Chegou a hora de devolver o imóvel para imobiliária?

| ASSESSORIA


Precisa devolver o imóvel para imobiliária e você não sabe o que fazer? Leia aqui o nosso post para saber o que você deve fazer!

 

Para devolver o imóvel para a imobiliária, você deve se certificar que está cumprindo com todas as responsabilidades. Mas muitas coisas que devem ser feitas não são muito bem esclarecidas e muitas duvidas podem surgir no meio do caminho.

Para você não passar por problemas e evitar apuros, você precisa saber quais são os seus direitos e deveres, além de estar por dentro de todos os procedimentos que você deve realizar daqui pra frente.

Nesse sentido, preparamos este post para sanar suas principais duvidas sobre o que você precisa estar atento a partir de agora e no que você deve focar para entregar o imóvel para imobiliária em perfeitas condições, do mesmo jeito que você recebeu quando alugou.


Importância das vistorias para devolução do imóvel
Lembra que antes de você entrar no imóvel, uma vistoria foi realizada para listar as condições da casa ou apartamento, como por exemplo estado da pintura, piso, portas e móveis? Por esse motivo que a orientação é sempre de registrar tais condições, para que quando chegasse na hora de entregar o imóvel, você tenha a referência de como era para ajeitar tudo antes de devolver para a imobiliária.

Ou seja, qualquer dano no imóvel deve ser reparado, antes que você o entregue. Mas lembre-se que o inquilino só precisa arcar com as despesas referentes à manutenção, limpeza e desgaste da casa ou apartamento. No caso de problema na estrutura, como por exemplo encanamento, entupimento ou infiltração, o proprietário deve ser acionado para pagar pelo conserto, antes de você devolvê-lo.

Isso tudo deve ser feito porque, quando você avisa que vai sair do imóvel, antes de entregá-lo, uma nova vistoria será realizada, apenas como medida preventiva para confirmar se realmente está tudo certo com as condições do imóvel. Se ficou ainda com alguma duvida sobre as vistorias de entrada e saída de imóveis alugados, você pode entrar em contato diretamente com a sua imobiliária, ou caso seja da capital, com a imobiliária campo grande ms para saber mais.


O que as imobiliárias podem e não podem exigir na hora da devolução do imóvel
Lembre-se que você tem que cumprir com as obrigações previstas na Lei do Inquilinato, mas há algumas brechas que causam conflitos entre locatário e imobiliária. Nesse sentido, é bom separarmos o que realmente cabe a você fazer, o que cabe ao proprietário e o que é responsabilidade da imobiliária. Vamos lá?


Devolução do imóvel: Deveres do inquilino

Pintura das paredes na cor original, cobrindo devidamente furos e/ou buracos;

Maçanetas, torneiras e interruptores devem estar no mesmo estado de quando você locou o imóvel;

Caso seja exigido pelo proprietário, você deve se desfazer de eventuais benfeitorias que precisaram ser feitas no imóvel

Pagar todas as contas referentes a casa ou apartamento alugado - como por exemplo IPTU, água, luz e condomínio - até o final do contrato, além de cancelar serviços de telefone e internet, bem como pedir desligamento de luz e água do imóvel.


O que não pode ser cobrado do inquilino na hora da devolução do imóvel para a imobiliária

Recuperar qualquer infraestrutura do imóvel que foi desgastada, como por exemplo fiação e encanamentos;

Substituir partes enferrujadas de janelas ou portões;

Contratar pessoas ou empresas indicadas pela imobiliária para realizar reparos necessários no imóvel.


Questões que dependem do que está previsto em contrato de aluguel

Consertar gás de chuveiro ou cerca elétrica que foram danificados com o tempo;

Danos que não foram constatados no laudo da vistoria de entrada, como por exemplo condições de portas, janelas e até mesmo do piso;

Deixar os móveis acoplados ou embutidos pelo inquilino na casa ou apartamento.


Gostou das nossas dicas? Esperamos que tenha sanado todas as suas duvidas, agora você só precisa se atentar para devolver o imóvel em perfeita condições para imobiliária campo grande ms. Até a próxima!



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE