OPAS classifica Mato Grosso do Sul como melhor Estado que vacina no país

| GOVMS / ARAES


Mato Grosso do Sul apresenta o maior percentual de aplicação de doses recebidas do país aponta relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O levantamento destaca que das 753.510 doses recebidas pelo Estado do Ministério da Saúde, até o dia 27 de abril, 688.186 foram aplicadas. O índice de aproveitamento de doses utilizadas foi de 91%, deixando Mato Grosso do Sul como único Estado do país a estar acima de 90%.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o relatório da OPAS só reforça que as medidas adotadas pelo Governo do Estado estão no caminho certo. “É importante mostrar que o processo de imunização do Estado está bastante avançado e os municípios têm sido nossos parceiros. Somos o melhor Estado que distribui as vacinas e o melhor que aplica, como convalidado pela OPAS'.

O levantamento ainda aponta que Mato Grosso do Sul registra 23% de vacinados com a primeira dose figurando entre os primeiros na listagem. E divide o primeiro lugar com o Estado do Paraná, com melhor índice de imunização para a segunda dose, com 10% de imunizados contra a Covid-19.

Apoio da OPAS

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) tem sido parceira de Mato Grosso do Sul e vem acompanhando as políticas de enfrentamento à Covid-19 de todos os estados no Brasil. Em outubro de 2020, a OPAS classificou as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), como positivas.

Na ocasião, entre os destaques, o estabelecimento do Comitê Multidisciplinar - que envolveu vários setores do governo quanto dos municípios – foi classificado com ponto essencial para o enfrentamento à pandemia. Segundo a avaliação dos técnicos, isto teria contribuído de forma benéfica para que o Estado apresentasse melhor quadro nas ações de combate à Covid-19.

Durante a visita dos técnicos, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, ressaltou o apoio de extrema importância da OPAS ao Estado. “Foi essencial para que pudéssemos colher bons resultados no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Agradecemos por todas as colaborações'.

Rodson Lima, SES

Foto: Chico Ribeiro



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE