Leia Coluna do Jonas deste sábado, 07

| REDAçãO


Sábado, 07 de Agosto 2021 –Dia de São Caetano. Dia Nacional do Documentário Brasileiro. Aniversário do Rio Grande do Norte.

Pensamento: "Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Musica: Pra ser sincero - Engenheiros do Hawai – Indicação Mateus Gnuztman

Niver: Ramao Ferreira, Bruno Quadros, Eudes Estigarribia, Guilherme Anderson Dos Santos - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Ação Legislativa

O vereador Cemar Arnal (Solidariedade) é um dos defensores da máxima - a primeira impressão é a que fica.

Pauta

A ideia foi de pronto acatada pelas lideranças e as novidades estão em processo de confecção. Segundo Cemar Arnal, planejamento e organização estavam na pauta das propostas da chapa liderada por Farias e Dedê quando concorriam à presidência da associação de moradores. Outro ponto defendido e em andamento diz respeito à transformação da Praça José da Silva no Centro Esportivo José da Silva, em terreno anexo ao Santuário Padre Pio.

Projeto

No local serão construídos pista de caminhada, alambrado, vestiários, quadras de areia e de malha, bancos de suplentes e a sede própria da associação de moradores. O parlamentar recebeu sinal verde do Governo do Estado, via Fundesporte, quando esteve entregando o pedido pessoalmente, juntamente com assessores e diretores da associação ao diretor-presidente professor Marcelo Ferreira Miranda que, sensibilizado com a iniciativa e do prefeito Alan Guedes em recente audiência com secretário de Obras, Luís Gustavo Casarin e os lideres Jota Farias e Marcio Dede. Alan Guedes, de pronto, determinou a elaboração do projeto e garantiu contrapartida para atender essa importante região de Dourados.

Atendido

Essa semana, atendendo moradores da Rua Palmeiras com Bela Vista, no Jadim Água Boa, uma valeta no meio da pista foi recuperada pela terceirizada da Sanesul. Proximo do Salão Araujo e da Academia Judokan. Lideranças agradeceram pela agilidade no pedido. Esperam que as lâmpadas queimadas e os reles nos postes na redondeza também sejam consertados.

Homenagem

Neste domingo, 8 de agosto, é comemorado Dia dos Pais e o parlamentar, mesmo saudoso pelo seu papai, homenageia a todos os pais de Dourados desejando saúde, paz, muito amor e compressão.

Eucalipto

Madson Valente gerente-regional da Sanesul esteve nessa sexta-feira visitando e fiscalizando obras para atender aproximadamente  129 famílias do Condomínio Eucaliptos com serviços de esgotamento sanitário.

 “Cumprimos nossa missão diariamente, conjuntamente com todos aqueles que compõem nossas equipes, levando saneamento básico para nossa população.

 Estamos cumprindo determinação do governo do estado através do nosso Presidente Walter Carneiro Jr”, ressalta. E finaliza: “Orgulho extremo da família Sanesul!

 Se puder, FIQUE EM CASA, se sair, cumpra os protocolos de segurança sanitária”.

Saunas são liberadas

A Prefeitura de Dourados, por meio do novo Decreto Municipal N° 565 publicado na quinta-feira (5), autorizou a abertura das saunas no município, fechadas desde março do ano passado. 

O decreto, que entrou em vigor ontem (6), com vigência prevista até 12 deste mês, mantém o toque de recolher das 23h às 5h.

Regras

No entanto, têm que ser observadas as regras determinadas no Decreto.

Dentre essas regras, está estabelecido que o acesso e uso das saunas somente será permitido às pessoas vacinadas para Covid-19 com duas doses, dose única, ou ainda, com uma dose, se aplicada há mais de 20 dias.

Controle

E, ainda, cabe ao estabelecimento efetuar o rígido controle do acesso por meio da conferência da carteira de vacinação.

Além disso, os estabelecimentos devem manter as medidas de biossegurança, como exigir o uso de máscaras de colaboradores e funcionários e disponibilizar álcool gel os usuários do serviço. A ocupação máxima não pode exceder 50% do espaço.

Bom trabalho

O Setor de Investigações Gerais (SIG) vem realizando um bom trabalho em Dourados e nesta semana  fechou mais uma “boca de fumo”, em nossa cidade. É a terceira “boca de fumo” fechada em menos de uma semana.

Dessa vez foram presos dois homens e apreendidos carro de luxo, corrente de ouro, drogas,  cédulas  de dolár, além da quantia de quase R$ 900.

As apreensões ocorreram em uma residência no Jardim Itália, que já estava sendo monitorada há alguns dias pelos policiais.

Vacinação

As equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estão participando ativamente na campanha Vacina Dourados contra a Covid-19.

No “Rolêzinho da Vacina” estiveram presentes dez servidores entre condutores, socorristas, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e coordenação, além das três ambulâncias e duas motolâncias.

Equipes atuantes

“O Samu está sempre presente em todos os eventos em prol da população douradense. Nossas equipes sempre atuantes, exercendo a função com profissionalismo, excelência e amor. E neste momento de Pandemia, o SAMU é importantíssimo para toda a população. Todos juntos, colaborando na campanha de vacinação contra a covid”, disse Edilson Maciel, coordenador administrativo do SAMU.

Os colaboradores do SAMU participaram orientando, coletando documentos, aplicando a vacina e auxiliando no fluxo de trânsito do salão no drive-thru.

Vice de Bolsonaro

O nome da ministra da Agricultura Tereza Cristina (DEM) voltou a ganhar força nas articulações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para disputar a reeleição em 2022.

Segundo o site O Antagonista, a campo-grandense vem sendo cotada para ser candidata à vice, divulgou o Midiamax.

Agronegócio

O perfil de Tereza seria praticamente uma unanimidade no agronegócio, setor ao qual ela pertence e que foi um dos pilares da vitória de Bolsonaro em 2018.

Conforme O Antagonista, existem empresários do segmento que inclusive apostam na ministra para encabeçar a chapa caso o presidente não consiga se viabilizar, ou seja, impedido por motivos de saúde.

Apoio de Guedes

Além disso, a democrata teria o respaldo do ministro da Economia Paulo Guedes. Fiel a Jair Bolsonaro, ele é um dos poucos remanescentes da primeira configuração do primeiro escalão de governo, assim como Tereza. Guedes ainda é tido como tesoureiro informal da campanha à reeleição, afirma O Antagonista.

Tereza Cristina é constantemente elogiada por Bolsonaro. A ministra evita entrar em rota de colisão com o presidente, até mesmo quando atuou para contornar crises diplomáticas com a China, criadas por alas mais ideológicas do governo.

Congresso

Tereza Cristina é constantemente elogiada por Bolsonaro. A ministra evita entrar em rota de colisão com o presidente, até mesmo quando atuou para contornar crises diplomáticas com a China, criadas por alas mais ideológicas do governo.

Além de um eventual caminho para compor chapa com o atual chefe do Executivo federal, Tereza Cristina disse anteriormente que pode concorrer ao Congresso Nacional, seja à reeleição para a Câmara dos Deputados — ela está licenciada do cargo — ou mesmo a uma vaga ao Senado.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE