Paternidade ativa: Um pai presente transforma o futuro

| GOVMS / KARLA TATIANE


Ser pai não é fazer mais um filho para o mundo, mas sim depositar todo o amor do mundo em mais um filho

Para muitos, a paternidade é desafiadora e até difícil; já outros avaliam como uma fase transformadora que traz muito amadurecimento. Contudo, o que ninguém discorda é que ser PAI – no sentido amplo da palavra e das responsabilidades – é uma viagem a um novo mundo desconhecido e, ao mesmo tempo, surpreendente.

Para celebrar o Dia dos Pais, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) apresenta quatro homens que fazem parte da equipe e que tem algo em comum: o amor incondicional pelos seus filhos e a consciência da paternidade ativa.

Comecemos pelo advogado Jeffrey Newton Lemos Dutra. Há 14 anos teve sua primeira experiência com a chegada do filho Arthur e, dois anos após, com a vinda de Tharso. “Ser pai para mim é uma missão prazerosa, uma tarefa alicerçada no amor, carinho e também com a responsabilidade de oferecer instrução e orientação... Para mim, no início, posso dizer que foi até assustador, mas aos poucos tudo foi se ajeitando', revela.

Orgulhoso do seu papel de pai, ele confessa que quando não está na PGE sua função é ficar com os filhos. “Antes, às vezes, era mais minha mulher. Agora, eu que levo eles praticamente para todos os lugares. Escola, futebol, compromissos tudo estou junto. Acompanho eles em campeonatos porque já são atletas...é uma rotina encantadora', afirma estonteante.

O assessor de procurador, Antonio Aparecido da Trindade é outro paizão... “É um privilégio ser pai, um amor inigualável. Nós tentamos muito, até há seis anos a Antonela surgir nas nossas vidas e há dois, o Benício. Eles são bênçãos. Para mim, ser pai é uma explosão de sentimentos', conta emocionado, quase sem terminar a frase.

Para ele, a participação na vida dos filhos refletirá no futuro. “Acho fundamental exercer meu papel de pai para a segurança e desenvolvimento deles enquanto cidadãos. Para que eles possam seguir com os próprios passos e viver plenamente a vida. Acredito que prepará-los para o futuro é o que todo pai deseja.'

Com um sorriso largo no rosto, Ivanildo Silva da Costa é procurador-Geral Adjunto do Consultivo e fala da sua realidade. 'A melhor experiência da vida é ser pai. É se entregar a um amor incondicional e não pedir nada em troca. Um sorriso deles é tão mágico que já faz um dia cheio de atividades, reuniões e afazeres se esvair e nos transporta para um mundo de pureza sem fim', descreve com os olhos brilhantes.

Há 12 e 10 anos, respectivamente, Augusto e Ana Luisa encantam a vida do pai coruja. “Nestes novos tempos, os homens precisam se conscientizar que nossa paternagem precisa ser completa. Tanto com brincadeiras e momentos felizes quanto com momentos de orientação, firmeza… Com o avanço da tecnologia, precisamos nos atentar e orientá-los de uma forma cada vez mais próxima, com presença e mais diálogos', alerta.

Pai de três, Márcio André Batista de Arruda, procurador-Geral Adjunto do Contencioso responde surpreso, entre a alegria de falar dos filhos e o acanhamento, à pergunta pessoal: O que é ser pai? “É a realização de um projeto de vida, de família. É ensinar e aprender a compartilhar, respeitar diariamente. É educar pelo exemplo', diz pensativo em tantas possiblidades da resposta.

Há sete anos, com a chegada de Mariana e, em seguida, Benjamim (6) e Maitê (3), Márcio vive o que sempre sonhou. “Eu e minha esposa sempre pensamos em ter filhos, de ver a mesa cheia na casa dos avós e dos filhos crescerem juntos... foi tão bem planejado que sempre fomos somente nós dois para cuidarmos deles. Só com a chegada da caçula é que pensamos em uma ajudante. Procuro sempre estar presente nas tarefas, apresentações escolares, rotinas comuns de uma casa. Exercer a paternidade é papel fundamental, um bálsamo e a certeza de que o esforço produz bons frutos', finaliza.

É neste clima de amor que em nome deles, a PGE e a procuradora-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Fabíola Marquetti Sanches Rahim,  deseja mais um feliz dia a todos os papais. “Que os momentos possam ser curtidos com a intensidade que este dia merece. Que todos os dias sejam especiais para a gente desfrutar da presença dos filhos, do carinho. Que a gente possa resgatar neste data essa afetividade entre pais e filhos e lembrar que todo o dia devemos aproveitar a presença especial dos pais'.

A gestora da pasta aproveita a oportunidade e também deixa um recadinho carinhoso para o seu genitor e herói: 'O meu pai sempre me incentivou a ser uma mulher independente. Me ensinou, pelo exemplo, como tratar as pessoas com respeito, ser responsável e a lutar pelo que quero. Pai, sou grata por tudo o que o senhor fez por mim, pelo seu cuidado, carinho e preocupação em me preparar para a vida. Parabéns pelo seu dia!'.

É a coragem de criar um filho que faz de você um pai. (Barack Obama) Feliz Dia dos Pais!

Texto e arte: Karla Tatiane, PGE Foto capa: Freepik Fotos personagens: Arquivo Pessoal



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE