Geral
Leia Coluna do Jonas desta sexta-feira, 21
| REDAçãO
Sexta-feira, 21 de maio 2021 - Dia da Língua Nacional. Dia do Afilhado. Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento
Pensamento: "Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim" - Mateus 15:08
Musica: Ebony And Ivory - Paul McCartney and Stevie Wonder
Niver: Geraldo Tadeu, Oswaldo Julio, Adelson Leão Das Neves, Hernandes Vidal Oliveira, Maximo Farinha, Tadeu Borba, Toninho Rocha, Carlito Heleno, Helivelto Tedi Lovy, Ademir Belarmino - Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria... Salmo 90:12.
Berço
Vivemos plenamente o Século XXI. Pena que o avanço tecnológico é barrado quando falta ou sobra berço. Sem berço não há graduação, cursos e outros que deem jeito. Salta aos olhos quando um sistema arcaico, rançoso, permeia coração e mente. Mas... Sigamos em frente porque a vida é maravilhosa. Sigamos par e passo.
O tempo é o senhor da razão e a minha dignidade, meu passado e meu presente, são maiores do que qualquer ato insano dos pobres de espírito que vegetam sem saber conviver nem com vitórias nem com derrotas.
Faço minhas as palavras do Aóostolo Paulo em 2 Timóteo 1:7 – “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”.
Título merecido
A equipe do Costa Rica Esporte Clube (Crec) comemora, com toda justiça, o título de campeã Estadual de Futebol de Mato Grosso do Sul. Um feito inédito para àquela cidade do Norte do Estado.
Realmente, a equipe do Costa Rica, fundada no dia 2 de dezembro de 2004, mereceu a conquista. Isso é fruto de muito trabalho e, também, de união entre diretoria, comissão técnica, atletas e funcionários. Quando existe essa coesão, fica mais fácil chegar ao pódio.
DAC
Destacamos também a participação do Dourados Atlético Clube (DAC), que foi fundado em dezembro do ano passado e já vem dando alegrias para os torcedores douradenses.
O DAC foi o campeão da Série B do Campeonato Estadual e consequentemente conquistou o direito de fazer parte da elite do nosso futebol. E, se vencer o Operário domingo, em Campo Grande, na última rodada do Campeonato, ficará em egundo lugar e terá o direito de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro.
Renascença
O sucesso do DAC poderia muito bem influenciar segmentos desportivos e empresariais de Dourados para o ressurgimento de importantes equipes que fizeram história em nosso futebol.
Úbiratan, Sete de Dourados e Operário, por exemplo, poderiam ressurgir e somar com o DAC. Aí sim, o nosso futebol iria prá frente. Afinal, o Douradão pode ser a casa de muitos equipes locais. Com isso, a cidade ganharia mais projeção.
Desorganização
E a campanha de vacinação contra a Covid continua mesmo de forma insatisfatória. Isso, porque, têm muitos braços para poucas agulhas.
E as pessoas, nas longas filas reclamam, principalmente quando são alertadas que não têm mais fichas. E que voltem “amanhã”. A desorganização não é culpa das funcionárias dos postos de saúde. E sim, de quem comanda o setor.
Pura maldade
As pessoas, com mais de 60 anos, muitas mancando, levantam de madrugada e formam filas sonhando com a vacina, principalmente a segunda dose.
Só que não há nenhuma indicação (cartaz ou faixa), nos postos de saúde, informando a quantidade de pessoas que serão atendidas. Depois de várias horas na filas, muitas pessoas vão embora, frustradas e desencatadas com o sistema de saúde. Os funcionários dos postos de saúde não podem levar a culpa.
Cicloturismo
O deputado Renato Câmara (MDB) apresentou ontem (20) um Projeto de Lei que pretender instituir no âmbito do Estado de MS a Lei de incentivo ao Cicloturismo, que é aquela atividade de turismo que tem como elemento principal a realização de percursos de bicicleta.
O objetivo é incentivar a melhoria da saúde e bem-estar dos cidadãos, por meio da promoção do lazer e da atividade física, a valorização da cultura e dos atrativos turísticos, o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e movimentação da economia, a promoção da mobilidade e acessibilidade e proporcionar atividades de modo a garantir a segurança aos cicloturistas, com investimento em ciclofaixas e/ou ciclovias com estrutura e sinalização.
Oxigênio medicinal
O deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos), apresentou durante a sessão plenária de ontem(20), da Assembleia Legislativa, um Projeto de Lei que dispõe sobre a política estadual de Incentivo à instalação de usinas geradoras de oxigênio medicinal nos estabelecimentos de saúde hospitalares e de internação e dá outras providências no âmbito do Estado de MS.
O Estado oferecerá incentivos para que as usinas geradoras de oxigênio medicinal sejam instaladas nas unidades hospitalares e de saúde que possuam leitos de internação, leitos complementares de internação e leitos de hospitais.
Incentivos
Conforme o autor da proposta, a falta de oxigênio ocorrida em janeiro de 2021 chocou o País e o mundo. Pacientes acometidos da Covid-19, que estavam em leitos clínicos e UTIs, morreram asfixiados, enquanto familiares e profissionais de saúde pediam socorro.
"Diante da emergência em saúde pública que vivemos é fundamental que o Estado ofereça incentivos para a implantação das usinas geradoras de oxigênio medicinal nas unidades hospitalares e de saúde," frisa Antonio Vaz.
Encontro Virtual
O desembargador Paschoal Carmello Leandro, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), participou, na tarde de ontem (20), do I Encontro Virtual dos Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais da Região Centro-Oeste.
O evento, promovido pelo TRE de Roraima, foi realizado por meio da plataforma Zoom e contou com a presença do presidente do TSE, ministro Luís Alberto Barroso.
Telefones úteis em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
Utilidade Publica
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.