Liandra da Saúde quer reativação do Centro Auditivo em Dourados

| CâMARA DOURADOS / ASSESSORIA


Vereadora Liandra pede retomada de atendimentos gratuitos às pessoas com deficiência auditiva no município Foto: Humberto Martins

A vereadora Liandra da Saúde (PTB) encaminhou indicação ao Executivo, solicitando a retomada dos atendimentos gratuitos e assistência especializada às pessoas com deficiência auditiva em Dourados. Ela lembra que em administrações anteriores o município oferecia através da empresa Uniaud (Unidade Auditiva de Dourados) serviços credenciados pelo SUS, onde eram atendidos pacientes dos 35 municípios da região por meio de repasses financeiros do Ministério da Saúde ao Governo do Estado.

Liandra cita como exemplo o período entre janeiro e março de 2009, onde em apenas três meses após a inauguração da empresa foram entregues pelo menos 120 aparelhos gratuitos às pessoas com alguma deficiência auditiva. “Com equipe multidisciplinar de quatro fonoaudiólogos, dois otorrinolaringologistas, um psicólogo e um assistente social, a empresa privada era credenciada pelo SUS, e atendia média complexidade em assistência especializada”, recordou.

Pesquisas apontam que das 800 mil pessoas da macro região de Dourados, cerca de 10 a 15% apresentam algum tipo de deficiência auditiva. Em números representa que cerca de 100 mil pessoas podem estar com problemas de audição. Neste sentido, a vereadora pede a retomada dos serviços aos usuários do SUS a partir de 3 anos de idade, com a disponibilização de aparelhos e acompanhamento, tudo sem custo ao paciente.

A indicação foi encaminhada recentemente na Câmara Municipal, ao prefeito Alan Guedes (PP), com cópias ao secretário interino de Saúde, Edvan Marcelo Moraes Marques (Saúde) e ao secretário de Governo, Henrique Sartori.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE