Dourados enviará oito pacientes com Covid para Rondônia

Transferência tem a finalidade de garantir a saúde dos pacientes e melhorar fluxo na fila de espera de leitos hospitalares

| ASSECOM


Oito pacientes com Covid, que estão internados em Dourados, serão transferidos nesta sexta-feira (4) para Porto Velho, Rondônia. A transferência está sendo coordenada de forma conjunta pela Central de Regulação Estadual, Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e a Funsaud.

Os pacientes sairão de Dourados por volta das 6h com destino a Campo Grande, onde embarcarão num voo da FAB (Força Aéreas Brasileira), previsto para 11h. O transporte de Dourados até a Capital será feito por ambulâncias do município, tripuladas com médico e enfermeiro, do tipo UTI móvel, com recursos para manter o paciente estável.

Segundo informações da Central de Regulação Municipal, o pacientes tem enre 29 e 79 anos, e foram escolhidos seguindo critérios médicos e parâmetros estabelecidos pela regulação, pois precisam ter condições de suportar, sem riscos, uma viagem aérea. Todos são de Dourados e estão na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e são pessoas, que segundo os médicos, têm melhor prognóstico de recuperação da Covid, entretanto, precisam de um leito semi-intensivo.

Para que a transferência se concretizasse foi necessária a autorização dos familiares e também dos pacientes. Segundo a diretora técnica da Funsaud, Angela Marin, a justificativa para a transferência é a “garantia da saúde do paciente, bem como, vazão do fluxo de pacientes na fila de espera de leitos hospitalares para atendimento Covid”.

Nesta quinta-feira (3), segundo a Central de Regulação, Dourados está com 46 pessoas na fila de espera por uma UTI.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE