Melhoramento Genético: Safra 21/22 deve ter nova geração de sementes no campo


Estimuladas pela produção recorde, empresas preparam seus lançamentos e reforçam aposta na agricultura digital. Confira:

Com a expectativa de novos recordes de produção de grãos, as grandes empresas de defensivos que atuam no Brasil preparam o lançamento de novidades para a temporada 2021/22. Um dos destaques é o melhoramento genético , com a chegada de uma nova geração de cultivares ao campo a partir do plantio da próxima safra. Além de um reforço na aposta das empresas nas tecnologias digitais.

A plataforma Intacta Xtend, da Bayer, terceira geração das sementes transgênicas, promete alta eficiência contra lagartas, amplo espectro de controle de plantas daninhas, manejo inteligente e biotecnologia de última geração para levar a produtividade da soja a um novo patamar. “Os astros estão alinhados para trazer inovação para o nosso cliente”, diz Geraldo Berger, diretor de Assuntos Regulatórios, referindo-se também a novas biotecnologias para milho e algodão que a Bayer lança neste ano.

O sistema Enlist, da Corteva Agriscience, é apresentado como uma grande evolução no controle de plantas daninhas nas lavouras de soja e milho. A soja melhorada geneticamente já disponível há três anos nos EUA, chega ao Brasil com a promessa de permitir que o agricultor aplique sobre ela os herbicidas glifosato, 2,4-D e glufosinato, além de trazer proteínas para proteção contra lagartas. 

Segundo Rodrigo Neves, líder de P&D da Corteva para Brasil e Paraguai, a plataforma combina um agroquímico ambientalmente mais seguro que gera menos odor e 90% menos deriva com novas proteínas e muita tecnologia. Embora as duas plataformas sejam apresentadas como soluções completas, as empresas dizem que o produtor pode usar as novas tecnologias em conjunto com outros produtos. “O que recomendamos com vigor é o uso das boas práticas para a longevidade das soluções”, diz Ernesto Fukushima, líder de Biológicos na América Latina da Corteva.

Hugo Borsari, diretor de Sementes da Basf para América Latina, conta que a empresa, uma das licenciadas da tecnologia Intacta 2 Xtend, vai  auxiliar os agricultores a explorarem o máximo potencial genético das novas cultivares com posicionamentos adequados de acordo com a região de plantio. “Unimos a tecnologia Intacta 2 Xtend com a genética diferenciada desenvolvida pela Basf e vamos lançar 13 variedades de sementes melhoradas geneticamente na safra 2021/22 destinadas para o cultivo em áreas da região Sul e do Cerrado.”

Neste ano, a Basf já lançou uma marca de sementes de arroz, com foco no desenvolvimento de híbridos de alta performance e prevê colocar no mercado ainda mais quatro produtos. Entre eles, um fungicida para o controle de duas doenças na soja: a ferrugem e a mancha alvo.

A Syngenta, que também é licenciada da Intacta 2, vai lançar neste ano dois fungicidas com misturas na formulação que visam trazer maior eficiência e diminuir o risco de resistência e dois inseticidas para ajudar na gestão de resistência a lagartas que estão aparecendo nas sementes transgênicas de soja e milho, segundo André Savino, diretor de marketing da Syngenta Proteção de Cultivos. As novas tecnologias devem disputar um mercado potencial de fungicidas premium para a soja estimado em US$ 1,6 bilhão.

Marcelo Zanchi, diretor de marketing da indiana United Phosphorus Limited (UPL), diz que, diante dos novos lançamentos de biotecnologia da Bayer e Corteva, a empresa vai manter sua estratégia de levar soluções ao produtor que visam, principalmente, o aumento de produtividade e uma lucratividade maior. “Buscamos cada vez mais oferecer ferramentas de aumento de produtividade, de manejo de resistência que visam não apenas auxiliar essas novas tecnologias a expressar todo seu material genético, mas também gerar maior eficiência por custo de unidade produzida.”

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola .

Fonte: Revista Globo Rural

Veja Mais Melhoramento Genético: Safra 21/22 deve ter nova geração de sementes no campo Defensivos Agrícolas: Mercado de defensivos agrícolas sobe no Brasil Segurança Alimentar: ‘Aumento dos preços dos alimentos tem impacto maior nos países mais pobres’ Agricultura de Precisão: Quais os desafios para a agricultura no futuro? Fatores Climáticos: Onda de frio se aproxima e temperatura pode ficar abaixo de 5 graus

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail? Cadastrar

Tags Melhoramento Genético

Eng. Agrônoma especializada em Administração Agrícola e Comércio Exterior.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE