos culpados quando existe falta de consciência, consideração e respeito para como o que é de outrem. Use mas ajude preservar.

Constatando 2

Exemplo: O Centro Esportivo Zé Tabela, no Jardim dos Estados, passa por revitalização, tem fluxo gigantesco de gente de todas idades usufruindo do local desde as sombras das árvores, equipamentos nos parquinhos, quadra de areia, campo de futebol e pista de caminhada. No entanto, basta olhar para os banheiros e bebedouros para vermos a dolorosa realidade.

Continuando

No Zé Tabela, especificamente, a presença da Guarda Municipal é frequente, mas as equipes não tem como estar ali todo o tempo. E basta um piscar de olhos – pronto! Alguma torneira é arrancada, ou vazamento no sistema de canalização ´provocado por algum vândalo e o reparo tem ser feito pela prefeitura... e rápido. Às vezes passam-se meses, anos até, para estancar esse “dinheiro nosso” indo leteralmente pro ralo.

Constatando 3

No Canaã a praça precisa ser restaurada, acontecer a limpeza e retirada dos entulhos, troca de fios, lâmpadas, investimento em câmeras de segurança, já que a prefeitura não dispõe de guardas suficiente para estarem nesses lugares, o tempo todo (full time). Assim mesmo com a comunidade fazendo uso fica ainda refém de jovens e adolescentes, sendo muitos deles usuários de drogas, que se acham donos do direito de fazer e acontecer. Isso afugenta e amedronta principalmente os moradores mais próximos que sabem de tudo, veem tudo, porém com medo de represálias preferem o silencio. É necessário realizar uma cruzada envolvendo o Poder Público, Associação de Moradores, ONGs, voluntários, enfim, que permita dar vida onde a vida passa por aberto e falta de cuidado.

No geral

Essas situações não acontecem apenas nos locais citados. Se fizermos um tour pela cidade, vamos encontrar com facilidade, muitos outros lugares de uso depredados,  destruídos e podemos dizer, nas mãos daqueles que não têm qualquer pretensão de viver numa cidade limpa, bonita, feliz e com todos os seus espaços funcionando de forma tranquila e beneficiando quem vive nas redondezas. Dourados possui esses espaços, mas infelizmente esses “usuarios”, personas non gratas, acabam se  tornando os “donos do pedaço”, enquanto os cidadãos e cidadãs de bem, assim como suas famílias, são obrigadas a viver nos seus “cativeiros residenciais”. Que triste. Esse sistema desgraçado quebra, bagunça, e nós pagamos pelo conserto. Vamos igualar esse jogo? Nivelado por cima logico!

Vacinação

Dourados já tem 85,58% da população adulta vacinada contra a Covid-19 com a Dose 1. Os dados são do E-vacine, o vacinômetro MS. Esta métrica leva em conta apenas a população com 18 anos ou mais, que pode receber todas as vacinas já aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).  

Ao todo, são 168.133 pessoas nesta categoria, das quais 130.485 já receberam ao menos a Dose 1. O município já recebeu 208.986 doses, entre “Doses 1, 2 e Única”, e aplicou 196.930 doses. São 130.485 referentes a Dose 1, 53.042 referentes a Dose 2 e mais 13.403 referentes a Dose Única.

Aquisição de urnas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, nesta segunda-feira (9), mais uma licitação, no sistema de registro de preços, para futura aquisição de até 176 mil urnas eletrônicas que poderão ser utilizadas a partir das Eleições Gerais de 2022. O evento será realizado a partir das 11h, nas instalações do plenário da Corte.

Os novos equipamentos vão dar continuidade à renovação do parque de urnas e complementar o quantitativo para absorver eventual crescimento vegetativo do eleitorado.

Renovação

O coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo, explica que 176 mil unidades é o teto de compra previsto no edital, e que o quantitativo provável a ser adquirido para uso nas Eleições 2022 é de até 73 mil urnas.

Esta será a segunda compra de urnas eletrônicas para as Eleições de 2022. Em julho do ano passado, o TSE homologou contratos para a compra de urnas modelo 2020. A estimativa de renovação do parque de equipamentos a serem utilizados no pleito do ano que vem é de aproximadamente 300 mil unidades, bem como atender ao crescimento vegetativo do eleitorado e outras eventuais necessidades de substituição.

Magistrados

O juiz-membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), Daniel Castro, integrará a comissão científica do XXIV Congresso Brasileiro de Magistrados.

O evento, que será realizado em 2022, em Salvador (BA), é considerado o maior e mais importante da magistratura brasileira.

Objetivos

O Congresso Brasileiro de Magistrados reúne, a cada edição, os mais significativos nomes do Direito, do Poder Judiciário e da sociedade civil.

O CBM é um evento com objetivos culturais e científicos, que se insere na política de aperfeiçoamento e capacitação dos magistrados.

MS pela 1ª vez

Essa é a primeira vez que o Congresso contará com representantes de Mato Grosso do Sul. Além de Daniel Castro, o desembargador Ruy Celso Barbosa Florence também foi escolhido pela presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB, juíza Renata Gil.

A comissão será presidida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luis Felipe Salomão e contará com a participação de mais de cinco mil juízes de todo o país.

Unale na Capital

Campo Grande será sede do maior encontro dos legisladores do País. Durante reunião híbrida realizada na quinta-feira (5), em Brasília, integrantes da Diretoria Executiva da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) elegeram, com mais de 20 votos, a Capital de Mato Grosso do Sul para sediar o evento em novembro.

O deputado estadual Lidio Lopes (PATRI), que apresentou a candidatura do Estado, falou da alegria em sediar a próxima conferência, que será histórica. “É uma emoção muito grande e, acima de tudo, uma honra o Mato Grosso do Sul sediar a próxima conferência da Unale. Será uma conferência histórica para os Unaleanos, pois celebraremos os 25 anos de trabalho da entidade”, disse o parlamentar, que é vice-presidente da Região Centro-Oeste, na Unale.

Eleição

Ivana Bastos (PSD-BA), presidente da Unale, contou a forma democrática da votação para a escolha da cidade sede da 24ª Conferência Nacional da entidade.

“Tivemos aqui na sede da Unale a apresentação de três estados maravilhosos: Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Paraíba. Ouvimos todos os presentes e pelo rodízio das regiões, o estado de Mato Grosso do Sul foi o que convenceu os Unaleanos. Desejo sucesso ao deputado estadual Lidio Lopes e tenho certeza que aquele Estado e a cidade de Campo Grande nos receberá de braços abertos”, enfatizou.

Conferência Nacional

Organizada anualmente pela Unale, com apoio das Assembleias Legislativas, a Conferência Nacional é um encontro democrático de discussões com propostas de apresentar melhorias e o crescimento do país, por meio de reuniões e troca de experiências de parlamentares de todas as regiões e partidos.

A última Conferência Nacional da Unale foi realizada em novembro de 2019, na Bahia.

Unale

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) foi fundada em 1996 e é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega a união dos 1059 deputados estaduais da República Federativa Brasileira.

A entidade prima pela consolidação dos ideais comuns que buscam a garantia do cumprimento dos direitos e deveres dos estados para com a população.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]

 

 

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE