Leia Coluna do Jonas desta sexta, 06

Tópicos: A nova Rádio Alvorada de Itaporã após migrar vai operar em 103,1 ; Prefeito Ademar Dalbosco rssaltas volta às aulas em Laguna Carapã; O processo da sucessão estadual em Mato Grosso do Sul ainda não está aquecido...

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Sexta-feira, 06 de Agosto 2021 – Dia de São Salvador do Mundo. Dia Nacional dos Profissionais da Educação. Dia Interamericano do Escotista.

Pensamento: "Pontos finais são comuns. Pontos em comum dispensam finais."

Musica: ALL of a sudden - Matt Monro – Indicação Mateus Gnuztman

Niver: Sandro Muzzi, Zilda Dal Secco Paes, Elizabeth Carvalho Silva, Elizabeth Carvalho Silva, Edson Dos Anjos Poldo, Anisio Jesus Gonçalves, Jane Torres, Edmir Conceição Santos, Thaisa Estigarribia, Alicio Cardoso Ferreira - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Latinha

A Rádio Alvorada de Itaporã está em processo de mudança. A emissora que opera hoje em Amplitude Modulada (AM) passará a operar em pouco tempo em Frequencia Modulada (FM). A migração acontecerá nos próximos meses. De acordo com a afirmação feita pelo  empresário Yuri Salomão Cunha, a perspectiva é inaugurar nova Alvorada FM a partir do primeiro trimestre do ano vindouro.

Opção

Será sem dúvida uma excelente opção para os ouvintes da região. Itaporã é um  município distante cerca de 18 km de Dourados e passará a ter duas emissoras FMs comerciais Coração e Alvorada, além de uma comunitária. MS e o Mundo vão acompanhar desenvolvimento por meio da frequência 103,1. Adelante!

Visita

A GazetaMS esteve em Laguna Carapã, ontem (5) visitando a cidade que está localizada a 50 km de Dourados (mesma distância de Caarapó). Fui recebido pelo prefeito Ademar Dalbosco (MDB), que vem trabalhando com afinco para botar em ordem projetos de interesse geral dos munícipes.

Educação

Nesse momento de volta às aulas tem desprendido atenção nessa pasta bem como nas demais. A geada assolou o município e ele, também empresário ligado ao agro, torce para retomada normal desse setor preponderante na responsabilidade do equilíbrio econômico da comunidade.

Crescimento

Laguna Carapã tem seu comércio em franco desenvolvimento e os loteamentos habitacionais tem ganho fatia gigantesca nesses últimos tempos. Dalbosco ficou encantado ou ouvir a entrevista da senadora Soraya Thronicke, que colocou seu gabinete à disposição dos prefeitos sul-mato-grossenses. "Vamos fechar parceria com a Fundesporte para aquisição de quadra esportiva sintética para nossa cidade", adiantou.

Sucessão estadual

O processo da sucessão estadual em Mato Grosso do Sul ainda não está aquecido, ao contrário do que ocorria antes – no mesmo período anual -, quando as disputas preliminares dominavam as discussões políticas.

Talvez, essa paradeira em termos de nomes rumo ao Parque dos Poderes, é devido à pandemia do coronavírus. Mas, logo, com o avanço da vacinação, as coisas começam a voltar ao normal, inclusive, as discussões em torno das eleições de 2022.

Possíveis nomes

Por enquanto, despontam algums nomes em evidência rumo à sucessão do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Dentre eles, estão: os ex-governadores André Puccinelli (MDB) e Zeca do PT; o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD); o atual secretário de Infraestrutura do Estado, Eduardo Riedel (PSDB); e a senadora Soraya Thronicke (PSL).

Aeroporto da Capital

O Senado aprovou na quarta-feira (4) o PL 2.695/2021, projeto de lei que muda o nome do Aeroporto Internacional de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, para Aeroporto Internacional de Campo Grande – Ueze Elias Zahran. A matéria segue para exame da Câmara dos Deputados.

O autor do projeto, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), destacou a biografia do homenageado, Ueze Elias Zahran, e seus feitos na cidade de Campo Grande e no estado de Mato Grosso do Sul. O texto foi relatado pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), divulgou a Agência Senado.

Empresário de renome

Em seu parecer, Wellington destaca que o homenageado nasceu em Bela Vista, em 15 de agosto de 1924. Também afirma que "Ueze Elias Zahran se tornou um empresário de renome mundial em razão de sua visão de futuro e empreendedorismo. Entre seus feitos está a criação da empresa de distribuição de gás Copagaz, em 1955; a constituição da Rede Mato-grossense de Comunicação, com sete emissoras de TV, rádios e sites, e uma das maiores empresas do setor do país; e a obtenção dos títulos de Cidadão Paulistano pela Câmara Municipal de São Paulo e de Guardião dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio".

Nelsinho Trad ressalta, na justificativa do projeto, que Zahran, em sua vida como empresário, dedicou-se aos mais diversos ramos da economia, como telecomunicações e energia, sempre priorizando a responsabilidade social. Além de Nelsinho Trad, o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) também destacou a atuação profissional de Zahran, que faleceu em dezembro de 2018, aos 94 anos.

Prestação de contas

Os prazos para que partidos políticos e candidatos não eleitos nas Eleições Municipais de 2020 apresentem à Justiça Eleitoral as mídias eletrônicas com os documentos de suas prestações de contas eleitorais voltou a correr e se encerrará no próximo dia 17 de setembro.

A determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), prevista na Portaria nº 506/2021, foi publicada na quarta-feira (4).

Prazo suspenso

O prazo para a prestação de contas das campanhas de candidatos e partidos políticos no pleito do ano passado havia sido suspenso em março pela Portaria TSE nº 111/2021, revogada na quarta-feira.

O motivo para a suspensão foi o risco de transmissão do novo coronavírus por meio da manipulação das mídias eletrônicas, que deveriam ser entregues fisicamente nos 26 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Protocolos

Cabe a cada Corte Regional estabelecer os seus próprios protocolos de segurança sanitária para o recebimento das mídias e processamento das informações, conforme as características locais.

Os TREs poderão ainda suspender o prazo de recebimento no respectivo estado ou em determinado município, de acordo com as condições sanitárias e a infraestrutura para o recebimento do material.

Ministra substituta

O dia 3 de agosto de 2021 certamente será uma data marcante na vida da advogada Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro, agora ministra substituta do TSE.

Ao tomar posse na noite de terça-feira, ela se junta a um pequeno hall de apenas oito mulheres que integraram o Plenário do  TSE ao longo dos anos 89 anos da Justiça Eleitoral (JE): Ellen Gracie, Eliana Calmon, Fátima Nancy Andrighi, Cármen Lúcia, Laurita Vaz, Maria Thereza de Assis Moura, Rosa Weber e Luciana Lóssio. Mulheres que ajudaram a construir a história da Corte Eleitoral e a fortalecer a democracia brasileira.

Invisibilidade

Antes da posse, a nova ministra declarou estar consciente do enorme desafio de seguir em frente com o histórico trabalho desenvolvido pelas brilhantes mulheres que integraram a Corte Eleitoral. Atenta à pouca representatividade feminina na JE, ela destacou que, mesmo contando com brilhantes profissionais do gênero, de um total de 112 vagas destinadas à classe dos juristas por todos os tribunais eleitorais nacionais, apenas 11 são ocupadas por mulheres.

“O que revela o gravíssimo manto de invisibilidade que encobre talentos femininos. Há um telhado de vidro que precisa ser rompido, e a mudança dessa realidade é algo que se faz urgente. Espero que, quando essa minha passagem pelo TSE se encerrar, estejam na Corte outras colegas, dando continuidade a esse movimento de ampliação de espaços de representatividade", afirmou.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

 

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE