Dia Mundial Sem Tabaco - Unimed CG promove live sobre assunto amanhã

| ASSESSORIA


Um mundo sem cinzas tem muito mais cores. E para reforçar ainda mais isto, na próxima segunda-feira, 31 de maio, celebramos o Dia Mundial Sem Tabaco. Para comemorar a data e lembrar a todos sobre os benefícios de uma vida sem o cigarro, a Unimed Campo Grande realizará amanhã (27), às 11 horas, uma live sobre o assunto. 

O bate-papo on-line será transmitido pelo Instagram da @unimedcgoficial, com a Dra. Liana Peres Dualibe, pneumologista da Unimed Campo Grande, e apresentado por Fabiana Perin, coordenadora de Comunicação e Marketing da cooperativa.   

Dia Mundial Sem Tabaco  

A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os malefícios causados pelo consumo do tabaco, além de promover ações estratégicas que contribuam com o controle desse hábito ao redor do mundo, sem contar que o assunto ganha ainda mais importância frente às complicações que os fumantes podem ter se contaminados pela Covid-19.   

O tabagismo é uma doença crônica, gerada pela dependência da nicotina. É o fator de risco mais importante de mais de 50 doenças sendo as principais o câncer de pulmão, as doenças cardiovasculares, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – Enfisema (DPOC), dentre outras. “Estima-se que no Brasil, em 2015, o tabagismo foi a causa de óbito de 156.216 pessoas, ou seja, 428 mortes por dia. Este número corresponde a 12,6% do total de mortes que ocorre no Brasil anualmente”, pontua o médico pneumologista da Unimed CG, Dr. Ronaldo Perches Queiroz.   

Uma vida sem cigarro  

O especialista ainda fala de algumas mudanças benéficas que ocorrem no organismo de quem abandona o tabagismo. “Ao parar de fumar, em minutos a pressão arterial e a frequência cardíaca já começam a cair. Após 8 horas, em média, cai o índice de intoxicação pelo monóxido de carbono. Em alguns dias, melhora o olfato e o paladar. E após 5 anos, cai pela metade o risco de doenças cardiovasculares e de diversos tipos de câncer”.   

Certamente parar de fumar não é uma tarefa fácil, mas, especialmente nesse momento em que precisamos cuidar ainda mais da saúde, vale redobrar os cuidados e adotar hábitos de vida mais saudáveis.   

 
 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE