Em Dourados, mais de 30 mil recebem 1ª dose da vacina contra a Covid-19

| SUBCOM


A cidade de Dourados já tem mais de 30 mil pessoas imunizadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O número representa um total de 65% de doses aplicadas. A estimativa é de que 51.664 pessoas sejam vacinadas nessa primeira fase de grupos prioritários.

De acordo com o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Sérgio Murilo Mota, o governador Reinaldo Azambuja tem priorizado o envio de doses em tempo recorde a todos os municípios. “A proposta é que os imunizantes sejam distribuídos no prazo máximo de 24h. Esse trabalho tem contribuído para que Mato Grosso do Sul se mantenha em primeiro lugar entre os estados brasileiros que mais vacina”, explica.

Para Dourados foram destinadas 43.153 unidades da primeira dose e 21.849 para a segunda fase, que ocorre num intervalo de 90 dias. Nessa segunda etapa cerca de 8 mil pessoas já se vacinaram no município.

Do total de pessoas que tomaram a vacina na primeira etapa (30 mil) 24,1% é da comunidade indígena, 22,6% trabalhadores da saúde, 15,9% pessoas com idades entre 65 e 69 anos, 9,5% pessoas com idades entre 75 e 79 anos, 9,4% idosos com idades acima de 80 anos, 8,2% pessoas com idades entre 60 a 64 anos, 6,5% pessoas entre 70 e 74 anos, 1,5% forças de segurança e salvamento e 1,3% pessoas com comorbidades.

De acordo com o secretário Municipal da saúde de Dourados, Edvan Marcelo, a agilidade do Estado na liberação e distribuição das vacinas, bem como a força-tarefa da Prefeitura em buscar os imunizantes garante o avanço nos trabalhos de imunização. Segundo ele, a meta é vacinar cerca de 90% do público prioritário nessa primeira etapa, o que corresponde a cerca de 52 mil pessoas. Conforme Marcelo, essa parceria com o governo do Estado garante ainda o abastecimento de 12 pontos de vacinação espalhados por unidades estratégicas de Dourados.

A aposentada Marlene Elger, de 74 anos, já tomou a primeira dose da vacina. Ela disse que desde o início da pandemia ficou em isolamento em casa, longe de parte da família e que aguarda a segunda fase da imunização para rever os parentes que moram em outros estados.  

“Estava muito ansiosa pela chegada da vacina e fiquei muito contente porque nem precisei sair do meu bairro, aqui no Izidro Pedroso para me imunizar, já que a aplicação ocorreu no posto de saúde local. Quando tomei a primeira dose já me senti muito aliviada. Assim que eu puder tomar a segunda dose, quero voltar a viajar e rever parte da minha família que mora no norte do país”, ressalta, alertando para a importância da imunização. “Eu quero tomar a segunda dose da vacina para me proteger e para proteger a todos os que amo. Peço que todos se imunizem”, reforça.

O sargento da Polícia Militar, Vanilton Rodrigues, também foi um dos imunizados. Ele diz que estava ansioso para receber a primeira dose. “Nós que atuamos na linha de frente, estamos expostos à doença. Eu mesmo, por vários momentos, durante a rotina diária, tive que lidar com situações de tumulto e aglomeração, onde pessoas estavam sem máscara. Momentos como esse nos deixam apreensivos, mas agora com a imunização me sinto aliviado”, comemora.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE