Comissão do Esporte promoverá audiência sobre regulamentação do Sistema Árbitro de Vídeo (VAR)

| CâMARA DOS DEPUTADOS


Árbitro de vídeo (VAR) acompanha partida de futebol

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados realiza, na próxima sexta-feira (30), audiência pública para debater o Projeto de Lei 6228/19, que torna obrigatória a divulgação das imagens e do áudio, em tempo real, das conversas entre os árbitros no caso de utilização do Sistema Árbitro de Vídeo (VAR).

A reunião foi solicitada pelo autor do projeto, deputado Chiquinho Brazão (Avante-RJ). 'O VAR é uma tecnologia que veio ao futebol para ajudar a diminuir os erros cruciais de arbitragem, mas não é bem isso o que vem acontecendo', diz o deputado.

'As polêmicas do árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro, campeonatos regionais e torneios no Brasil não incomodam apenas jogadores, comissões técnicas e dirigentes, mas sim o torcedor, que é o principal patrocinador do nosso futebol', explica.

Chiquinho Brazão ressalta que parte da cúpula da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também vem demonstrando descontentamento com o VAR. 'Em debate ocorrido em 2020, a cúpula da entidade questionou a demora na checagem de lances e algumas tomadas de decisões', afirma.

Por meio do Projeto de Lei 6228/19, o deputado pretende assegurar transparência nas decisões discutidas e tomadas pelos árbitros.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE