Leia Coluna do Jonas desta segunda, 03

| ASSESSORIA


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Segunda-feira, 3 de maio 2021- Dia Internacional da Liberdade de Imprensa.
Dia do Parlamento. Dia Nacional do Taquígrafo. Dia do Sertanejo. Dia do Pau-Brasil.

Pensamento: "Cada resultado deve ser comemorado. Cada fracasso deve ser aprendizado. O fim de um ciclo é o começo de outro."

Musica: A poderosa - Raça Negra

Niver: Celia M. Raidan, Vilson Nascimento II, Robson Molina Marques, Paulo César Branquinho, Sidney Alves, Nair Rodrigues, Eduardo Cardoso - Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria... Salmo 90:12.

Como sempre

Como sempre acontece no futebol, está dando panos pra manga o pênalti cometido pelo zagueiro do União/ABC no meia Sena do DAC, que originou o primeiro gol da equipe douradense, nesse domingo no Morenão... Mas, como todo mundo também sabe zagueiro não pode (ou pelo menos não deve) dar carrinho dentro da área; o risco é eminente, ainda mais se for por trás e então, o defensor do União,  no mínimo, foi imprudente... O árbitro entendeu como falta, mesmo tendo o zagueirão tocado primeiro na bola... São os cavacos do ofício...

Pregão Hayel Bon Faker

A Prefeitura de Dourados publicou o pregão eletrônico, que convoca empresas, para concorrer ao certame da revitalização da iluminação pública na Avenida Hayel Bon Faker. O pedido de licitação no Diário Oficial foi publicado na quarta-feira (28) e a abertura das propostas será no dia 12 de maio.

A nova iluminação é uma iniciativa da prefeitura e contempla toda a extensão recapeada na avenida Hayel Bon Faker. São 3,7 km, que corresponde ao trecho entre o cruzamento com a Avenida Marcelino Pires até o Trevo da Bandeira, na BR-163, que dá acesso aos municípios de Caarapó e Ponta Porã. O asfalto foi revitalizado em parceria com o Governo do Estado.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Romualdo Diniz, esta é a última fase para conclusão da obra de revitalização da avenida. “O Governo do Estado entrou com o recapeamento de toda a extensão da avenida e o município ficou responsável pela sinalização e iluminação pública”, explica.

Nada para comemorar

A administração municipal em Dourados está aí há quatro meses no comando da Prefeitura, mas, no entanto, não pode comemorar esse período como ótimo.

Algumas coisas estão sendo feitas, principalmente  em relação ao recapeamento de asfalto que, aliás, está sendo conduzido pelo governo do Estado.

A cidade está um tanto quanto abandonada de dia e de noite. Todo dia. É necessário que o prefeito volte suas vistas para a escuridão das ruas e para os buracos no asfalto. Além disso, que lute com toda força para tirar o setor da saúde da UTI. Porque, do jeito que está, não dá. O povo já começa a cobrar por providências. Afinal, do jeito que está, não dá. Né, Alan Guedes?

Iluminação

A Prefeitura de Dourados publicou o pregão eletrônico, que convoca empresas, para concorrer ao certame da revitalização da iluminação pública na Avenida Hayel Bon Faker. O pedido de licitação no Diário Oficial foi publicado na quarta-feira (28) e a abertura das propostas será no dia 12 de maio.

A nova iluminação é uma iniciativa da Prefeitura e contempla toda a extensão recapeada na Avenida Hayel Bon Faker. São 3,7 km, que corresponde ao trecho entre o cruzamento com a Avenida Marcelino Pires até o Trevo da Bandeira, na BR-163, que dá acesso aos municípios de Caarapó e Ponta Porã. O asfalto foi revitalizado em parceria com o governo do Estado.

25 anos da urna eletrônica

No próximo dia 13 de maio, a Justiça Eleitoral comemora os 25 anos do envio das primeiras urnas eletrônicas para todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país. Foi o início da preparação do primeiro pleito informatizado no Brasil, realizado em 57 cidades, e que alcançou mais de 32 milhões de eleitores: as Eleições Municipais de 7 de outubro de 1996.

Para marcar a data, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) veicula, desde sábado (1º), uma série de conteúdos para TV, rádio, internet e redes sociais, com o intuito de esclarecer o público sobre a importância da urna eletrônica para a democracia e, sobretudo, de mostrar como ela funciona e como o sistema de votação é transparente, seguro, ágil e auditável.

Depoimentos

“Eu sou uma pessoa que sempre parto da premissa de boa-fé das pessoas. E, portanto, quem pensa que a urna não é auditável é porque não tem essa informação. Por isso, nós estamos fazendo um esforço de comunicação para dar a maior transparência possível e acesso a essa informação”, explica o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

A série conta a história da urna eletrônica por meio dos depoimentos de quem estava presente e assistiu com os próprios olhos o desenvolvimento e a implementação do voto eletrônico no Brasil, bem como de quem trabalha com ela hoje em dia: servidores, mesários, colaboradores da Justiça Eleitoral e magistrados.

Linguagem acessível

Também está sendo mostrado como a urna alcança cada cidadão, não importando dificuldades de ordem física, como no caso dos eleitores com deficiência, ou geográfica, como indígenas e comunidades isoladas.

O material ainda esmiúça, numa linguagem acessível ao público leigo, o complexo sistema de garantias de segurança implantado por todo o sistema eletrônico de votação. Assim, os brasileiros conhecerão melhor as fases de preparação e verificação dos equipamentos antes de cada eleição, e a auditabilidade dos sistemas ao longo de todo o processo eleitoral.

Audiência pública

O vereador Elias Ishy é propositor da Audiência Pública para debater a PEC 32 (Reforma Administrativa), que será realizada no dia 11, às 18h30, no plenário da Câmara de Dourados. O evento será transmitido pelo canal oficial da Casa de Leis no YouTube: http://bit.ly/CMDaovivo.

A PEC 32 trata dos servidores e modifica a organização da administração, porém, não é uma proposta para acabar com privilégios, mas sim com o acesso da população brasileira a serviços essenciais, abrindo espaço para o apadrinhamento político, segundo explica. “A medida, ao ampliar a prestação de serviço terceirizada, aumenta a falta de transparência e dificulta o controle social, o que pode provocar um aumento do custo dos serviços à população como na saúde e na educação”, afirma Ishy.

Covid mata

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, divulgou no sábado (1º) nota lamentando a morte do servidor da Casa Pedro Carvalho:

“A Presidência do Senado Federal lamenta a morte do servidor da Casa Pedro Ricardo Araújo Carvalho, aos 56 anos, na noite desta sexta-feira (30), em Brasília, por complicações causadas pela Covid-19.

“Pedrão, como era conhecido por todos os colegas, foi diretor da Secretaria de Polícia Legislativa de março de 2005 a janeiro de 2019. À sua família e amigos os nossos mais sinceros sentimentos. Ass. Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal.  E tem gente que acredita que a Covid-19 não mata e fica aí esperando a morte pelas esquinas da vida.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE