Brasil ajusta regra sobre transgênicos para importação de grãos dos EUA | Brasilagro


Brasil ajusta regra sobre transgênicos para importação de grãos dos EUA

milho_REUTERS_Marcelo-Rodrigues-Teixeira

Legenda: A resolução permite que um mesmo navio traga grãos com vários eventos transgênicos misturados

O governo brasileiro publicou hoje (17) resolução normativa 32 que aprova sincronia de eventostransgênicosautorizados no Brasil e no exterior, trazendo segurança jurídica para o país importarsoja e milhodos Estados Unidos em momento de alta nos custos de ração para a indústria de carnes.

A resolução do órgão de biossegurançaCTNBiopermite que um mesmo navio traga grãos com vários eventos transgênicos misturados, já aprovados no Brasil e em outros países.

“O que a nova publicação trouxe é a possibilidade de ter uma carga misturada com vários eventos, se todos estiverem aprovados no Brasil, o navio pode descarregar. Pela norma anterior, tinha que checar cada produto que estava no navio”, afirmou à Reuters Othon Abrahão, diretor de Biotecnologia da CropLife Brasil, que reúne empresas do setor de defensivos e de biotecnologia.

A medida foi saudada pelaABPA(Associação Brasileira de Proteína Animal), que representa empresas de carnes suína e de aves, que sofrem com alta de custos da ração.

“A RN 32 tem, entre outros resultados, a viabilização da importação de grãos de polos extra-Mercosul, criando mais uma alternativa aos produtores de proteína animal do Brasil”, afirmou, citando que o setor produtivo enfrenta forte crise no acesso aos insumos básicos de produção (milho e soja), decorrente de altas históricas dos valores.

OsEstados Unidos, maior exportador de milho do mundo e grande fornecedor de soja, são considerados a origem mais provável de importação de grãos de fora do Mercosul. Responsáveis por 70% da composição de custos de aves, suínos e ovos, o milho e a soja acumulam altas superiores a 100% e 60%, respectivamente, disse a ABPA.

O Brasil está iniciando a colheita da segunda safra demilho, a maior do país, o que pode fechar momentaneamente a janela de importações. Mas a medida da CTNBio garante acesso a outros mercados em momento de aperto (Reuters, 17/6/21)



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE