O que Bolsonaro representa! - Wilson Aquino*

| DO AUTOR


Wilson Aquino Jornalista e Professor. Divulgação

O Brasil já foi muito roubado e saqueado, até por governos e organizações estrangeiras que levaram nossas riquezas, especialmente o ouro, a prata, o diamante e pedras preciosas, além da madeira (Pau Brasil) e tantas outras da nossa flora.

No período colonial então, a extração do ouro foi tamanha que ajudou muitos países, europeus principalmente, a se enriquecerem às custas desse contrabando. E pelo visto, esse crime continua em pleno século XXI, na Amazônia por exemplo, onde estrangeiros agem até disfarçados de ONGs para explorar e levar nossas riquezas, segundo revelam as investigações da Polícia Federal. Lamentável tamanha roubalheira.

E como se não bastasse essa “cultura” de sermos saqueados por estrangeiros, internamente, na contemporaneidade, o quadro político não tem sido diferente. O país, nos últimos governos, entrou na maior crise da sua história por conta da roubalheira. Os escândalos foram tantos que obrigaram o povo a entender de política como nunca antes na história do país.  Ele compreendeu e se indignou com os esquemas de roubo de dinheiro público, de corrupção e da tentativa de se estabelecer um projeto de poder permanente, envolvendo até as mais altas autoridades dos três poderes da nação.

Grande parte da sujeira, dos crimes cometidos por essas autoridades, aliadas a partidos políticos e empresários, vieram à tona como um berne animal estourado e soltando sedimentos putrefatos para todos os lados.

Quanto mais se investigou, mais podridão veio à tona, demonstrando quão profunda era a roubalheira empregada em quase todas as instituições públicas do país.

Com tamanha ladroagem a descoberto, o povo brasileiro viu cair a máscara de autoridades públicas que deveriam honrar os cargos que ocupavam. Muitos foram presos, devolveram dinheiro desviado e bilhões ainda estão lá fora para serem repatriados.

De lá para cá muitas coisas mudaram. Porém, não da forma como deveria e isso porque temos um legislativo formado por uma Câmara dos Deputados e um Senado Federal muito distantes dos reais interesses do país. A maioria dos parlamentares não respeita o povo brasileiro que os elegeram. Muitos trabalham por um projeto de poder, visando sempre interesses pessoais e partidários.

O judiciário também revelou-se como uma grande decepção ao literalmente rasgar a Constituição Brasileira, por diversas vezes e agir descaradamente em favor da política, da criminalidade e da imoralidade, como todos viram acontecer (e ainda acontece) no Supremo Tribunal Federal -STF.

A farra com o dinheiro público foi tão grande que além de enriquecer políticos, filhos de políticos e amigos, deu até para “doar” bilhões de reais para países com afinidade política de esquerda e até para presidentes ditadores como de Cuba e Venezuela.

Com toda essa sangria, o Brasil deu sinais de esgotamento econômico e foi parar na "UTI". Veio o desemprego de mais de 14 milhões de trabalhadores, crise na economia, recessão.

A resposta do povo veio por intermédio das urnas. O novo presidente estancou os rombos e passou a remar contra a correnteza, quebrando todas as “regras” e esquemas de um governo acostumado a se deixar roubar.

Isso contrariou muitos interesses, inclusive de grupos poderosos que já não sabiam mais sobreviver sem as tetas do governo. Antes, o dinheiro público era facilmente desviado para os mais variados, inescrupulosos e bizarros fins.

O desespero foi tamanho que tentam agora, de toda forma, derrubar o governo. Os ataques vêm de todos os lados e como se não bastasse, tentam também desestruturar a família e a religião, que são os mais fortes pilares de uma sociedade democrática organizada.

Diante de todo esse lamentável quadro, claramente visível e compreendido por cada vez mais e mais cidadãos e cidadãs, inclusive do Nordeste brasileiro onde a pobreza e a miséria sempre foram explorados por políticos e governos, não tem mais como a oposição tentar macular a imagem do presidente Jair Messias Bolsonaro, porque nem mesmo ele, com suas diárias e polêmicas investidas negativas(?) consegue mudar o que ele próprio representa em termos de esperança ao povo brasileiro.

 

*Jornalista e Professor



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE