Escola do SESI de Dourados promove aulão preparatório para o Enem

| ASSESSORIA/FIEMS


Foto: Divulgação/Fiems

De olho nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a Escola do SESI de Dourados investe na preparação dos estudantes desde a primeira série do Ensino Médio. Como forma de aprofundar os conteúdos do exame, uma aula especial foi realizada para os estudantes com revisão da disciplina de matemática.

O principal objetivo é direcionar o estudante a traçar uma estratégia e técnicas para resolução dos exercícios durante as provas. Para ajudar nessa missão, os professores fizeram um levantamento dos conteúdos recorrentes no Enem. Com os dados desse levantamento, os professores trazem as questões de forma detalhada e simplificada, demonstrando aos alunos os caminhos para resolução dos exercícios, com orientações sobre interpretação e raciocínio lógico.

A professora da disciplina de ciências da natureza na Escola do SESI de Dourados, Ana Paula Langaro, relata que os estudantes estão cada vez mais engajados com as aulas especiais. “É muito gratificante observar que uma estratégia utilizada para o processo de ensino-aprendizagem está dando certo. Alcançamos o desenvolvimento de várias habilidades a cada encontro, essa constante retomada do assunto, com avaliações externas, permite que os estudantes mantenham o foco e busquem sempre o direcionamento para o seu projeto de vida”.

Para intensificar a preparação dos estudantes do Ensino Médio para a prova do Enem e vestibulares, a equipe pedagógica da Escola do SESI de Dourados realiza uma série de aulas especiais com simulados de provas já aplicadas pelas principais universidades. Os aulões são divididos por áreas de atuação, assim os estudantes conseguem se concentrar em cada disciplina, aproveitando a oportunidade para esclarecer dúvidas e revisar o conteúdo aprendido em sala de aula.

Durante essas atividades, a Escola proporciona, ainda, uma troca de experiência entre os estudantes e ex-alunos da instituição. Na oportunidade, os veteranos podem contar um pouco sobre suas estratégias de estudo e a experiência do vestibular. Uma forma de acolher quem ainda está passando pelo momento de tensão da preparação para o vestibular.

Expectativas dos estudantes 

Para os alunos que estão concentrados nos estudos preparatórios para o Enem e vestibulares, os aulões são sempre ótimas oportunidades para aperfeiçoamento dos conteúdos. A estudante do 2.° ano do Ensino Médio da Escola do SESI de Dourados, Laura Mayumi Bassani Nozak, falou sobre como as aulas especiais ajudam no cronograma de estudos. “Os aulões têm grande importância no nosso aprendizado, pois podemos revisar conteúdos, expor nossas dúvidas e interagir com colegas e professores, realizando exercícios e aprendendo técnicas e estratégias para garantir bons resultados na prova do Enem”.

Opinião compartilhada com a estudante do 3.° ano do ensino médio da Escola do SESI de Dourados, Bruna Gabriel de Souza.  “A importância dos aulões do SESI é que eles são direcionados a explicações de questões do Enem e vestibulares. As resoluções são detalhadas e estimulam o raciocínio lógico. Estou achando incrível porque esclarece muitas dúvidas e os conteúdos que eram complexos de compreender”.

Os aulões são realizados aos sábados, paralelo ao conteúdo regular. Para a estudante do 1.° ano do ensino médio da Escola do SESI de Dourados, Jade Maíra Haveroth, tanto esforço está gerando bons resultados. “Eu realmente gosto do aulão, mesmo que isso signifique ter aula no sábado. Nele conseguimos estar em uma aula com todo o Ensino Médio, conseguindo conversar e trocar ideias com alunos que nem mesmo conhecíamos. Aprendemos várias questões do Enem e de vestibulares, o que nos familiariza com os exercícios e também nos incentiva a estudar”.

Incentivo também para a estudante do 2.° ano do Ensino Médio da Escola do SESI de Dourados, Taís Martins Brandão Chaves. “Vejo a faculdade cada vez mais próxima da minha realidade e para conseguir uma vaga é preciso ter um bom desempenho nos vestibulares e no ENEM. Assim, acho essencial que a escola promova eventos que possam auxiliar ainda mais o estudo. E, o SESI tem feito isso a partir do aulões, onde os professores podem nos explicar um tema direcionado, propor exercícios e tirar nossas dúvidas. Tal momento é como um extra para nossa bagagem e nos ajuda a estar mais preparados para quando as provas chegarem”. 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE