Leia Coluna dos Jonas desta quarta, 09

Tópicos de hoje: Covid 19 deixa consequência dolorosa no corpo e na mente; O Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) deverá divulgar nesta quarta-feira o novo mapa da situação do coronavírus em Mato Grosso do Sul...

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Quarta-feira, 09 de junho 2021 - Dia da Imunização. Dia do Porteiro. Dia do Tenista. Dia Nacional de Anchieta. Dia Internacional dos Arquivos.

Pensamento: "Que eu esbarre todo dia em alguém que me ensine a ser melhor do que ontem."

Musica: Você é real - Simone

Niver: Valter Silva, Moresche Alessandro, Joanã Brito, Ivanilton Bandeira Da Silveira Silveira, Getulio Barbosa Souza Junior, Jadilson Maciel Costa - Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria... Salmo 90:12.

Sintomas persistentes e sequelas da COVID-19

Buscaremos discutir alguns aspectos sobre os sintomas persistentes e as sequelas da COVID-19. Desde dezembro de 2019, quando o vírus SARS-CoV-2 foi inicialmente identificado, presenciamos um crescimento exponencial no conhecimento científico a respeito do novo coronavírus, bem como a doença por ele causada, a COVID-19.

Uma das mais intrigantes perguntas é se a COVID-19 é uma doença que deixa sequelas naqueles que a adquirem e se recuperam. Tanto dados da literatura, como a discussão científica ao redor do mundo, têm mostrado que sintomas persistentes são reportados por aqueles que sobreviveram à doença, mesmo entre aqueles que contraíram doença aguda leve.

Sintomas persistentes: um desafio

Alguém poderia erroneamente pensar que o único desafio enfrentado na pandemia é encontrar uma medicação curativa, ou uma vacina eficaz contra o vírus. Mas, vamos ampliar um pouco o nosso olhar.

Este é um vírus novo na humanidade, e apesar do imenso conhecimento já adquirido, não houve tempo suficiente ainda para conhecermos toda a história natural da doença.

Os sintomas persistentes da COVID-19 são um desafio, tanto para pacientes que os enfrentam, como também para os profissionais e para o sistema de saúde.

A prevalência, o tipo, a duração, frequência e gravidade dos sintomas persistentes que seguem a infecção pelo SARS-CoV-2, bem como os fatores de risco associados à presença da persistência, estão ainda sob investigação científica.

O que está por trás das sequelas

Enquanto os idosos são mais propensos à manifestação grave da COVID-19, os sobreviventes jovens, ainda que previamente saudáveis, têm reportado persistência dos sintomas meses após a infecção.

As pesquisas ainda buscam elucidar o seguinte: são sintomas persistentes resultantes de infecção ainda em curso, ou sequelas da resolução da infecção aguda pelo SARS-CoV-2?

Além disso, os pesquisadores ainda buscam diferenciar o período a partir do qual pode-se definir a fase pós-aguda ou crônica da COVID-19.

Para completar, faz-se necessário também a distinção entre efeitos da infecção pelo vírus e as consequências de procedimentos e tratamentos realizados para curar aqueles com doença grave.

Fatores que explicam a persistência dos sintomas na COVID-19

Enquanto o detalhamento da etiologia e fisiopatologia por detrás dos sintomas persistentes está sendo pesquisado, podemos citar alguns fatores já estabelecidos e relacionados à persistência dos sintomas.

Estes fatores incluem dano à órgãos secundário à fase aguda da infecção, manifestações de um estado hiperinflamatório persistente, atividade viral ativa associada a hospedeiro que permanece como reservatório do vírus e resposta inadequada dos anticorpos.

Alguns fatores podem ainda agravar o quadro como sedentarismo, tanto de base como após um longo período da doença, comorbidades prévias e mudanças no estilo de vida relacionadas ao tempo de pandemia.

Sintomas e sequelas mais reportados

Apesar de haver ainda pouca informação sobre as sequelas da COVID-19, dentre os dados já publicados, podemos citar como os sintomas persistentes mais reportados a fadiga, tosse, dispneia, artralgia, dor torácica.

Outros sintomas também reportados incluem: prejuízo cognitivo, depressão, mialgia, cefaleia, febre e palpitações.

Complicações mais graves também foram reportadas, apesar de serem mais raras. Foram elas:

Cardiovascular: inflamação miocárdica, disfunção ventricular;

Respiratória: anormalidades da função pulmonar;

Renal: Injúria renal aguda;

Dermatológica: rash cutâneo, alopecia;

Neurológica: disfunção olfatória e gustativa, desregulação do sono, cognição alterada, prejuízo na memória.

Conclusão

Os estudos de longo prazo, incluindo anos de follow-up, serão necessários para elucidarmos por completo as sequelas da COVID-19.

Enquanto não temos as respostas definitivas, os guidelines já têm incluído recomendações para lidar com sintomas persistentes.

Além disso, há 2 importantes estudos longitudinais em andamento buscando elucidar sequelas e impactos a longo termo da infecção pelo SARS-CoV-2.

Prosseguir

O Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) deverá divulgar nesta quarta-feira o novo mapa da situação do coronavírus em Mato Grosso do Sul.

Dourados, por exemplo, no último mapa, foi classificado como bandeira cinza, que é de grande extremo risco da epidemia. Por isso, o prefeito Alan Guedes (PP) resolveu decretar o lockdown de duas semanas, sendo aplaudido por uns e criticado por outros.

Bandeira vermelha

Se a cidade de Dourados voltar a ser incluída na bandeira vermelha (alto grau de risco), será que o prefeito Alan Guedes vai afrouxar um pouco as medidas do lockdawn, como reivindicam alguns setores, principalmente o do comércio?

Dificilmente isso acontecerá. Porque, o prefeito repetiu em live na segunda-feira, que não modificará o teor do decreto que estabeleceu o lockdown por 14 dias em Dourados.

Método

O Prosseguir foi criado pelo governo do Estado com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS),  para avaliar e classificar os municípios em faixas de cores, de acordo com o grau de risco que cada cidade apresenta (de baixo a extremo), a fim de nortear os agentes da sociedade, principalmente entes públicos, a tomarem suas decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19.

Para definir a bandeira de cada cidade são levados em conta uma série de indicadores, entre eles disponibilidade de leitos de UTI, quantidade de equipamentos de proteção individual, contato com casos confirmados, redução da mortalidade em relação a covid-19, disponibilidade de testes, redução de novos casos, ocorrências da doença entre profissionais de saúde e incidência do vírus na população indígena, entre outros fatores.

Vacinação

Dourados aplicou cerca de 9,4 mil doses de vacina contra a Covid-19 desde o início do lockdown. Isso significa que das 111 mil doses aplicadas no município 8,4% ocorreram no período de uma semana, de acordo com os dados do E-Vacine, que contabiliza as doses aplicadas em todo Mato Grosso do Sul.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Vacinação, Maura Oviedo Barroso, a aceleração na vacinação se deve ao número de doses repassadas pelo Estado e pelo Ministério da Saúde. Apenas na última remessa encaminhada na semana passada chegaram 4.590 doses, enquanto em alguns lotes, menos de 1 mil doses foram disponibilizadas.

Utilidade Pública

O deputado Herculano Borges (Solidariedade) durante sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) defendeu Projeto de Lei de sua autoria que declara de utilidade pública o “Maracaju Futebol Clube”, o qual, segundo o parlamentar, trabalha com o futebol como esporte comunitário.

A concessão do título de Utilidade Pública a entidades, fundações ou associações civis representa o reconhecimento do poder público de que as instituições, em consonância com o seu objetivo social, são sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à coletividade.

Consignado

O Projeto de Lei 131/2021, de autoria do deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas), foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária de ontem (8). A proposta proíbe que instituições financeiras ofereçam ou celebrem, via comunicação telefônica com aposentados ou pensionistas, todo e qualquer tipo de contrato, serviços ou produtos na modalidade de consignação.

Para o parlamentar, essa modalidade de contratação desrespeita os princípios norteados pelo Código de Defesa do Consumidor e pelo Estatuto do Idoso. “Muitos idosos aprovam sem a plena capacidade de conhecimento do que está contratando. E, infelizmente, a contratação de empréstimos financeiros desse tipo, feita por pensionistas e aposentados com instituições financeiras, é recorrente”, explicou Evander.

Processo eleitoral

Canal direto entre a sociedade e a Justiça Eleitoral, a Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está recebendo propostas relacionadas à consulta pública para a coleta de impressões e sugestões sobre a aplicação das resoluções expedidas pela Corte Eleitoral nas Eleições Municipais de 2020, visando o aprimoramento do processo eleitoral para os futuros pleitos. Quem tiver interesse em participar pode enviar suas contribuições até o dia 25 de junho.

De acordo com a ouvidora do TSE, Simone Trento, é interessante observar que as sugestões encaminhadas vêm ao encontro dos objetivos de participação democrática da população e inclusão de jovens e mulheres na política, estabelecidos como eixo de atuação da atuação gestão do Tribunal.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]