Leia Coluna do Jonas desta segunda, 12

| ASSESSORIA


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Segunda-feira, 12 de abril 2021

Pensamento: "Enquanto você reclama da vida, tem gente lutando por uma."

Musica: Tempo perdido - Paulo Ricardo – Indicação Mateus Gnuztman

Niver: CG Automóveis, Dênes de Azevedo, Willian Matos. Ontem: Tarcila Araujo, Tarcila Araujo, JotaPe JP, André Luiz, Reginaldo Santos - Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria... Salmo 90:12.

Vacina prá todo mundo

O vereador Sergio Nogueira (PSDB) solicitou ao prefeito Alan Guedes (PP) a inclusão dos motoristas profissionais, taxistas, mototaxistas, motoristas de aplicativo e office boy como grupo prioritário no acesso à vacina contra a Covid-19, à medida em que o imunizante for sendo disponibilizado. Louvável iniciativa do vereador.

No entanto, diante dessa pandemia, a prioridade maior é a aquisição de vacinas para atender todo mundo. Todas as categorias. De mamando a caducando. Ninguém pode ficar de fora. Se o governo federal está enrolando na aquisição de vacinas, então, que o Município tome as devidas providências. Afinal, a melhor obra de um administrador, hoje, não é pavimentação asfáltica, mas, sim, ajudar a prevenir vidas.

Só tragédia

O Brasil registrou 1.824 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou no domingo (11) 353.293 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 3.109.

É a segunda maior média móvel de mortes já registrada, inferior apenas ao número de 1º de abril (3.119). Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +17%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença, publicou o G1.

Mudança

Em pouco mais de dois meses na presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), antes visto como o principal fiador das políticas do governo Jair Bolsonaro no Congresso, mudou de papel. Com a escalada da crise provocada pela pandemia e a disputa atual em torno do Orçamento, projetos apresentados como prioritários pelo Palácio do Planalto perderam espaço, e a agenda de costumes, relegada ao segundo plano, deve se esvaziar neste ano.

Das pautas conservadoras com apelo na base bolsonarista, apenas uma até agora teve sinalização positiva de Lira para ser levada adiante: a proposta que trata do ensino doméstico, ou homeschooling. Outras propostas foram esquecidas, conforme publicou o jornal O Globo.

Fake news

Para combater a disseminação de notícias falsas (fake news) durante as eleições é preciso um engajamento das plataformas virtuais com grande antecedência, segundo a conclusão de uma pesquisa realizada pela organização Avaaz durante as eleições do ano passado nos Estados Unidos. A Avaaz é uma rede de mobilização social global financiada por doações de pessoas físicas.

A coordenadora sênior de campanhas da Avaaz, Laura Moraes, participou na sexta-feira (9) de reunião virtual do grupo de deputados que analisa mudanças na legislação eleitoral, segundo a Agência Câmara de Notícias.

Fraudes no pleito

De acordo com o estudo da Avaaz, a maior parte das notícias falsas divulgadas durante as eleições à presidência dos Estados Unidos no ano passado falava sobre fraudes no pleito. Laura Moraes destaca que  44% dos eleitores tiveram acesso a essas informações e 35% acreditaram na notícia mesmo após o fim do processo eleitoral e a confirmação do resultado.

Ela acredita que se tivesse ocorrido uma intervenção das plataformas num período anterior a 45 dias poderia, por exemplo, ter evitado a invasão do Capitólio por grupos extremistas

Auxílio a bares

O Plenário do Senado se reúne, na quarta-feira, de forma remota para votar quatro itens, entre eles o PL 973/2021, que cria Programa de Auxílio aos Restaurantes, Bares e Lanchonetes como medida para resguardar o setor que foi um dos mais atingidos com a pandemia de covid-19.

A proposta do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) estabelece auxílio no valor de R$ 2 mil por três meses e a suspensão da cobrança de tributos federais com a posterior renegociação das dívidas para essas empresas, divulgou a Agência Senado.

Cadastrados

A proposta determina que, para receber o auxílio, os restaurantes, bares e lanchonetes devem ser cadastrados na junta comercial, estar ativos junto à Receita Federal e empregarem ao menos um funcionário.

Pela medida, a cobrança de tributos federais ficará suspensa até 31 de dezembro de 2021 e, a partir de 2022, o Poder Executivo Federal oferecerá modalidades de renegociação das dívidas, o que inclui também a previsão de desconto de até 70% e prazo para pagamento em até 145 meses.

Anonimato

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul conta com um serviço anônimo de denúncias que mobiliza a sociedade na luta contra o crime e a violência. O Disque Denúncia 181 é uma importante ferramenta que permite ao cidadão ajudar a esclarecer e também evitar que crimes aconteçam.

Os tipos de crime que podem ser denunciados não se restringem a venda de drogas ou porte ilegal de armas. Também é possível informar sobre pessoas desaparecidas, crimes ambientais, foragidos da justiça, local de desmanche de veículos roubados, mulheres ou crianças que estão sofrendo violência doméstica, entre outros.  

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE