Política
ALEMS recebe projetos do Executivo sobre abono e mudanças na Previdência
| ALMS
O Poder Executivo enviou à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) nesta terça-feira (12), o Projeto de Lei 82/2020, que prorroga, para até 31 de maio de 2021, o prazo estabelecido no Anexo II, da Lei 4.868, de 1º de junho de 2016, que concede abono salarial aos servidores estaduais efetivos ativos, integrantes da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual.
Segundo justificativa do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), a proposta está prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) e não acarretará novas despesas para o Estado. “Por veicular a manutenção do pagamento de verba decorrente de determinação legal anterior, já é prevista na Lei Orçamentária Anual, e observa a manutenção do equilíbrio das contas públicas, contidas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o que não configura a criação de uma despesa para os cofres públicos”, explicou.
Também foi encaminhado nesta manhã o Projeto de Lei Complementar 2/2020, que dispõe sobre as alterações nas aposentadorias, nas pensões e no plano de custeio do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Estado de Mato Grosso do Sul, altera a Lei 3.150, de 22 de dezembro de 2005. Na prática, a matéria tem o objetivo de adequar a legislação estadual as regras contidas na Emenda Constitucional 103/2019, promulgada no dia 12 de novembro do ano passado pelo Congresso Nacional, já que a emenda altera o ordenamento jurídico da Previdência Social.
Uma das alterações previstas no texto encaminhado pelo Executivo são os institutos legais para permitir a aplicação de regras diferenciadas para a concessão dos benefícios previdenciários aos servidores públicos com deficiência, aos ocupantes do cargo de agente penitenciário, de agente socioeducativo ou de policial civil do Estado e àqueles que exerçam atividades com efetiva exposição a agentes nocivos químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde e aos ocupantes do cargo de professor.
As matérias seguem para apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), antes da votação em plenário.
LEIA MAIS
Prefeitura recebe equipe de banco francês para vistoria nas obras do Fonplata
Há 23 minutos
Polícia faz segunda grande apreensão de cocaína e carga é avaliada em R$ 6 milhões
Há 26 minutos