Leia Coluna do Jonas desta quarta-feira, 14

| REDAçãO/GAZETA MS


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Foto: Divulgação

Quarta-feira, 14 abril 2021 - Dia Mundial do Café. Dia Pan-Americano. Dia do Técnico em Serviço de Saúde. Dia Nacional do Neurocirurgião.

Pensamento: "A saudade é um vazio cheio de tudo."

Musica: Alone – Heart – Indicação Mateus Gnuztman

Niver: Jorge Fumio Tomizawa, Moacir Capille, Rozemar Mattos Cerzósimo, Chaveiromovel Dourados, Jander Massi, Jorge Zacarias, Joyce Lopes - Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria... Salmo 90:12.

Projeto MS Tampinhas

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), por meio de seu Núcleo Socioambiental, aderiu ao Projeto MS Tampinhas, o qual busca arrecadar fundos com a venda de tampinhas de plásticos e metais, que são destinados à castração de cães e gatos abandonados nas ruas e resgatados por ONGs.

A Corte Eleitoral passou a apoiar a causa desde 2019, ao ceder seu espaço para a divulgação do projeto com a exposição de cartazes explicativos, bem como ao se tornar um dos pontos de coleta do projeto.

Sem fins lucrativos

O primeiro encaminhamento de material foi realizado em novembro daquele mesmo ano e, desde então, vem encaminhando de acordo com a quantidade recebida com periocidade bimestral ou semestral.

Sem fins lucrativos, foi trazido a Campo Grande pela empresária Juliana Salvador e visa coletar fundos, através de venda de tampinhas de plásticos e metais (lacres e frascos de aerosol), para castração de cães e gatos abandonados nas ruas e resgatados por ONGs, diminuindo os problemas de saúde ocasionados pela superpopulação destes animais, bem como o próprio abandono e maus tratos, considerados crimes pelas Leis 9.605/1998 e 1.095/2019.

CPI da Pandemia é criada

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), leu na tarde de terça-feira (13) o ato de criação da CPI da Pandemia. Com a medida, fica autorizada a formação do colegiado, destinado a apurar as ações e eventuais omissões do governo federal durante o enfrentamento à Covid-19.

O requerimento da comissão, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirma que a CPI tem o objetivo de “apurar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio para os pacientes internados” nos primeiros meses de 2021, segundo o G1.

Punição aos corruptos

O deputado estadual Coronel David (Sem Partido) apresentou na terça-feira (13), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o Projeto de lei 87 de 2021.

A matéria estabelece penalidades administrativas aos agentes públicos que cometerem atos de corrupção e improbidade envolvendo recursos e bens destinados ao enfrentamento de pandemias, epidemias e calamidade pública.

Multa

A proposta prevê aplicação de multa administrativa não inferior a mil e não superior a 10 mil Unidades Fiscais Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul (Uferms), dependendo da natureza da infração.

Caso a infração venha a ser cometida em período de pandemia e/ou epidemia, as penalidades serão acrescidas de um terço. O valor da multa será aplicado em dobro em caso de reincidência.

Tudo em ordem

O deputado Coronel David  explicou que: “Aos agentes públicos cabe gerir de forma proba a máquina pública, garantindo o fornecimento dos bens e serviços necessários ao enfrentamento da pandemia ou estado de calamidade”.

 Isso, “sem desviar-se da necessidade moral e legal de se manter as contas públicas em ordem”, defendeu o autor.

Fora do Simples

O Projeto de Lei Complementar 24/21 impede pequenas e médias empresas que prestem serviços jornalísticos de optar pelo Simples Nacional – sistema de tributação simplificada e com alíquotas menores. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

O texto exclui o jornalismo da lista de atividades intelectuais, como auditoria, publicidade, consultoria e outras, que são atualmente tributadas com alíquotas entre 15,5% e 30,5%, conforme divulgou a Agência Câmara.

Pede apoio

Autor do projeto, o deputado Helio Lopes (PSL-RJ) afirma que o objetivo é afastar a possibilidade de inclusão da atividade de jornalista no âmbito do Simples Nacional.

"Diante da importância e atualidade da matéria, esperamos contar com o apoio dos nobres pares para aprovação desta proposição legislativa”, diz o deputado.

Palestra

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), promove a palestra EAD, “Eu e o Dinheiro: Saibamos mais sobre Educação Financeira”. Destinado aos servidores e colaboradores do TCE-MS, a palestra amanhã, dia 15 de abril, das 8h às 10h, ao vivo, pela ferramenta interativa Google Meet. O evento tem como instrutor o consultor e administrador, Miguel Greco.

A ação é uma parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do TCE-MS e tem como finalidade contribuir com orientações sobre o planejamento financeiro, elevar o nível de consciência para ampliar as expectativas buscando a excelência e ascensão profissional, abordar sobre o conhecimento sobre a si mesmo, sendo o dinheiro, o seu aliado com dicas e estratégias para melhor utilizá-lo e ainda aprimorar o conhecimento financeiro e qualidade de vida dos servidores e colaboradores.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE