Leia Coluna do Jonas desta segunda, 07

Topics of the day: Dourados entre na segunda semana de lockdown; Dudu da Sapé pode ser o sucessor de Reinaldo Azambuja ano que vem; Assédio derruba Caboclo da presidencia da CBF;

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Segunda-feira, 07 de junho 2021- Dia da Liberdade de Imprensa

Pensamento: "Quando você admite a ignorância, você está abrindo a porta da sabedoria."

Musica: Só hoje - Jota Quest – Indicação Mateus Gnuztman

Niver: Pedro Gislaine, Vanessa Merlo, Nilton Vargas, Carlinhos Pancho Pancho, Cleber Binha, Jose Roberto, Paulo Valin, Gislainne Franco - Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria... Salmo 90:12.

Lockdown

Entramos na última semana do Lockdown em Dourados, medida adotada pelo prefeito Alan Guedes (PP) após análise do Conselho da Covid, com conclusão que seria a melhor saída neste momento, na tentativa de minimizar a doença, haja vista o sistema ter entrado em colapso. Desta forma, avaliou-se que a melhor solução realmente seria o fechamento de parte do comércio local.

Chiadeira

A primeira semana foi de bastante “chiadeira’’ por parte da classe empresarial, comerciária e outros. Os números não estão sendo satisfatórios. Realmente essa pandemia mexeu profundamente com o imaginário da humanidade. O pico está nas alturas, mas vai passar com certeza e como surgiu ela desaparecerá marcando o século como no passado...

O tucano observa tudo como uma águia

Mesmo enfrentando seguidas crises financeiras e, também, a crise na Saúde, por conta da epidemia do Coronavírus, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), juntamente com sua a equipe - que foi escolhida a dedo -, vem tendo uma gestão aprovada pela maioria dos sul-mato-grossenses. Ocorreram algumas denúncias contra o governador, mas, no entanto, até agora, não deu em nada.

Reinaldo Azambuja é tímido e fala pouco. Porém, como uma águia, observa tudo ao redor e prospecta rapidamente saídas para qualquer situação.

Carreira de sucesso

Reinaldo Azambuja é um “tucano” histórico. Ele já foi prefeito de Maracaju por dois mandatos e presidiu a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).

Depois, foi eleito deputado estadual. Em 2012, ele tentou a candidatura para prefeito de Campo Grande, mas, não foi eleito. Em seguida foi eleito deputado federal e governador reeleito do Estado.

Sucessor

Em boa parte dessa trajetória, Reinaldo Azambuja contou e vem contando com a participação de Sergio de Paula, ex-gerente de banco, secretário de Fazenda em Dourados e atual presidente estadual do PSDB.

Outro que também sempre ombreou com o ‘chefe,’ é Eduardo Riedel, o Dudu da Sapé, a quem muitos apostam ser alçado como seu sucessor rumo à cadeira principal do Parque dos Poderes. Segundo interlocutores, as bases estão sendo avisadas. Quem vem junto tá junto e quem não vier e roer a corda, está sendo convidado a descer do cavalo. Até o momento ninguém quis tomar outro rumo. Sinal de que o planejamento continua firme e forte. 

Quem é...

Atual secretário de Infraestrutura do Estado, após ter ficado mais de seis anos no comando da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel,  surge como a maior opção do PSDB para enfrentar as urnas em busca da manutenção do poder por parte do partido tucano.

Na Secretaria de Governo, Eduardo Riedel participou das mais importantes reformas realizadas no Estado, tornando-o o mais “enxuto” em termos de administração do Brasil e líder em transparência.

Ajuste fiscal

Riedel também participou diretamente do ajuste fiscal, renegociando a dívida pública, adotando o teto de gastos dos três Poderes e atuando nas reformas administrativa e previdenciária.

Além disso, ajudou a cortar despesas no Governo do Estado e a modernizar processos.

Personalidade

Eduardo Riedel teve a honra de ser considerado uma das 100 personalidades mais influentes do agronegócio brasileiro, segundo o ranking da revista Dinheiro Rural.

Ele é bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e ainda possui MBA em gestão empresarial pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão Estratégica pelo Instituto Francês INSEAD.

No agronegócio

Ele é sócio da Sapé Agropastoril, uma empresa moderna que atua na produção de carne bovina, leite, cana e grãos em Maracaju, cidade sendo considerada um dos principais polos agrícolas de do estado. Em 1999,  entrou na diretoria do Sindicato Rural da mesma cidade e, em 2002, assumiu a presidência da entidade.

Entre 2006 e 2012, foi presidente da Famasul, a instituição que representa os direitos dos produtores rurais de todo o Estado. Além disso, entre 2011 e 2014, atuou como presidente do Movimento MS Competitivo e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MS. Em janeiro de 2012, assumiu como diretor vice-presidente da CNA e, em 2014, foi eleito e tomou posse no cargo de diretor de Finanças da CNA.

Na sucessão

Como se vê, Eduardo Riedel surge como alternativa do PSDB para a sucessão estadual em 2022.

Logicamente, os tucanos, liderados pelo governador Reinaldo Azambuja já vêm mantendo estratégias e buscando a formação de uma aliança com vistas à sucessão estadual.

Caboclo se ferrou

Rogério Caboclo, momentaneamente, não é mais presidente da CBF. O dirigente foi afastado por 30 dias, ontem (6), por uma determinação da Comissão de Ética do Futebol Brasileiro, após o Globo Esporte revelar que uma funcionária da entidade o acusou de assédio sexual e moral. Ele nega todas as acusações. A entidade já foi notificada da decisão.

O vice-presidente mais velho, Antônio Carlos Nunes, assume durante o período de afastamento. Uma reunião extraordinária entre os diretores da CBF e os oito vice-presidentes eleitos foi convocada para a manhã desta segunda-feira, no Rio de Janeiro.

Interferência

Ontem, o apresentador André Rizek, do SporTV, revelou que Rogério Caboclo prometeu ao governo federal trocar Tite por Renato Gaúcho após o jogo contra o Paraguai, terça, pelas Eliminatórias, divulgou o G1.

Pois é: depois dizem que a política partidária não interfere no futebol. Está aí mais uma prova. O futebol não precisa disso. Isso é palhaçada!

Vacina Sputnik

Após aprovação da importação excepcional da vacina Sputnik V pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), governadores do Nordeste e da Amazônia Legal vão se encontrar com a Anvisa e o Fundo Soberano Russo para acertar detalhes do contrato existente para aquisição da vacina e adequá-la à nova realidade.

O Consórcio Nordeste e da Amazônia Legal publicaram uma carta em que comemoram a decisão da Anvisa de liberar a vacina Sputnik. Nela eles dizem: "Reiteramos a determinação de obter mais vacinas para as populações das nossas regiões, em nome das nossas causas principais: vida e saúde. Com a ampliação das vacinas, o Brasil poderá superar a conjuntura de sofrimentos familiares, crise econômica e desemprego”.  Brasil 61

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE