Leia Coluna do Jonas desta terça-feira

Topics of the day: Sem pudor - Covid está matando e o povo fazendo festa; Abrir caixa preta no futebol - Hashtag CPI Vamos fazer coro; Dá ruim fazer cortesia com chapeu alheio...

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Terça-feira, 08 de junho 2021 - Dia do Oceanógrafo. Dia do Citricultor. Dia Mundial dos Oceanos. Dia de São Medardo.

Pensamento: "A coisa mais incompreensível sobre o mundo é que ele é compreensível." (Einstein)

Musica: I'm gonna get married – Sunday – Indicação Mateus Gnuztman

Niver: Marco Antonio Ama Cris, Nilson Fortunato, Del Rubens Monteiro, Jefferson Adriano S. Gobetti, Marcos Sepriva, Fabio Lorenzi, Beto Artuzi, Paulinho Morais, Nilson Fortunato, Andreia Chichico Spadacio - Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria... Salmo 90:12.

Desinformação ou ignorância?

A Covid-19 vem causando estragos há mais de um ano e muitas pessoas não estão nem aí. Não fazem uso de máscara e nem mantêm o distanciamento. Não dão importância para a recomendação de passar álcool gel nas mãos. E, ainda, não acreditam no poder da vacina. Essas pessoas não gostam da ciência. São negacionistas e preferem seguir ideologias desprovidas de informações científicas.

Enquanto isso, as mortes aumentam em todo o País, assim como o número de pessoas infectadas pelo coronavírus. O caos no setor de saúde não é por falta de informações sobre o vírus desvastador, mas, sim, por pura ignorância de pessoas não respeitam a própria vida e nem a dos outros.

É um absurdo

A realização de festinhas em plena epidemia do coronavírus, em todo o Estado, principalmente em Dourados, é um absurdo. Uma falta de respeito.

Pior ainda foi a realização de um casamento em Maracaju, cidade que, a exemplo de Dourados, vive o caso na saúde pública, sem UTI para os doentes. Aliás, doentes dessas duas cidades foram levados para Rondônia e São Paulo em busca de leitos.

Não é fake

Essas pessoas negacionistas vivem no “mundo da lua” e não estão nem aí com o número cada vez maior de óbitos por conta da Covid-19.

Certamente, essas pessoas acreditam que a Covid-19 é fake news, coisa inventada pela Rede Globo. Santa ignorância. Até quando?

Recorde

Foram mais 1.650 novos casos de coronavírus e 63 óbitos nas últimas 24 horas, de acordo com o Boletim Oficial da Secretaria de Estado de Saúde divulgado ontem (7), que trouxe novo recorde histórico da pandemia.

Os cinco municípios com maior número de casos nas últimas 24 horas são: Campo Grande com +650; Dourados +121; Ponta Porã +109; Caarapó +79; e Três Lagoas + 75.

Óbitos

Com registro de quase 3 mil mortes no total, Campo Grande registrou mais 27 óbitos na segunda-feira. Dourados perdeu 9 pessoas; Ponta Porã 4, Três Lagoas 3, Amambai, Coronel Sapucaia e Naviraí registram 2 óbitos em cada município.

Mas 14 municípios registram 1 óbito em cada. São eles: Bela Vista Bonito, Cassilândia, Corumbá, Deodápolis, Guia Lopes da Laguna, Itaquirai, Japoa, Maracaju, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Porto Murtinho, Terenos e Vicentina.

Internação

Estão internados na rede hospitalar 1.303 pacientes. Desses, 751 estão em leitos clínicos (575 públicos e 176 privados) e 552 em leitos de UTI (425 públicos e 127 privados).

A taxa de ocupação de leitos SUS/UTI está acima de 100% em 3 das 4 macrorregiões do Estado. Na macrorregião de Campo Grande a ocupação é de 108%, Dourados 104%. Três Lagoas 109% e Corumbá com 100%.

Mais uma

O Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu uma nota ontem (7) para negar que tenha emitido algum relatório questionando o número de mortes por Covid-19 em 2020, de acordo com o G1.

No comunicado, o TCU rebate uma declaração dada pelo presidente Jair Bolsonaro na manhã de ontem. Bolsonaro afirmou a apoiadores que um suposto relatório do tribunal lançaria dúvida sobre parte dos óbitos registrados em decorrência da pandemia.

“Primeira mão”

Ao falar do suposto documento aos apoiadores, Bolsonaro disse que estava divulgando a informação em "primeira mão", e que "em torno de 50% dos óbitos por Covid" teriam sido registrados de forma incorreta no ano passado.

"Primeira mão para você. Não é meu, é do tal do Tribunal de Contas da União, questionando o número de óbitos no ano passado por Covid. O relatório final não é conclusivo, mas em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid segundo o Tribunal de Contas da União", declarou o presidente.Bolsonaro também disse que divulgaria o suposto relatório do TCU à tarde – o que não aconteceu.

Números

Até domingo (6), o Brasil registrou 473.495 mortes por Covid-19, segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil.

O Brasil contabilizou oficialmente 194.976 mortes em 2020 motivadas pelo vírus. Essa mesma cifra, em 2021, foi ultrapassada na última semana de abril.

 CBF

O escândalo na CBF- Confederação Brasileira de Futebol escancara de vez a bagunça que virou futebol brasileiro, perdendo títulos em todas as categorias e o pior de tudo, perdendo a credibilidade. O afastamento do presidente acusado de assédio moral e sexual expõem a fragilidade e decência nesse segmento popular.

Em baixa

Por isso, a cada dia cai ainda mais o conceito futebolístico entre sociedade.  Os jovens preferem a tecnologia à correr atrás de uma bola debaixo de sol quente sabendo que seu esforço será em vão. Triste. Muito triste...

Caixas Pretas

Como nada que se faz às escondidas não perdura muito tempo, esse episódio poderia também escancarar as caixas pretas das filhas, as federações de futebol dos estados, e claro, principalmente no MS, onde atual presidente se perpetua no posto há mais de quatro décadas, parecendo um cargo vitalício. Imexível!

Futuro

O estado há um bom tempo vem sendo classificado como um dos piores no ranking do Centro Oeste em nível nacional só se fala em Mato Grosso, MS não existe.  Já passou da hora de dar um BASTA!!! Chega! Temos de aproveitar o ensejo e cobrar na CBF e nas suas afiliadas. Para o bem do futebol e do futuro... Hashtag CPI Vamos fazer coro...

Histórias

Em 1970, após o Brasil conquistar o Tricampeonato Mundial no México, cada integrante daquele escrete foi presenteado com um fusca doado pela prefeitura de São Paulo. Eram 25 Fuscas verdes-musgo, zero quilômetro, comprados com dinheiro público da prefeitura de São Paulo.

Deu ruim

Os automóveis se tornaram um processo judicial de 36 anos - foi a primeira e, por muito tempo, única condenação de Paulo Maluf,  tradicional político paulistano. A Justiça considerou que ele lesou os cofres públicos sem beneficiar a cidade – mas depois de vários recursos, ele acabou sendo inocentado.

Como foi

Depois de a seleção brasileira vencer a Copa, disputada no México, o então prefeito de São Paulo criou uma lei para dar carros de presente aos atletas - veículos foram comprados com dinheiro público. "Os automóveis traziam sobre o porta-malas uma dúzia de rosas vermelhas cada um. No para-brisa traseiro, além do emblema da concessionária, havia um plástico com os dizeres: 'Brasil, ame-o ou deixe-o'".

Maluf hoje

Em dezembro, Maluf foi preso depois que Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que ele começasse a cumprir a pena de 7 anos e 9 meses por lavagem de dinheiro em uma obra durante sua segunda passagem pela prefeitura da capital paulista, na década de 1990. Atualmente, ocupa uma cela na Penitenciária da Papuda, em Brasília.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE