Vacina contra gripe é segura, garante infectologista

Campanha nacional termina no próximo dia 9

| ASSESSORIA


Médico pediatra Renato Kfouri. Foto: Divulgação

Em meio à vacinação contra a Covid-19, uma outra campanha de imunização ocorre em todo o Brasil. O Ministério da Saúde disponibilizou aproximadamente 80 milhões de doses da vacina contra influenza. O objetivo é proteger todo o grupo prioritário até o próximo dia 9. O infectologista e médico pediatra Renato Kfouri, membro da Sociedade Brasileira de Imunização (Sbim), alerta que a doença não pode ser ignorada. Acompanhe os principais trechos da entrevista.

PERGUNTA: Doutor Kfouri, o qual a gravidade da Influenza?

DR. KFOURI: A Influenza é uma doença bastante frequente que acomete anualmente 20 a 30% cento das crianças e 10 a 20% dos adultos. O resultado é uma enormidade de consultas médicas, complicações na saúde das crianças e dos idosos, com pneumonia com uso de antibióticos, visita a prontos socorro, hospitalizações. A gripe mata, por ano, cerca de mil pessoas. E por isso é importe tomar a vacina. A dose é extremamente segura. Há praticamente 50 anos já se aplica a vacina de gripe. São vacinas inativadas com uma experiência enorme em grávidas e idosos, mostrando um perfil de segurança e de tolerabilidade muito bom.

PERGUNTA: E como conciliar vacina influenza com a da Covid-19, qual dose devemos tomar primeiro?

DR. KFOURI: A vacina da influenza não protege contra a Covid-19, então quem tomou a da gripe tem que tomar a da Covid-19, e quem tomou a da Covid-19 tem que tomar a da gripe. São coisas diferentes com intervalo de uns 14 dias entre elas. É bom ressaltar que os quadros são bem parecidos. A Covid-19 e a gripe são duas síndromes gripais agudas. Inicia com febre, tosse, dor no corpo e mal-estar. É impossível e indistinguível muitas vezes um quadro do outro. A não ser quando se tem sintomas mais típicos como a perda de olfato que é muito característico da covid. Na dúvida, procure um serviço de saúde.

A campanha nacional de vacinação da gripe acaba no próximo dia 9. Não perca a oportunidade de receber a vacina. Devem procurar um serviço de saúde para receber a dose gestantes e mães com até 45 dias após o parto; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos ou mais; professores; doentes crônicos e com outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência; membros das forças armadas, forças de segurança e salvamento; caminhoneiros; motoristas e cobradores de transporte coletivo; e trabalhadores portuários.Confira mais informações sobre a vacina contra a gripe provocada pelo vírus influenza e a lista dos grupos prioritários no site do Ministério da Saúde.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE