Covid-19 começa a decrescer em MS, avalia secretário estadual de Saúde

Secretário de Saúde aponta redução em média móvel de casos, de número de mortes e da taxa de contágio.

| G1 / G1 MS


O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, destacou nesta segunda-feira (26), que alguns indicadores positivos apontam que a pandemia de Covid-19 começa lentamente a decrescer no estado.

Entre esses indicadores citou a queda da média móvel de casos, para um patamar abaixo de mil. Nesta segunda foram confirmados 647 novos registros da doença e a média caiu para 926,6 por dia, nos últimos 7 dias.

Ele lembrou, entretanto, que os números menores no início da semana decorrem, geralmente, das folgas das equipes de saúde dos municípios aos sábados e domingos.

Apesar disso, Resende comentou que outra sinalização de uma regressão da doença é a da redução do número de mortes. Ele fez a ressalva de que apesar de abril já ser o mês com o maior número de óbitos de toda a pandemia, que nas últimas duas semanas a quantidade de vidas perdidas para a doença caiu.

Depois de atingir o pico na 14ª semana epidemiológica, com 397 mortes, o número de óbitos na 15ª semana e na 16ª, que foi encerrada no sábado (24 de abril), retrocedeu para 336 e 305, respectivamente.

Nesta segunda foram confirmados mais 28, o que elevou o total de óbitos durante a pandemia para 5.542, sendo 1.104 somente em abril.

O terceiro indicador positivo, de acordo com o secretário, é a taxa de contágio, que voltou a diminuir e atingiu 1,01.

Apesar dessa sinalização positiva, o secretário de Saúde, alertou que a população precisa continuar seguindo as regras de biossegurança, como o uso de máscaras, por exemplo.

Dados da pandemia

Casos novos: 647 Total de casos: 244.200 Mortes confirmadas nesta segunda: 28 Total de óbitos: 5.542 Pessoas infectadas em isolamento domiciliar: 9.535 Pacientes internados: 1.081, sendo 544 em leitos clínicos e 537 em unidades de terapia intensiva Recuperados: 228.042



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE