Geral
'Cumpri o isolamento, usei máscara e álcool gel', fala curado de covid em cidade com 46 casos em uma semana
Ele trabalha em um frigorífico de Guia Lopes da Laguna (MS), que foi o epicentro da infecção pelo novo coronavírus, após contato com um caminhoneiro terceirizado contaminado.
| G1 / NADYENKA CASTRO, G1 MS
A primeira cura de covid-19, em Guia Lopes da Laguna, cidade no sudoeste do estado onde foram registrados 46 casos da doença em pouco mais de uma semana, Edevaldo Camargo, de 38 anos, conta sobre o que o levou ao sucesso no tratamento: Cumpri à risca o isolamento, tomei os medicamentos, usei máscara e álcool gel".
Ele é responsável pelo setor de embarque do frigorífico da cidade, que é apontado pelas autoridades em saúde como o epicentro da infecção pelo novo coronavírus, e se contaminou após contato com um caminhoneiro terceirizado.
O motorista apresentou sintomas e testou positivo para a covid-19. Dias depois, Edevaldo passou a ter coriza, dor de cabeça, na garganta, nas costas e tosse seca, fez o teste e constatou que estava contaminado.
Imediatamente Edevaldo passou a seguir as orientações médicas. "Tentei passar calma para minha filha e para a minha esposa, que vieram a baixo". "Fiquei em um quarto separado da minha família, após 14 dias e 72h dos primeiros sintomas, fui liberado do meu isolamento". A esposa e filha dele testaram negativo.
Edevaldo resume o que sente após ser curado. "O sentimento é de muito alívio e gratidão". "O que eu digo para meus amigos que deram positivo é que cumpram o isolamento, usem máscara, que logo logo estaremos fazendo parte de outra estatística: a de curados da covid-19".
O trabalhador e outros colegas do mesmo frigorífico integram o grupo de 46 pessoas testadas positivo para a doença no pequeno município de Mato Grosso do Sul. Após as primeiras contaminações, a indústria de carnes, que já havia feito campanha solidária, suspendeu as atividades.
Veja abaixo vídeo com depoimento de Edevaldo sobre a sua recuperação:
Após os primeiros positivos, a prefeitura da cidade decretou quase que isolamento total dos moradores. Só podem abrir serviços essenciais. As pessoas só podem sair de casa com máscaras e em dias determinados, de acordo com o mês de nascimento. Há toque de recolher e restaurantes só podem atender por entrega.
Covid-19 em MS
Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (13) pelo governo do estado, há 430 registros da doença, com 212 curados e 188 em isolamento domiciliar. Outros 66 casos suspeitos estão sendo investigados. Treze pessoas morreram.
LEIA MAIS
CFEM: TCU constata sonegação e falta de fiscalização em processos de arrecadação
Há 1 horas