Volta às aulas é oportunidade para colocar em prática projetostransformadores para a Educação

Iniciativas que contribuem para melhorar a Educação Brasileira e torná-la mais atrativa e relevante para a sociedade serão reconhecidas por meio do Prêmio Professor Transformador, que está com inscrições abertas

| ASSESSORIA


A volta às aulas e o início de um novo semestre letivo são momentos ideais para professores de todo o País se inspirarem e compartilharem suas práticas pedagógicas e projetos que estejam contribuindo para tornar a Educação Básica no Brasil transformadora, em todos os seus níveis: Infantil, Fundamental I e II e Médio. São essas iniciativas que a organização do Prêmio Professor Transformador quer colocar em evidência por meio de sua segunda edição, que já está com inscrições abertas, gratuitamente, até 1 de dezembro, a partir do site.

Segundo o Prof. Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare, a retomada das aulas (que já neste semestre deve ocorrer presencialmente em diversas regiões do País) favorece a oportunidade da troca de experiências e ideias, essenciais para promover uma Educação realmente transformadora. "Compartilhar experiências pedagógicas e ideias, semeando e colhendo inspirações, é um excelente exercício para iniciar o semestre sem aquele sentimento indesejável de ‘mais do mesmo’ ", destaca. "Essa é a proposta da segunda edição do Prêmio Professor Transformador. Por isso, a participação de educadores de todo o País é fundamental. Só assim poderemos multiplicar os exemplos de projetos e iniciativas que estão fazendo a diferença não só na vida de professores e alunos, mas também ao redor da comunidade escolar", completa.

Organizado pelo Instituto Significare, Base2edu e Bett Educar, o Prêmio Professor Transformador introduziu uma série de mudanças em sua segunda edição para dar maior visibilidade a projetos que se destacarem, reconhecendo além dos projetos que chegarem às etapas finais da premiação:


• Todos os projetos escolhidos já na etapa de pré-seleção serão incluídos no Banco de Práticas do Instituto Significare, um espaço on-line de acesso gratuito para consulta de informações e detalhes sobre práticas pedagógicas que estão transformando a Educação no Brasil;


• Os professores responsáveis por esses projetos serão conhecidos ao longo do segundo semestre de 2021, receberão o "Selo Digital Professor Transformador" e ainda poderão indicar uma liderança de suas escolas para receber o Certificado "Liderança Transformadora";


• Os projetos pré-selecionados serão divulgados por meio das redes sociais do Instituto Significare e também na mídia em geral;


Podem se inscrever no Prêmio Professor Transformador 2021 educadores que lecionam no Ensino Básico (que compreende os níveis Infantil, Fundamental I e II e Médio) em todo o País, tanto em escolas públicas quanto privadas. Os projetos inscritos podem ter sido desenvolvidos em 2021 ou anos anteriores e devem levar em consideração a aplicação das competências estabelecidas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).


Os educadores podem inscrever seus projetos em quatro categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Cada categoria do Prêmio Professor Transformador 2021 terá três finalistas. Os segundos e terceiros colocados em cada uma delas receberão R﹩ 2.500,00, troféu e a oportunidade de apresentar seus projetos na edição de 2022 da Bett Educar. Já os vencedores em cada categoria serão premiados com R﹩ 7.000,00, troféu, participação na Bett Educar 2022, divulgação do projeto vencedor em matéria especial para veiculação na mídia e o Certificado "Escola que acredita na transformação pela Educação".

O regulamento completo e outras informações sobre o Prêmio Professor Transformador 2021 podem ser consultados no site:

Os professores interessados também podem acessar um tutorial que explica o passo a passo do processo de inscrição acessando o link.

Sobre o Instituto Significare

O Instituto Significare surgiu com o objetivo de promover e estimular o desenvolvimento de práticas de Educação Transformadora, por meio de iniciativas como o Prêmio Professor Transformador.


Siga o Instituto nas redes sociais:


• Facebook: Instituto Significare


• Instagram: @instituto_significare


• Linkedin: Instituto Significare



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE