Geral
Leia Coluna do Jonas desta quinta, 01/04
| REDAçãO
Quinta-feira 1 de abril de 2021 - Quinta-feira santa. Dia da Mentira. Dia da Abolição da Escravidão dos Índios
Pensamento: "Os perversos serão derrubados e já não são, mas a casa dos justos permanecerá." Provérbios 12:7
Musica: Planeta Água – Guilherme Arantes
Niver: Laerte Ramos, Sossego Fernandes, Apaefs Escolinha de Futsal, Priscila Canedo, John Lenos Santos, Fabiane Câmara - Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria... Salmo 90:12.
Rua Cabral
Quando existe empenho e determinação as coisas acontecem. Cumprindo o que diz o slogan “Construindo com você”, o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Dourados, Cemar Arnal fez a indicação e acompanhou de perto o desenvolvimento do trabalho. Resutado: A Rua Cabral, na Vila Industrial está recapeada. “Trabalhando nós chegamos lá”.
Marçal tá rindo à toa
O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) está rindo à toa. E não é prá menos. Isso, porque, o Senado aprovou na noite de terça-feira (30) um Projeto de Lei do que iguala o salário entre homens e mulheres que desempenham a mesma função. Esse projeto foi apresentado por Marçal, quando exercia ao mandato de deputado federal, em 2009.
Multa
A empresa que descumprir a medida pagará multa. O projeto segue agora para sanção presidencial. O projeto insere a multa na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
A empresa punida deverá compensar a funcionária alvo da discriminação com o pagamento de valor correspondente a até cinco vezes a diferença verificada. Essa indenização deverá ser multiplicada pelo período de contratação, até um limite de cinco anos.
Agradecimento
Marçal Filho comemorou a aprovação. "Nenhuma mulher não vai mais ganhar salário menor que um homem. Levou 12 anos para ser aprovado, mas agora vamos ter a promoção da igualdade salarial no Brasil e combater a desigualdade de gênero", disse Marçal.
Marçal agradeceu o apoio das senadoras por Mato Grosso do Sul, Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (PSL), por se empenharem para que o projeto entrasse para votação. Agradeceu também o ex-senador Waldemir Moka.
Imprensa de luto
O jornalista Denilson Pinto, de 53 anos, morreu por complicações da covid-19 na segunda-feira (29), em Campo Grande.
Denilson foi o terceiro profissional da imprensa da Capital a morrer por complicações da covid-19. Os outros dois foram Guilherme Filho, no dia 30 de dezembro, e Valdenir Rezende (repórter fotográfico), no dia 28 de fevereiro.
Setores de eventos
O Plenário do Senado aprovou na terça-feira (30) o projeto que cria o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). O projeto (PL 5.638/2020) contém medidas para compensar a grande perda de receitas das empresas de eventos e turismo, por causa da pandemia.
Aprovada com modificações introduzidas pela relatora, a senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), a proposta segue para nova análise da Câmara dos Deputados, conforme divulgou a Agência Senado.
Débitos parcelados
O texto parcela débitos das empresas dos setores de eventos e turismo com o Fisco e estabelece outras medidas compensar a grande perda de receitas, como a alíquota zero de PIS/Pasep, Cofins, da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) por 60 meses.
Poderão aderir ao Perse empresas de hotelaria, cinemas, casas de eventos, casas noturnas, de espetáculos, e buffets sociais e infantis. Também poderão aderir empresas que realizem ou comercializem congressos, feiras, feiras de negócios, shows, festas, festivais, simpósios ou espetáculos em geral e eventos esportivos, sociais, promocionais e culturais. Na área do turismo, o Perse inclui agências de viagens, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos na área, parques temáticos, acampamentos turísticos e meios de hospedagem.
Calamidade pública
Passou a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Decreto Legislativo 17/2021. O documento trata da prorrogação do estado de calamidade pública no município de Rio Verde. A situação excepcional foi oficializada em 2020 por meio do Decreto Legislativo 655. Rio Verde sofre com os impactos negativos decorrentes da pandemia e com o aumento recente do número de casos.
De acordo com a proposta apresentada, a prorrogação se dará exclusivamente para os fins do artigo 65 da Lei Complementar Federal 101, de 4 de maio de 2000, para as dispensas do atingimento das metas fiscais. A medida tem como justificativas a continuidade da situação de urgência causada pela Covid-19 e a necessidade da manutenção de ações emergenciais de prevenção e combate à doença.
Uso de máscara
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez ontem um apelo para que os brasileiros não aproveitem o feriado da Semana Santa para promover festas e aglomerações, de acordo com a Agência Câmara de Notícias.
“Não há o que comemorar com a nossa sociedade tão fragilizada. [Vamos] Usar as máscaras. Vamos começar, desde já, a adotar essas medidas sanitárias que são tão importantes quanto a vacina e as ações de assistência à saúde”, disse o ministro, que participou de audiência pública virtual conjunta das comissões de Seguridade Social e Família; e de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.
Telefones úteis em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
Utilidade Publica
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.
LEIA MAIS

Sidrolândia recebe seminário sobre regularização de terras na faixa de fronteira
Há 11 minutos