Geral
Leia Coluna do Jonas desta quinta, 29
| REDAçãO/GAZETA MS
Quinta-feira, 29 de abril 2021 - Dia Internacional da Dança. Dia de Santa Catarina de Sena. Dia em Memória de todas as Vítimas de Armas Químicas
Pensamento: "Que você tenha paz ao ponto de deixar a vida dos outros em paz ."
Musica: Fredie Mercury e Montserrat Caballe – Indicação Mateus Gnuztman
Niver: Gislaine Alves, Waldno Lucena, Marcos Mortais Dos Santos, Lucas Targino - Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria... Salmo 90:12.
Hoje tem Webnário Ejud-MS
A Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS), por intermédio do Diretor-Geral, Des. Dorival Renato Pavan, convida magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul e toda comunidade jurídica para participarem do Programa Webnário Ejud-MS: “Introdução à legislação do Depoimento Especial: teoria e prática”, que acontece hoje, dia 29 de abril de 2021, a partir das 18 horas, horário de Mato Grosso do Sul.
A exposição do tema ficará a cargo do Dr. Elio Braz Mendes, professor de direito da infância e juventude da Escola Superior da Magistratura do Estado de Pernambuco e juiz de direito - TJPE. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Direitos Humanos, Direito de Família e Infância e Juventude.
A abertura do evento será efetivada pelo Diretor-Geral da Ejud-MS, Des. Dorival Renato Pavan, e a mediação dos debates será conduzida pela Dra. Katy Braun do Prado, juíza titular da Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso da Capital.
O webnário será realizado em plataforma de videoconferência e transmitido ao vivo pelo canal YouTube da Escola Judicial, https://ejud.tjms.jus.br/webnario.
Os(as) magistrados(as) do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul podem acessar a sala virtual do Webnário por intermédio do link previamente disponibilizado no e-mail funcional. (TJMS)
CPI agita Brasília
A CPI da Covid vem agitando os bastidores políticos e jurídicos em Brasília. De um lado, os senadores de oposição ao governo deixam claro que vão a fundo nas investigções e, de outro, senadores ligados ao governo Bolsonaro fazendo de tudo para atrapalhar o andamento dos trabalhos da comissão.
Os senadores governistas tentaram melar a indicação de Renan Calheiros (MDB-AL) para o cargo de relator da CPI. Como não conseguiram, apresentaram um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) como esse objetivo.
Filho governador
A alegação é de que parlamentares que possuem parentesco em primeiro grau com possíveis alvos da investigação devem ser considerados impedidos - Renan é pai do governador de Alagoas, Renan Filho.
A comissão tem como um dos focos apurar o envio de recursos federais a estados e municípios. Se aceita, a medida também poderia afetar outro senador do MDB, Jader Barbalho (PA), que é pai do governador do Pará, Helder Barbalho. Jader ocupa vaga de suplente na CPI.
Muito barulho
Em Dourados, a CPI da Covid-19, instalada pela Câmara de Vereadores, ainda não divulgou nenhum balanço de suas atividades.
Foi feito muito barulh para a instalação da CPI, mas, aos poucos foi perdendo força junto à opinião pública.
Dentistas em UTIs
Em vigor desde 2018, a Lei 5.163 obriga a presença de profissionais de Odontologia na equipe multiprofissional das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), em todos os hospitais públicos ou privados de Mato Grosso do Sul, para os cuidados da saúde bucal dos pacientes.
Recentemente, vários veículos de comunicação destacaram a iniciativa que tem diminuído os casos de pneumonia relacionados à ventilação mecânica.
Importância
Na sessão de ontem (28), da Assembleia Legislativa, o deputado Lidio Lopes (Patriota) destacou a importância de um especialista bucomaxilo nas UTIs, como forma de salvar vidas e acelerar a rotatividade dos leitos, uma vez que o paciente pode receber alta mais rápido.
“É uma honra ver nossa lei sendo citada em vários veículos, isso significa que está sendo de fato efetiva à população”, ressaltou.
Prevenção
Conforme a norma, o atendimento deve ser voltado para a prevenção e emergência.
O parlamentar afirmou ainda que o paciente em estado crítico requer cuidado especializado e multidisciplinar, com monitoramento 24 horas, sendo necessários os cuidados com a boca durante toda a permanência na unidade.
Retomada da economia
O ritmo da vacinação e a segunda onda da covid-19 derrubaram a expectativa do brasileiro em uma retomada mais rápida da economia. A terceira edição da pesquisa “Os brasileiros, a pandemia e o consumo”, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Instituto FSB Pesquisa, mostra que 71% das pessoas consideram que a economia vai levar, pelo menos, um ano para se recuperar.
Foram entrevistadas 2.010, entre 16 e 20 de abril deste ano. Em julho de 2020, eram 61%. Essa pergunta não foi feita na primeira edição.
Vacinação lenta
Esse sentimento impacta os hábitos de consumo e foi influenciado pela vacinação: 83% dos entrevistados consideram o ritmo de vacinação no Brasil lento e 35% das pessoas que ainda não foram imunizadas não têm expectativa de serem vacinadas esse ano.
Dados oficiais mostram que apenas 13,2% da população foram vacinadas. Do total de entrevistados pela pesquisa, 9% já tomaram a primeira dose da vacina e 6%, as duas doses.
Renda diminuiu
A pesquisa mostrou um medo menor da população em perder o emprego do que em 2020. Em abril de 2021, 41% assinalaram ter um medo grande ou muito grande de perder o emprego. Em julho de 2020, eram 45% e, em maio de 2020, 48%.
Apesar disso, 32% dos trabalhadores afirmaram que a renda diminuiu e 14% perderam totalmente a renda, nos últimos 12 meses. Para 41%, a renda ficou estável e 10% registraram aumento.
Redução de gastos
Em outra pergunta, quanto às expectativas sobre sua renda para os próximos seis meses, 3% acreditam que perderão totalmente, 9% veem redução parcial e 83% consideram que não terão mudanças.
Diante desse cenário de crise e pandemia, 71% da população reduziram seus gastos desde o início da pandemia.
Telefones úteis em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
Utilidade Publica
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.