Dia do Vestibulando: saiba o que levar em conta na hora de escolher a faculdade e o curso de graduação

Especialista pontua dicas para ajudar futuros vestibulandos

| ASSESSORIA


A hora de escolher a faculdade e o curso de graduação pode ser muito emocionante, mas também um momento de muita dúvida e ansiedade. Especialmente para aquelas pessoas que ainda não têm sequer uma noção de qual carreira seguir.

De acordo com o coordenador acadêmico da Uniderp, Alessandro Lewandowski, a preocupação vindoura da escolha é completamente normal, pois envolve diversos fatores. "É uma decisão que requer muita reflexão, já que diz respeito ao futuro profissional, então, é natural que o vestibulando tenha dúvidas, mas é importante que a escolha reflita suas aspirações e corresponda a uma demanda do mercado do trabalho", conta.

Em comemoração ao Dia do Vestibulando, celebrado na próxima segunda-feira (24/5), o professor Alessandro pontuou algumas dicas para ajudar na escolha da faculdade e o curso de graduação.

Como escolher a faculdade

Um jeito interessante de começar a escolher sua faculdade é pensar nas áreas ou disciplinas com as quais você tem maior afinidade. Por exemplo, se você ama estudar Matemática e Física, cursos da área de Exatas, como Engenharia Civil e Ciências da Computação, podem ser uma excelente aposta. Já quem tem mais facilidade com Linguagens, Sociologia, História e Geografia, pode se dar bem em um curso da área de Humanas, como Letras, Direito, Psicologia ou Administração.

Existe ainda a área de Ciências Biológicas, que tem muito a ver com Química e Biologia e abrange vários cursos ligados à saúde como Medicina, Enfermagem e Odontologia. Depois de fazer essa reflexão, você pode começar a pesquisar os cursos da área que mais se adequam ao seu perfil. Porém, também é importante considerar aspectos como: as oportunidades em termos de empregabilidade e renda que cada curso oferece; seus gostos e habilidades pessoais.

Bacharelado, licenciatura ou curso tecnológico?

Existem três tipos de curso superior no Brasil, o bacharelado, licenciatura e curso tecnológico. Essa é uma informação que você também deve levar em conta na hora de escolher seu curso.

Os cursos do tipo bacharelado costumam ter duração mais longa (entre 4 e 6 anos) e dão ao aluno uma formação mais generalista. Já as licenciaturas são voltadas para o ensino e costumam ter duração entre 3 e 4 anos. São a melhor escolha para quem quer ser professor. Os tecnólogos, por sua vez, têm duração mais curta (de 2 a 3 anos) e oferecem uma formação mais prática ao aluno, visando sua rápida inserção no mercado de trabalho.

Vale dizer que alguns cursos são oferecidos no grau de bacharelado e licenciatura, como Educação Física, Pedagogia e Letras.

Onde estudar

Depois de escolher um curso, você ainda precisa decidir onde estudar. Nas faculdades públicas a concorrência é sempre muito alta. Então boa parte dos estudantes acaba optando pelo ensino privado, onde é sempre mais fácil conseguir vagas em todos os cursos. Porém, é fundamental avaliar se a faculdade é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Porque só faculdades reconhecidas podem expedir diplomas válidos a seus alunos.

Também é preciso avaliar quesitos como as instalações que a instituição oferece a seus alunos e qualificação dos professores. E não dá para deixar de falar na questão das mensalidades, especialmente para quem tem o orçamento apertado. Aqui a dica é procurar faculdades que oferecem condições especiais aos estudantes, como bolsas de estudo, crédito estudantil e convênios de descontos.

Não se preocupe se errar

É comum achar que decidir a graduação é um momento de "tudo ou nada" e que não há espaço para erros. É claro que todos querem fazer a escolha mais correta, mas caso perceba ao longo do caminho que a decisão deve ser mudada, está tudo bem.

Notando que prefere outra área, é hora de refazer suas análises e planejar a mudança. As transformações fazem parte do caminho e, na verdade, são muito bem-vindas! O importante é estar em um ambiente saudável, feliz e capaz de fazer o que gosta.

Canal Conecta - A Kroton, empresa B2C do grupo Cogna, oferece a toda comunidade o Canal Conecta. No site é possível encontrar diversos vídeos gratuitos com informações sobre profissões, remuneração, atuação profissional e mercado de trabalho. Além disso, a plataforma oferece dicas de como produzir um currículo, conseguir o primeiro estágio e como utilizar o digital para conseguir um novo emprego.

Segundo o coordenador acadêmico da Uniderp - uma das marcas da Kroton -, Alessandro Lewandowski, "na plataforma, o vestibulando encontra informações variadas. É importante aprofundar conhecimento sobre o curso pretendido para dar mais segurança na escolha final", finaliza. Interessados podem acessar o Canal Conecta pelo site http://www.canalconecta.com.br .

UNIDERP

Fundada em 1974, a Uniderp já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância.

Presente no estado do Mato Grosso do Sul, a Uniderp presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de Saúde, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Uniderp oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a Uniderp passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.uniderp.br/ e http://blog.uniderp.com.br/category/noticias/

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 817 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 126 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1.673 unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: http://www.kroton.com.br

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE