Geral
Leia Coluna do Jonas desta sexta, 11
| REDAçãO
Sexta-feira, 11 de junho 2021 - Dia da Marinha Brasileira. Dia do Educador Sanitário. Dia de São Barnabé
Pensamento: "Só saberá subir na vida quem tiver a humildade de descer quantas vezes forem necessárias."
Musica: Sa Marina - Wilson Simonal – Indicação DJ Mateus Gnuztman
Niver: Cristiane Alves de Aleluia, Orestes Silva Barba, Paulo Ubirajara, Paulo Brandao, Turfgreen Jardins, Andrade Junior, Thiago Lopes de Faria - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12
Acesso
O término das obras de infraestrutura asfáltica e hidráulica na Rua dos Caiuás, ligando a Madeireira Sucupira ao Trevo da Perimetral Norte, numa extensão pouco mais de 600 metros, promoverá beneficio para quem transita pela via, sentido Missão Evangélica Caiuás e outros municípios como Itaporã, Ponta Porã, Campo Grande e Fátima do Sul.
Lembrança
Em tempo, a construção da Perimetral Norte denominada "Ivo Anunciato Cerzósimo" foi uma das principais bandeiras do então deputado e depois prefeito Ari Artuzi em Dourados. A trajetória do ex-motorista do tio Dioclécio Artuzi, que também foi vereador em Dourados foi polêmica, é verdade, porém mereceria ser homenageado no estado e principalmente no município, independente de circunstâncias...
Empresários
Um grupo de empresários esteve entregando, em mãos, ao prefeito Alan Guedes um documento reivindicando a flexibilização funcionamento do comércio nesse fim de semana, antes do término do decreto que determinou o lockdown na capital do interior do estado. Guedes ficou de analisar e deve sair hoje um parecer. É aguardar. De certo mesmo é que o comércio retorna semana que vem, evidentemente com restrições, mas sem portas baixadas. Segundo o procurador geral do município, Paulo César Nunes da Silva, hoje pode sair uma resposta.
Troca
Depois de uma semana recheada de comentários, o prefeito Alan Guedes anunciou uma troca em seu secretariado. O interino Edvan Marcelo Marques entrega a pasta para o novo titular, Valdno Pereira de Lucena Júnior. Valdno, assim como Edvan, é concursado no município de Dourados e por muitos anos atuou como médico da família na unidade de saúde do distrito de Vila Vargas.
Por sua vez, Edvan deixa o posto de adjunto e assume a coordenação da vacinação contra a Covid-19, Ele tem larga experiência na área e na administração passada coordenou o Departamento de Imunização da prefeitura.
Dourados cinza
O lockdown decretado pelo prefeito Alan Guedes (PP) acaba sábado (12) em Dourados. O prefeito afirmou na TV Morena que não vai prorrogar o decreto. Mas, que continuará adotando medidas visando diminuir o avanço da pandemia da Covid-19 na cidade.
O Comitê Gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) decidiu manter Dourados como bandeira cinza, ou seja, grau de risco extremo para infecções por Covid-19.
Atividades essenciais
De acordo com o estabelecido para a bandeira cinza, só podem funcionar as atividades essenciais.
Portanto, vamos aguardar o novo decreto do prefeito Alan Guedes que deverá ser divulgado nesta sexta-feira com as novas (ou velhas) medidas.
Comércio não aguenta
O comércio em geral de Dourados não aguentaria a prorrogação do lockdawn por mais duas semanas.
Quando o prefeito decretou o lockdown, Dourados era o único município do Estado que estava na bandeira cinza. Agora, são 43, incluindo o próprio Dourados.
Assomasul
O novo decreto do governador Reinaldo Azambuja diz que os municípios devem adotar as recomendações do Prosseguir, que passam a ter caráter vinculativo.
Ou seja, o programa, que antes recomendava, agora determina. A mudança atende solicitação da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).
Conforme o decreto, os municípios que não adotarem as recomendações deverão apresentar justificativa técnica para o descumprimento das regras. O documento deverá ser encaminhado à SES (Secretaria de Estado de Saúde), que fará a avaliação do caso.
Portanto, o prefeito de Dourados deverá apresentar justificativa téecnica para não prorrogar o lockdown.
Rigidez em todo MS
O Comitê Gestor do Prosseguir, na verdade, está adotando medidas mais rígidas na maioria dos municípios contra a pandemia do Coronavírus.
Isso, por causa da superlotação nos hospitais, que registram taxa de ocupação global de leitos de UTI/SUS acima dos 90% nas quatro macrorregiões de saúde do Estado (Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas).
Isenção fiscal
O deputado estadual Capitão Contar (PSL) está solicitando do governo do Estado, que adote providências para a criação de um Programa de Isenção Fiscal em prol dos comerciantes afetados pelas medidas de restrição de funcionamento impostas pela pandemia de Covid-19.
“Estamos pedindo para que o Governo do Estado estude formas de viabilizar a recuperação econômica do comércio, garantindo a sobrevivência das empresas e a manutenção de empregos. Enquanto a arrecadação estadual bate recorde, os comerciantes padecem com as consequências econômicas das restrições impostas, sem qualquer contrapartida.”, defende o parlamentar.
Empresas fechadas
Segundo o novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), em Mato Grosso do Sul foram encerradas 3.992 empresas de janeiro a dezembro de 2020.
Somente no setor turístico, Mato Grosso do Sul registrou uma perda de 2.017 postos de trabalhos de janeiro a dezembro de 2020, comparado com o ano anterior.
Cadastro de Condenados
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (9) o Projeto de Lei 1908/20, que cria o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Corrupção, que reunirá dados pessoais dos condenados, como foto, impressão digital, material genético (DNA), informações profissionais, local de residência, cor e raça.
De autoria da deputada Alê Silva (PSL-MG), o texto determina que as informações do cadastro serão sigilosas, e o uso irregular delas poderá ser punido nas esferas administrativa, civil e penal. A polícia e o Ministério Público poderão solicitar o acesso à Justiça no curso de inquéritos ou ações penais instauradas, conforme divulgou a Agência Câmara de Notícias.
Sigla alterada
O parecer do relator, deputado Delegado Antônio Furtado (PSL-RJ), foi favorável à proposta, com emenda. Para ele, o cadastro vai favorecer "a investigação e processamento dos crimes de corrupção e, assim, contribuir para redução da criminalidade no território nacional".
A emenda apenas altera a sigla do cadastro de CNPCCC para CadCor. Para ele, CNPCCC lembra "uma poderosa facção criminosa" ou pode ser associada "a uma banda musical chamada CNPCC L’Oriental".
Telefones úteis em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
Utilidade Publica
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.