Com apoio do Estado, Dourados tem 55 leitos de UTI-Covid ativos

| GOVMS / PAULO MASSAHARU YAFUSSO


O município de Dourados possui, atualmente, 55 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratamento de pacientes graves de Covid-19 em funcionamento, distribuídos em quatro hospitais: Hospital da Vida, Hospital Universitário (HU), Hospital Evangélico e Hospital Santa Rita.

Essas UTI’s foram implantadas por meio de trabalho de parceria entre o Governo do Estado, Ministério da Saúde e Município de Dourados, contando ainda com apoio de empresas que doaram equipamentos hospitalares e EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual).

Além dos 55 leitos ativos atualmente, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), enviou equipamentos e assumiu o custeio de mais 10 leitos de UTI e 20 leitos clínicos no Hospital Universitário, até que os mesmos sejam habilitados pelo Ministério da Saúde. Esses leitos estão em fase de montagem.

No último final de semana, a SES entregou, ao Município de Dourados, cinco respiradores pulmonares e cinco aspiradores, para o funcionamento de cinco leitos críticos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) douradense, utilizados na estabilização de pacientes de Covid-19, até que haja a disponibilidade de leitos de UTI nas unidades hospitalares referenciadas para a doença.

“Desde o início da pandemia, temos trabalhado em sintonia com os gestores e gestoras municipais, com o objetivo de que não faltem leitos hospitalares, tanto clínicos quanto de UTI, para tratamento de pacientes de Covid-19', salienta o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

Segundo o gestor, além de equipamentos hospitalares, o Governo do Estado também vem fornecendo álcool 70 por cento e milhares de EPI’s aos municípios e repassando recursos estaduais e federais do Ministério da Saúde para os municípios.

“Também trabalhamos firme para que não faltem medicamentos de intubação e, em parceria com os municípios, estamos conduzindo o processo de vacinação que é exemplo para o país, o que nos coloca sempre nos primeiros lugares no índice de vacinação, demonstrando nossa preocupação com a vida dos sul-mato-grossenses', ressalta o secretário.

Atualmente, os 55 leitos de UTI-Covid ativos em Dourados estão assim distribuídos: 20 no Hospital da Vida; 20 no HU/UFGD; 10 no Hospital Evangélico; e cinco no Hospital Santa Rita.

Equipamentos

Para a implementação desses leitos, desde o início da pandemia o Estado já repassou para Dourados os seguintes equipamentos - ventiladores de UTI: 15 para o Hospital da Vida; 10 para o HU; 17 para Hospital Evangélico; dois para o Hospital Santa Rita; e cinco para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Também para Dourados, foram enviados monitores multiparamétricos para o Hospital da Vida (15); Missão Evangélica Caiuás (1); Hospital Evangélico (3); foram entregues ainda 10 camas hospitalares para o Hospital da Vida, 40 bombas de infusão para o Município, e 25 aspiradores assim distribuídos: cinco para o Hospital Evangélico, 15 para a Secretaria Municipal de Saúde e cinco para a UPA.

O SAMU (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) de Dourados ainda recebeu dois cardioversores e o Município, um carrinho de emergência.

Ricardo Minella, SES

Foto: Arquivo



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE