“Bicão” quer por a casa em ordem para melhor atender aos vereadores

Cemar Arnal de Dourados está na chapa oposicionista como secretário-geral

| REDAçãO


Gilson Bicão com Henrique Prata do HC de Barretos. Foto: Divulgaão

Candidato à presidência da União das Câmaras de Vereadores do MS, Gilson Oliveira Ferreira, o “Bicão”, apresentou um programa de gestão com diversas propostas, todas buscando o crescimento da entidade, que “precisa cumprir seu ideal e atender aos anseios da maioria dos vereadores de Mato Grosso do Sul”, apontou o candidato.
A primeira propostas lembra que atualmente a situação vivida pela UCVMS é complicada, haja vista haver diversas pendências com órgãos federais, como INSS, Receita Federal entre outros. “Esses problemas não permitem que a UCVMS consiga sua devida certificação fiscal, acarretando impedimentos funcionais e prejuízos, além de acumular dívidas em obrigações sociais, sem contar o dano moral que acaba por impedir que a entidade exerça o papel de órgão orientar dos legislativos municipais do estado.
Em outro ponto, a proposta é oferecer atendimento jurídico a vereadores e ex-vereadores, com a implantação de atendimento presencial e permanente duas vezes por semana (quarta e quinta-feiras), feito por profissional de Direito, habilitado, como há muito tempo vem sendo pedido.
Mais à frente, Bicão quer oferecer planos de saúde medico e odontológico, atendendo o vereador e familiares;. Parceria com o Hospital do Amor, de Barretos,
Incluindo ações e atividades conjuntas e permanentes entre as entidades, na prevenção e tratamento contra o câncer em todos os municípios do MS.
O quinto ponto do programa de gestão prevê seguro de vida para os edis.
A promoção de seminários está na pauta de Bicão. Ele quer realizar 15 eventos por ano, regionalizando esses encontros e tendo um calendário fixo, pré-definido semestralmente, e que aconteçam em locais apropriados e aconchegantes.
De acordo com o sétimo ponto, o vereador passará a contar com uma sala separada e exclusiva, com todos os equipamentos necessários para produzir, formatar, compartilhar e encaminhar projetos e ações de interesse de sua comunidade, junto às autoridades e a órgãos estaduais e federais, tendo todo o apoio estrutura às suas ações.
A criação da carteira de identidade funcional do vereador, visando facilitar o acesso oficial à órgãos Governamentais, Legislativos e Judiciais em BRASÍLIA e em outras capitais é mais uma inovação a ser implantada.
A nona proposta tem a finalidade de mobilizar todas as vereadoras de nosso estado, para o desenvolvimento de trabalhos e ações específicas que dizem respeito mais diretamente à cidadã Mulher e à Família. Isso será possível com a criação da Diretoria Da Mulher Vereadora. Para o desenvolvimento desses trabalhos, as vereadores poderão utilizar a estrutura física e estrutural da sede da União, que deverão ser adaptadas às necessidades dessa diretoria.
Além disso, Bicão propõe ainda desenvolver ações políticas na luta contra a VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, lembrando que no Estado aparecem os mais altos índices dessa violência. A intenção não é apenas em defesa dela, mas buscar a valorização do papel da mulher na sociedade, destacando sua importância no desenvolvimento social.
Os vereadores indígenas não foram esquecidos. Bicão quer a criação da Diretoria do Vereador Indígena, que deverá utilizar a estrutura física e estrutural da sede da União e adaptá-la às necessidades da nova Diretoria do vereador indígena, criando condições para que exerçam seus trabalhos de parlamentar de acordo com suas necessidades e culturas.
Bicão quer também promover os jogos entre as câmaras municipais. “A exemplo da Assomasul, que promove os jogos, pretendemos também fazer essa proximidade entre as Câmaras de Vereadores do nosso Estado, realizando jogos entre as câmaras municipai.
O décimo segundo ponto é de fundamental importância - retomar a parceria com o Governo do Estado, visando principalmente a conclusão das obras na sede própria da UCVMS. Hoje infelizmente a parceria com o Governo do Estado encontra-se paralisada por falta de transparência e prestação de contas por parte da união de câmaras.
Ao final ele traz o Papo Reto do Bicão à Você Vereador(A)”, dizendo: “Depois de muito estudar, analisar e também ouvir diversos colegas vereadores(as), vi que existe um potencial enorme que pode ser desenvolvido, através da força hoje “adormecida,” que nossa entidade dispõe, que deveria ser despertada e utilizada como ferramenta para fortalecer “diretamente” o trabalho do vereador, lá na sua comunidade. É isso o que mais interessa para a nossa classe. A união precisa (e deveria) fazer muito mais para apoiar o mandato do vereador e, precisa mostrar com ações concretas, que realmente “representem” o vereador e os presidentes de câmaras”. Ele aponta ainda que é “importante dizer que para atingir as metas propostas, eu preciso ouvir você vereador (a). Eu quero e preciso ouvir sua opinião e sugestões”, convocando: “Fale comigo!”
Ao encerrar ele ressalta: “Lembre-se; “ninguém tem todas as respostas”, porém nada poderá dar certo se não houver transparência. Ouvi muitos colegas comentarem sobre isso... transparência é fundamental.”
Para garantir a transparência, cada vereador filiado irá receber em seu celular ou e-mail, nossas prestações de contas, religiosamente. “É compromisso.”, finaliza.

Cemar Arnal de Dourados está na chapa oposicionista como secretário-geral



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE