Morre Doratildo de Oliveira – Ocupante da Cadeira nº 01 da ADL

A Academia Douradense de Letras (ADL) perdeu na noite desta quinta-feira (22) o ocupante da Cadeira nº 1 da Confraria. Doratildo Pereira de Oliveira tinha 84 e veio a falecer por causas naturais.


Doratildo de Oliveira ocupava a cadeira número 1 da ADL

A Academia Douradense de Letras (ADL) perdeu na noite desta quinta-feira (22) o ocupante da Cadeira nº 1 da Confraria. Doratildo Pereira de Oliveira tinha 84 e veio a falecer por causas naturais.

Como consta no livro dos 25 anos da ADL, Doratildo era considerado “um mestre do humorismo galante, quer para a intimidade da alcova, quer para o lusco-fusco dos salões de baile”. O escritor era também agrimensor e seu trabalho no campo o inspirou em algumas composições.

Ele também se utilizou de um pseudônimo – Miguel de Oliveira – quando escreveu o livro “Rir faz bem” e destacou-se ainda como poeta, cronista e crítico literário.

Ao falar sobre Doratildo, a vice-presidente da ADL, Ivone Macieski disse que “foi com grande pasmo e com uma enorme tristeza que tomei conhecimento da notícia do seu falecimento; em seus anos dourados Doratildo foi um membro muito atuante dentro da ADL. Homem de boa paz, olhar tranquilo e fala mansa, humilde por natureza”, acrescentando ainda que “conhecê-lo foi um prazer, a todos tocou de forma diferente e única, quem o conheceu sabe o que dizendo. Morremos no final de tudo quando cumprimos o que viemos fazer, e apesar de tudo somos imortais”, complementou.

Por sua vez, Marcos Coelho Cardoso, presidente da Academia Douradense de Letras acrescentou. “Lastimamos muito a partida para a eternidade do Confrade Doratildo de Oliveira, uma pessoa singular, um jornalista e crítico literário, cujo trabalho mereceu destaque em tese de dissertação de mestrado em Mato Grosso do Sul, escrevendo em cognome para falar as verdades que a vida apresenta”, apontou Marcos.

Para ele, a morte de Doratildo “deixará uma grande e singular lacuna na escrita douradense, mas suas belas letras permanecem no nosso acervo e no nosso coração. Nosso profundo pesar aos familiares e amigos”, finalizou.

 O velório de Doratildo de Oliveira será hojie (23), das 14h às 16h na Capela Bom Jesus na Rua Cel. Ponciano em Dourados/MS.

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE