Proprietários de apartamentos para alugar: dicas de como cobrar o inquilino devedor

Aluga apartamento e o inquilino está te devendo? Confira algumas dicas de como você pode cobrá-lo!

| ASSESSORIA


Os proprietários de apartamentos para alugar sempre enfrentam alguns problemas com os inquilinos, e a principal delas é a inadimplência. E como cobrança é um assunto muito delicado, você precisa tomar algumas medidas estratégicas para ser o mais amigável possível, além de formalizar o compromisso de que o inquilino vai te pagar o que deve.

Nesse sentido, pontuamos algumas dicas para proprietários de apartamentos para alugar, que podem ajudar a solucionar essa questão de forma segura. Saiba como abordar o seu inquilino de forma certeira para evitar algumas dores de cabeça ao longo do caminho da cobrança. 

Continue lendo o restante do artigo para anotar todas as dicas!
 

Apartamentos para alugar: Estratégias de cobrança
Em caso de inadimplência, você precisa incentivar o inquilino a pagar a dívida e para isso você precisa seguir os seguintes passos: entrar em contato para tentar resolver de forma amigável, caso não seja resolvido o problema, você pode enviar uma notificação por escrito, e por último, como medida mais drástica, pode recorrer à justiça. 

Vamos entender cada um deles?
 

Escolha o melhor horário para entrar em contato
A questão da hora é um pouco mais complicada, porque não existe uma regra a ser seguida. Claro que a recomendação é entrar em contato entre 9h e 11h ou 14h às 16h.

Mas você também precisa considerar a vida do seu inquilino, se ele trabalha ou estuda, é melhor você ligar após o horário comercial, para evitar possíveis constrangimentos, seja no trabalho ou na faculdade.

Agora, para entrar em contato, o meio mais indicado é telefonar. Durante a conversa, saiba o porquê dele não estar conseguindo pagar devidamente o aluguel, para vocês conseguirem resolver a situação da melhor forma, para ambos.

Lembre-se de manter o tom de voz amigável para ele não se sentir ameaçado, muito menos correr o risco de violar a lei por cobrar de forma incorreta ou excessiva, por exemplo.
 

Envie notificação por escrito
Após desligar e de ter entrado em um acordo com o inquilino, o melhor é esperar até que ele pague o valor devido no tempo em que prometeu. Caso isso não ocorra, você pode recorrer a notificação por escrito, porque além de informar, o documento é uma forma de comprovar a situação de inadimplência, além de constar exatamente o valor que ele te deve.

Se tudo isso foi feito - cobrança amigável, depois notificação - e realmente não teve solução e o seu inquilino estiver devendo ainda, você terá que levar o caso para a justiça. Como proprietário de apartamentos para alugar, você pode entrar com uma ação para receber os valores devidos e se quiser pode até pedir pelo despejo.
 

Pedido de rescisão do contrato de apartamentos para alugar
Fique tranquilo, porque a Lei do inquilinato assegura tal transação. Então, no caso de atraso, o proprietário pode entrar com pedido de despejo, seja para o inquilino apenas pagar os valores em atraso ou até mesmo devolver o imóvel. Fica ao seu critério para entrar com algum desses dois pedidos de cobrança extra judicial.

 Ação de despejo
A última opção é a mais extrema para a situação de cobrança do inquilino de apartamentos para alugar. Mas essa é a decisão mais vantajosa para o proprietário que realmente está no prejuízo com os atrasos, porque além de retomar o seu imóvel, recebe os valores dos aluguéis que ainda não foram pagos em cima de juros e correção monetária.

Outros valores também podem ser cobrados, caso estejam especificadas no contrato da locação do imóvel.

Mas é claro que existe a possibilidade de evitar que o inquilino seja despejado, no caso, ele precisa depositar tudo o que deve no prazo de até 15 dias após a citação for oficializada judicialmente.

Esperamos que as nossas dicas tenham clareado a sua mente e agora você pode seguir adiante para fazer a abordagem certa no inquilino que está morando no seu apartamento para alugar. Até a próxima!



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE