Leia Coluna do Jonas desta terça, 13

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Terça-feira, 13 de julho 2021 - Dia do Cantor. Dia Mundial do Rock. Dia do Engenheiro de Saneamento. Dia dos Compositores e Cantores Sertanejos.

Pensamento: "A vida é sobre aprendermos  uns com os outros, não é sobre quem brilha mais do que o outro".

Musica: Because I love - Majority One – Indicação Mateus Gnuztman

Niver: Edmilson Silva, José Adilson Vasconcelos, Leandro Sobreira Vieira- Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Porã guetê

Brô MCs – grupo sul-mato-grossense de rap formado por indígenas – está em Belo Horizonte (MG) gravando uma das músicas do próximo álbum do famoso DJ Alok.

A parceria foi revelada através das redes sociais no fim de semana e ressaltada pelo grupo nesta segunda-feira (12). O novo trabalho busca investigar as raízes sonoras dos povos originários do país.

Segundo a produtora do grupo douradense, Fabiana Fernandes, eles chegaram à capital mineira na quinta-feira (8) e seguem com os trabalhos até esta quarta-feira (14).

Bom demais

Ela também informou que o 1° contato entre Alok e os cantores de rap de Dourados ocorreu após contato da produtora do DJ.

Além dos Brô MC’s, músicos de outras etnias indígenas do país farão parte do novo álbum de Alok, considerado o primeiro disco do DJ.

Ainda não há informações sobre a data de lançamento.

Trajetória – Bruno Veron, Clemerson Batista, Kelvin Peixoto e Charlie Peixoto formam o primeiro grupo de rap indígena do Brasil, criado em 2008. Há anos eles despertam interesses e não decepcionam.

Nos últimos anos, eles também ganharam projeção nacional por denunciarem em guarani a violência contra os povos indígenas de Mato Grosso do Sul.

Uma boa medida

Tramita na Assembleia Legislativa de MS o  Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 44/2021, de autoria da Mesa Diretora (ALEMS que, se aprovado, autorizará o Poder Executivo a conceder isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), correspondente ao exercício de 2022, às empresas cuja atividade econômica principal se enquadre às seguintes empresas:

Confeitarias, docerias e sorveterias; café, bares botequins, casa de lanches;  choparias, cervejarias, wisquerias ou boates; restaurantes, pizzarias, churrascarias e similares; buffet (com fornecimento de mercadorias);  cantinas (uso interno do estabelecimento); agências de turismo, passeio e excursões; hospedagem em hotéis, pensões e congêneres; apart hotel (usado como hotel), com e sem restaurante; hotel com serviço de hospedagem e restaurante e também sem restaurante; transporte aquaviário para passeios turísticos; e operadores turísticos; outros serviços de alimentação (trailers, quiosques, veículos, fornecimento de marmitas).

Isenção de ICMS

O mesmo PDL ainda autoriza o Governo do Estado a aplicar isenção do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços e Transporte (ICMS) a bares, restaurantes e estabelecimentos similares.

A medida também inclui empresas preparadoras de refeições coletivas, optantes do regime Simples Nacional, em relação às receitas decorrentes de fornecimento e/ou saídas de refeições ocorridas no período de 1º de março de 2021 a dezembro de 2022.

70% da população vacinada

Comemorando 2 milhões de vacinas aplicadas contra a Covid-19, Mato Grosso do Sul já conta com 70% da população com 18 anos ou mais com pelo menos uma dose do imunizante. Para celebrar essa marca, o governador Reinaldo Azambuja acompanhou a vacinação e participou ontem (12) de um evento no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande.

“A vacina é o antídoto, o melhor remédio, evita que a gente possa ter - não as contaminações, porque a pessoa vacinada pode também ser contaminada - mas evita as internações, que as pessoas tenham o agravamento, e os óbitos”, disse Reinaldo Azambuja.

Medidas restritivas

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o cenário se transformou no último mês em Mato Grosso do Sul graças às medidas restritivas e ao avanço da imunização.

“Mato Grosso do Sul está se consolidando como primeiro estado a imunizar. Se a gente depurar os dados e colocar somente a população acima de 18 anos, nós já estamos na marca de 70% de vacinados na primeira dose e 35% na segunda dose, ou seja, completamente imunizados”, explicou.

Aposentadoria

Ao comemorar 75 anos de idade ontem (12), o ministro Marco Aurélio Mello se aposenta, celebrando, também, uma longa trajetória no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ele também fez parte da atual composição do TSE desde 2018, quando foi nomeado ministro substituto.

Urna eletrônica

Além de ter sido o ministro que mais ocupou a presidência da Corte Eleitoral (em 1996, 2006 e 2014), o magistrado orgulha-se de, em seu primeiro mandato, ter comandado as primeiras eleições informatizadas do país. No pleito, realizado há 25 anos, a urna eletrônica foi utilizada por mais de 200 mil brasileiros, de 57 cidades, para a escolha de seus novos prefeitos e vereadores.

Marco Aurélio também foi, entre 2007 e 2008, o responsável pela restauração da antiga sede do TSE, no Rio de Janeiro (RJ), local que atualmente abriga o Centro Cultural da Justiça Eleitoral.

Perfil

Marco Aurélio Mello foi nomeado para o STF em junho de 1990. Foi presidente do Supremo no biênio de 2001 a 2003. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1973. É mestre em Direito Privado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ao longo de sua trajetória profissional, realizou diversos cursos de extensão e aperfeiçoamento.

Natural do Rio de Janeiro, onde nasceu em 12 de julho de 1946, o ministro Marco Aurélio foi membro do Ministério Público do Trabalho, juiz do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região e ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de setembro de 1981 a junho de 1990.

Azedando

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) tentou tirar a “imunidade parlamentar” de Tiago Vargas (PSD), mais votado nas eleições da Câmara Municipal de Campo Grande em 2020, mas teve o pedido negado, pela 2ª vez, para tirar o vídeo com críticas das redes sociais. O juiz Maurício Petrauski, da 9ª Vara Cível de Campo Grande, negou a liminar em despacho publicado nesta segunda-feira (12).

Em vídeo para criticar a realização de blitz no trânsito durante o dia, que segundo o ex-policial civil atingiria quem estaria indo ao trabalho, Tiago também chama Reinaldo de “canalha”, “corrupto” e “bandido”. Ele ainda acusa o tucano de falta de sensibilidade com a população atingida pela gravíssima crise econômica causada pela pandemia da covid-19.

O juiz deu 15 dias para a defesa do vereador contestar a ação de Reinaldo. OS advogados do governador podem recorrer ao Tribunal de Justiça para retirar o vídeo do ar e obrigar o parlamentar a fazer a retratação.

Azedando 1

A polêmica vem mobilizando as redes sociais. O primeiro a criticar Tiago Vargas pelo vídeo foi o coronel Alírio Villasanti (PSL), que defendeu a realização de blitz como principal mecanismo para reduzir acidentes de trânsito. A crítica foi feita mesmo o ex-policial deixando claro que não estava criticando o trabalho dos policiais do Batalhão de Trânsito. (O Jacaré)

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]

 

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE