Especialista indica cuidados para prevenir doenças respiratórias no tempo seco

Sintomas podem ser parecidos aos da Covid-19 e cuidado deve ser redobrado

| ASSESSORIA


Rinite alérgica, asma, gripe, sinusite, e bronquite são algumas doenças respiratórias que tendem a se agravar no inverno, época em que a umidade relativa do ar fica mais baixa. Neste período, os cuidados devem ser redobrados e medidas simples podem ser adotadas para aliviar os sintomas das doenças, trazendo mais conforto quando o tempo estiver mais seco.

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, Nívia Maria da Silva Calado, a diminuição da umidade causa o ressecamento da pele e das mucosas, favorecendo as manifestações alérgicas e doenças respiratórias. "Com a baixa da umidade do ar, aliada a um ambiente poluído, desenvolve-se um quadro de ressecamento na pele e mucosas, em especial a do nariz. Isso provoca uma perda da barreira de proteção, deixando a região exposta a inflamações, crises de alergias e episódios de sangramento", explica.

A professora comenta ainda que, em Mato Grosso do Sul, é normal que a população já comece a sentir os primeiros efeitos da estiagem e perceba a diminuição da umidade, mas lembra que a seca é ainda mais rigorosa em junho, com a chegada do inverno. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), este ano foram registrados 1.021 focos de incêndio no estado e Dourados ocupa a 13º colocação entre os municípios. "Ainda que o cenário esteja mais favorável em relação a outros anos, é muito importante que os cuidados com a umidificação dos ambientes e ingesta de líquido sejam contínuos", continua.

A especialista acrescenta ainda que a atenção deve ser redobrada, principalmente porque, em muitos casos, os sintomas são parecidos aos da Covid-19. "As manifestações de doenças respiratórias e da infecção por coronavírus são similares, então é comum que haja confusão das pessoas. A recomendação é observar atentamente os sintomas, se não são semelhantes a crises anteriores de alergias ou respiratórias, que a pessoa já tenha manifestado em outras ocasiões", avisa.

Para diminuir os efeitos da estiagem, que em Mato Grosso do Sul tem início em meados do junho, a enfermeira indica alguns cuidados que podem ser tomados para aliviar sintomas, evitar doenças respiratórias e passar pelo período com mais conforto:

- Vacine-se anualmente contra a gripe;


- Beba bastante água para hidratar as vias aéreas, sempre em quantidade suficiente para deixar a urina amarelo-clara;


- Consuma alimentos ricos em vitamina C - frutas ácidas, couve e brócolis, além de produtos enriquecidos com esse nutriente;


- Lave as narinas diariamente com soro fisiológico;


- Coloque bacias e toalhas molhadas nos ambientes para torná-los mais úmidos;


- Se tiver quintal com jardim/grama, molhe as plantas no fim do dia para umidificar o ambiente;


- Evite exercícios físicos entre 11h e 15h;


- Cuide bem de sua imunidade com uma alimentação saudável e um bom sono;


- Evite permanecer em lugares fechados com muitas pessoas;


  • E se já possui histórico, redobre os cuidados.
  • Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: anhanguera.com  e blog.anhanguera.com .


Sobre a Kroton


A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 817 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 126 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1.673 unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: https://www.kroton.com.br .



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE