Neomille: nova indústria vai investir R$ 1 bilhão para produzir etanol de milho em Maracaju

| GOVMS / BEATRICCE BRUNO


Mato Grosso do Sul avança na produção de biocombustíveis e na geração de energia limpa com o anúncio da Neomille, usina de etanol de milho que começa a ser instalada em 2022 no município de Maracaju. Na manhã desta sexta-feira (30), o governador Reinaldo Azambuja e o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) assinaram termo de acordo do Governo do Estado com a empresa, garantindo incentivos fiscais previstos no MS Empreendedor.

A Neomille é um empreendimento da CerradinhoBio, maior complexo produtor de bioenergia da América Latina, com unidades industriais em Chapadão do Céu (GO). Ao todo, será investido R$ 1 bihão na planta industrial em Maracaju. A usina vai gerar 150 empregos diretos e cerca de 500 indiretos com os serviços terceirizados. No período de obras, deverão ser gerados 2 mil empregos na construção civil.

A usina será instalada às margens da rodovia MS-157 em uma área de 115 hectares. A meta de processamento anual é de 1,2 milhão de toneladas de milho ao final de todo o processo de implantação da usina, com a produção de 510 mil metros cúbicos/ano de etanol, além de subprodutos como o DDG, ou farelo de milho (310 mil toneladas/ano), gerar 100 Gigawatts de energia e produzir óleo de milho (22 mil metros cúbicos/ano).

Para o secretário Jaime Verruck, “o etanol de milho agrega valor ao grão e proporciona maior rendimento ao produtor. Deveremos ter uma ampliação em nossa produção do milho, em função da instalação dessa nova indústria e também de outra usina de etanol em Dourados, que ainda iremos anunciar oficialmente nos próximos meses', comentou o titular da Semagro.

De acordo com o CEO da  CerradinhoBio , Paulo Mot t a, a geografia privilegiada para  obter a  matéria-prima e  para escoar o s produtos, somada ao ambiente de negócios  favorável  proporcionado pelos governos estadual e municipal, fo ram  o s  fator es  decisivo s  para a escolha do munícipio  sul-mato-grossense.

“Maracaju  é a  maior produtor a  de milho do estado  e possui condições favoráveis  para aquisição de biomassa e comercialização de coprodutos.  O milho da região que predominantemente é exportado ;  agora , a partir deste  projeto, será  processado em Maracaju e gerará  valor à cadeia e economia local .  A indústria trará opções de negócios ao agricultor e pecuarista, com parcerias  n o suprimento de  milho, no cultivo de eucalipto e na utilização do  DDGs  como ingrediente na dieta animal ' , destaca Motta.

Conforme o cronograma da empresa, nos próximos meses deverá ser conduzido o processo de licenciamento ambiental junto ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, sendo previsto o início da instalação da primeira fase da planta industrial em março de 2022 e término em agosto de 2023.

O secretário Jaime Verruck lembrou que “ainda não temos uma usina de etanol de milho em funcionamento em Mato Grosso do Sul, mas, esse tipo de empreendimento já é uma realidade em nosso Estado. Montamos uma estratégia de buscar agregação de valor para os nossos produtos agrícolas. Hoje, Mato Grosso do Sul exporta milho para outros países e outros Estados. A ideia é que ampliemos a demanda interna da nossa safra do grão, que é de cerca de 10 milhões de toneladas/ano e que tenhamos novos subprodutos para outras cadeias produtivas'.

De acordo com o titular da Semagro, “a cada 1 tonelada de milho será produzido cerca de 420 litros de etanol (o mesmo vendido nos postos de combustíveis). Além disso, teremos como subproduto o DDG, que é o farelo de milho, de alto valor proteico e deverá ser utilizado na criação de bovinos em confinamento e também na produção de ração para suínos e aves'.

O empreendimento da CerradinhoBio, chamado Projeto Greenfield, segue padrões internacionais de sustentabilidade e deve zerar suas emissões de carbono. “Ele está totalmente alinhado com o nosso programa Estado Carbono Neutro e foi concebido para provocar o menor impacto ambiental possível. Está localizado estrategicamente próximo a um linhão de energia elétrica, pois vai produzir energia de biomassa. Para isso, vai utilizar o eucalipto, fomentando uma nova cadeia produtiva na região e incrementando a receita do município', acrescenta o titular da Semagro.

Participaram da solenidade em Maracaju, o prefeito Marcos Calderan, o secretário de Infrestrutura, Eduardo Riedel, o diretor de Novos Negócios e Planejamento Estratégico da CerradinhoBio, Renato Henrique Pretti e o gerente de Originação de Grãos e Negócios Agrícolas, Eduardo Paiva.

Além do termo de acordo para implantação da Neomille, o governador Reinaldo Azambuja e o secretário Eduardo Riedel anunciaram a construção de uma rotatória na MS-157, para o acesso à nova usina de etanol de milho.

 Marcelo Armôa, Semagro Fotos: Edemir Rodrigues



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE