Leia Coluna do Jonas desta quinta, 08

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Quinta-feira, 8 de abril 2021 - Dia da Natação. Dia Mundial do Combate ao Câncer. Dia Mundial da Astronomia. Dia Nacional do Sistema Braille. Aniversário de Cuiabá. Aniversário de Cuiabá. Dia do Desbravador.

Pensamento: "Uma certeza nessa vida é que não se brilha apagando a luz dos outros." - "Gratidão porque podia ser pior. Gratidão porque é só uma fase. Gratidão porque vai passar."

Musica: Ah como eu amei - Benito do Paula - Forever and ever - Demis Roussos – indicação de Mateuz Gnuztman

Niver: Euzebio Lopes Filho, Donisete De Sousa, Rosimeire Colhado, Wander Medeiros, Seleta Quadro de Cuiabá, Adilson Freitas Valdez - Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria... Salmo 90:12.

Dia do Jornalista – Luto

7 de abril, Dia do Jornalista, esse ano apenas com uma grande preocupação. O risco que corre toda a categoria, além dos outros companheiros do setor de Comunicação, com a pandemia do Corona Vírus.

Dados

Com as perda de colegas, o Brasil assumiu a segunda colocação entre os países que perderam profissionais para a Covid 19, perdendo apenas para o Peru. Segundo a Fenaj, até o dia 16 de fevereiro aconteceram 71 mortes de jornalistas brasileiros, sendo que a curva de óbitos se tornou ascendente a partir de novembro do ano passado.

No Estado

Até dezembro, sete companheiros não resistiram à doença em Mato Grosso do Sul. É como se olhássemos a morte se aproximando a cada dia de cada um de nós.

Defesa

A atividade já está incluída como essencial num decreto federal e em normas estaduais. O senador Nelsinho Trad também entrou com uma indicação de para que fossem colocados na lista de prioridades do plano nacional de vacinação, aqueles que ficam na linha de frente das coberturas jornalistas, radialistas, que trabalham em televisão, rádios, jornais, sites, repórteres de campo, editores de texto, imagem, som, fotógrafos, cinegrafistas, diretores, chefes de redação, operadores de imagem e som , enfim, todos aqueles que tenham contato diário e contínuo com a cobertura do que vem acontecendo. Em Dourados o vereador Sergio Nogueira (PSDB) também entrou em defesa da vacinação dos profissionais.

Precaução

Precisamos preservar quem corre riscos para que a proteção de verdade chegue a todos nós.

Funcerb

A Fundação de Cultura e Esportes de Rio Brilhante - Funcerb já tem toda a programação esportivo-cultural pronta, aguardando somente o momento propicio para dar início às atividades, o que leva em consideração esse período  de pandemia, que vem retardando ações em todo o estado. Quem fala sobre isso é o diretor-presidente da Funcerb, professor Valsuir Saliba, em entrevista exclusiva para o Gazeta MS nessa quarta-feira.

Pizza no forno?

A CPI que vai investigar os gastos realizados pela Prefeitura de Dourados no combate e prevenção à pandemia da Covid-19 durante o ano passado, está dando o que falar.

Isso, porque, muita gente acredita que a CPI não passa de “carta marcada”, ou seja, não vai dar em nada. Ou melhor, a pizza já está sendo colocada no forno.

Só a verdade

No entanto, independentemente de questões político-partidárias, a CPI tem que realizar um trabalho correto e transparente.

Afinal, quem não deve, não teme. Se não for constatada nenhuma irregularidade, que a denúncia seja arquivada. Agora, se ocorrer o contrário, aí tem que ser investigada. Sem pizza.

Tempos escuros

Aliás, nos últimos anos, o cenário do Palácio Jaguaribe da Câmara de Dourados tem sido palco de muitas denúncias, CPIs e cassações de mandatos.

Vamos torcer que, a partir de agora, esse cenário deixe à escuridão e volte à clareza dos bons tempos. Tá difícil. Mas, nada é impossível.

Tatuagens e piercings

O deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) apresentou na quarta-feira (7) o Projeto de Lei 78 de 2021 para proibir a feitura de tatuagens e a colocação de piercings com fins estéticos em animais no âmbito de Mato Grosso do Sul.

“A liberdade de tatuar a pele não significa que podemos tomar essa decisão pelos animais que convivem conosco. Infringir dor e sofrimento a um animal é uma prática cruel, proibida pela nossa Carta Magna, e que pode levar à prisão os infratores”, defendeu o autor.

Complicações

De acordo com a justificativa da proposta, além do sofrimento causado pela dor, os animais tatuados são expostos a diversas complicações como: reações alérgicas à tinta e ao material utilizado no procedimento, infecções, cicatrizes, queimaduras e irritações crônicas.

“O objetivo deste projeto de lei é impedir esse tipo de prática criminosa em nosso Estado, garantir a segurança jurídica e a aplicação de penas àqueles que tatuarem ou colocarem piercings ou permitirem que animais sob sua tutela sejam maltratados dessa forma”, finalizou Fernandes.

FHC, 90 anos

O Plenário do Senado aprovou na quarta-feira (7), requerimento 1.026/2021) do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) para realização de sessão especial para comemorar os 90 anos do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que serão completados no próximo dia 18 de junho, segundo a Agência Senado.

“Este grande brasileiro por duas vezes exerceu o mais alto cargo da República, deixando seu nome na história com reformas na área econômica e social, destacando-se o fim da inflação (primeiramente como ministro responsável pelo Plano Real no governo Itamar Franco e, depois sua consolidação, como presidente), a construção de uma ampla rede de proteção social, a universalização do ensino básico e a modernização das telecomunicações no país, entre outros avanços”, afirma o senador em seu requerimento.

Campanha da Legalidade

Foi aprovado também na quarta-feira no Senado, requerimento (RQS 935/2021) do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pela realização de uma sessão especial para comemorar os 60 anos da Campanha da Legalidade. Fato histórico lembrado pelo senador como “um dos episódios cívico-populares mais marcantes da história do país em defesa da democracia e da Constituição, que teve como principal protagonista o então jovem governador do estado do Rio Grande do Sul, Leonel de Moura Brizola”.

A Campanha da Legalidade foi uma mobilização civil e militar no Sul e Sudeste do país durante 14 dias após a renúncia de Jânio Quadros da Presidência do Brasil, em 1961, na defesa pela manutenção da ordem jurídica, que previa a posse do vice, João Goulart, divulgou a Agência Senado.

Reforma em escola

Na quarta-feira (7), durante sessão plenária, o Deputado Renato Câmara (MDB) encaminhou indicações ao Governo do Estado e a Secretaria de Educação, solicitando, em caráter de urgência, a reforma geral com a construção de passarelas interligando as salas de aulas com o restante do prédio da Escola Estadual Castro Alves, localizada no Município de Dourados.

O encaminhamento foi feito pela direção da Escola Estadual Castro Alves, a pedido da população solicita a reforma geral do prédio da referida unidade escolar que há bastante tempo não passa por reformas.

Prédio antigo

A Escola Estadual Castro Alves possui um prédio antigo e atualmente atende 1.077 alunos. No ano de 2018 recebeu uma obra de ampliação, onde houve a construção de mais 02 salas de aulas. Ocorre que, não foram construídas passarelas interligando as referidas salas com o prédio principal, e nos dias de chuvas os alunos e professores ficam impossibilitados de se locomoverem.

Assim, se faz necessária a reforma geral da Escola Estadual Castro Alves com a construção de passarelas interligando as salas de aulas com o restante do prédio para melhor atender aos alunos, bem como fornecer melhor suporte e qualidade de ensino a todos.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]

 

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE