Leia Coluna do Jonas desta terça, 03

Tópicos: Lar do Idoso de Dourados necessita de ajuda; Coronel Ponciano (via da morte) receberá melhorias; Gazetams faz live com secretário de estado de Saude Geraldo Resende dia 12...

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Terça-feira, 03 de agosto - Dia do Capoeirista. Dia do Tintureiro. Dia de Santa Lídia. Dia do Fim da Censura no Brasil.

Pensamento: "A gente nunca sabe quanto tempo vamos ter, mas sabemos que ainda dá tempo de valer a pena."

Musica: Como - Paulo Diniz – Indicação Mateus Gnuztman

Niver: João Francisco Marçal, Benedito Braga, Renato Goulart Christofano, Osmar Silva, Marcos Antonio Ferreira, Rose Aquino, Rosa Medeiros, Robrson Tita - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Live Saúde

O secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende Pereira, participará da live da GazetaMS Oficial na quinta-feira (12), da semana que vem. Na banca além do Dr. Geraldo Resende, estará o jornalista Clayton Lopes de Aquidauana. A entrevista será a partir das 17h.

Temas

Geraldo Resende fará explanação de sua equipe a frente do combate a Corona vírus, pandemia responsável por ceifar milhares de vidas no Brasil e milhões no Planeta. Além da Covid 19 outras doenças como dengue dentre estará na pauta. a live é aberta para participação de toda sociedade.

Solidariedade

O Lar do Idoso de Dourados necessita de sua ajuda para continuar atendendo homens e mulheres vulneráveis. Atualmente são atendidos 36 pacientes, sendo 11 do sexo feminino. Todos os dias são servidos café da manhã, almoço, café da tarde, janta e às 20h00, lanches (pão, bolo, chá, toddy/leite, vitamina de banana, frutas) e muito calor humano.

Boa Notícia

Uma boa noticia é que tanto nesse, como no ano passado, há poucos registros de óbitos. Por conta da pandemia são poucos os visitantes voluntários; a restrição atende ordem médicas para preservação da saúde dos jovens da terceira idade.

Serviço

O Lar do Idoso de Dourados é presidido por Leonel José Freire, tendo o Coronel EB Manfredini como vice. Há quase sete décadas, a residência geriátrica funciona na localizada à Rua Major Capilé, 3467 - Jardim Central, Dourados. Abre a partir da 9h00. Fone (67) 3424-5859.

Olimpíadas

Já começa estranho à gente querer acompanhar a Olimpíada e aparece lá – Tókio 2020. Mas, para não ser o pomo da discórdia, façamos de conta que tá tudo certo. E nesse lenga-lenga doido o Brasil vai fazendo o que pode, conquistando algumas medalhas, graças, principalmente à garra, coração, esforço e abnegação de nossos atletas. Cada dia fica mais claro do que já está que o maior problema brasileiro é a cúpula que comanda e direciona nosso esporte. É só acompanhar  quanto alguns atletas estão esperneando. No futebol passamos pelos mexicanos nos pênaltis nessa terça depois de empates sem abertura de contagem no tempor normal e na prorrogação. Como diz Galvão Bueno,  a lenda, “haja coração”.

Audiência pública

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) realiza no dia 13 de agosto uma audiência pública em Dourados para debater a revitalização da rua Coronel Ponciano. O evento terá a presença do secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, e será realizado na Câmara Municipal, às 18h30.

O projeto de engenharia da revitalização foi feito pela prefeitura e entregue ao Governo do Estado. Atualmente está em fase de licitação - contratação de empresa para realizar as obras, segundo informações da assessoria do parlamentar.

Duplicação

Conforme o projeto, haverá duplicação da Coronel Ponciano no trecho entre a Rua Palmeiras até o chamado trevo do DOF, com a BR-163.

Já no trecho da via que compreende a Rua Palmeiras até a Avenida Marcelino Pires, será feita revitalização.

Obra emblemática

Na audiência, equipe da Secretaria Municipal de Planejamento fará a apresentação do projeto de engenharia.

Será uma obra emblemática, com moderna iluminação e ciclovia, para contemplar moradores do Guaicurus e região que se deslocam dos bairros para o centro da cidade.

Licitação

O secretário Eduardo Riedel irá explicar sobre o cronograma da obra e as intervenções que serão realizadas ao longo da via.

A expectativa é a de que neste semestre seja realizada a licitação para contratação da empresa para dar início à duplicação.

Cabeleireiro

Já está em vigor a Lei 5.695, de autoria do deputado Coronel David (sem Partido), que reconhece e declara como essenciais, em todo o território do Estado de Mato Grosso do Sul, as atividades prestadas pelos profissionais cabeleireiros, barbeiros, esteticistas, manicures, pedicures, micropigmentadoras, de bronzeamento, depiladores, maquiadores e atividades afins.

Conforme a norma, a autorização para realização das atividades deverá seguir as medidas e protocolos de biossegurança aplicáveis ao setor.

Restrições

A essencialidade deverá ser considerada para fins de aplicação de quaisquer normas regulatórias, sanitária e/ou administrativa, em especial as que versem sobre a abertura física dos estabelecimentos onde esses serviços são prestados.

O Poder Público poderá impor restrições em situações excepcionais de emergência e calamidade pública, as quais serão precedidas de decisão administrativa fundamentada da autoridade competente, que deverá expressamente indicar a extensão, os motivos e critérios científicos emitidos em parecer da Secretaria de Estado de Saúde.

Teoria da conspiração

O Missouri é um dos estados americanos que apresentam maior resistência à vacinação contra a Covid-19. Entre os motivos estão o medo do que a vacina pode causar e teorias da conspiração, que chegam a afirmar que há microchips nos imunizantes com o objetivo de controlar a população, conforme publicou o Extra.

A situação é tão dramática que Priscilla Frase, diretora de comunicação de um hospital na região de Ozarks, disse que muitos residentes estão tomando a vacina em segredo. Eles desejam se proteger, mas também não querem "problemas" especialmente com os seus parceiros e parentes, que contrários à imunização.

Pedem segredo

Em um vídeo divulgado pela Ozarks Healthcare, Priscilla explica que "várias pessoas vieram para se vacinar e tentaram disfarçar a sua aparência e chegaram a dizer 'Por favor, por favor, não deixe ninguém saber que eu tomei essa vacina'."

"Eles pesquisam, conversam com pessoas e tomam sua decisão. Embora sejam capazes de tomar suas decisões, eles não querem ter que lidar com a pressão ou a explosão de pessoas próximas", declarou a médica à CNN.

"Distritão"

A relatora da Proposta de Emenda à Constituição 125/11, que traz mudanças no sistema eleitoral, deputada Renata Abreu (Pode-SP), disse ontem (2) que o texto poderá ser votado na próxima semana na comissão especial, informou a Agência Câmara de Notícias.

Em entrevista à Rádio Câmara, Renata Abreu rebateu as críticas relacionadas à adoção do “distritão” para as eleições de deputados em 2022. Hoje, o sistema é proporcional. Para eleger um deputado, um partido precisa de uma quantidade determinada de votos. Para isso, todos os votos dados para deputados do mesmo partido contam. Então, se um candidato tem 1 milhão de votos, mas precisa de apenas 200 mil para se eleger, ele "puxa" colegas do mesmo partido ou coligação.

Os mais votados

O parecer de Renata Abreu, apresentado no mês passado, prevê a adoção do sistema eleitoral majoritário na escolha dos cargos de deputados federais e estaduais em 2022.

É o chamado “distritão puro”, no qual são eleitos os mais votados, sem levar em conta os votos dados aos partidos, como acontece no atual sistema proporcional.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

 

Lembre-se: "Quem dorme com morcegos amanhã de cabeiça pra baixo" e "Deus dá e Deus tira" - ´Bótima terça. Farto dia!

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE