Nova Ferroeste irá reduzir custos logísticos em mais de 30%, gerando emprego para MS, anuncia Riedel

| DOURADOSNEWS / DA REDAçãO


No encontro, Riedel reforçou que a iniciativa vai reduzir custos, estimular o desenvolvimento - Crédito: Divulgação

O secretário Eduardo Riedel, participou da reunião realizada, nesta segunda-feira, com o Governador Reinaldo Azambuja e com o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, onde foram apresentados os andamentos da Nova Ferroeste, que vai unir Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá. 

No encontro, Riedel reforçou que a iniciativa vai reduzir custos, estimular o desenvolvimento e gerar emprego e renda para a população dos dois Estados. “É uma ferrovia extremamente importante para Mato Grosso do Sul, vai sair de e vai até o Porto de Paranaguá, o que representa uma redução de 32% nos custos logísticos da região de Maracaju, Dourados, Amambai, descendo para o Paraná, o que significa mais emprego, significa mais renda, aumento da atividade produtiva”.

O governador Reinaldo Azambuja falou do entusiasmo que é a aproximação dessa iniciativa para Mato Grosso do Sul. “A nova Ferroste é um sonho do Paraná e do Mato Grosso do Sul e que agora caminha a passos largos, com todos trabalhando juntos. Queremos em breve bater o martelo da conclusão desta obra e será uma alegria compartilhar isso com você [Ratinho Junior]”. 

O governador Ratinho Junior explicou o perfil ambiental da Nova Ferroeste. “Tem um apelo ambiental muito forte, rigoroso, essa é a grande sacada desse projeto. Um projeto férreo, ligando o MS ao porto do Paranaguá, com um estudo de viabilidade técnica e ambiental.  Todos esses estudos sendo viabilizados para levar à Bolsa de Valores e, assim, conseguir investidores”. 

Riedel avalia, ainda, que a iniciativa, em parceria com o Governo do Paraná representa um importante eixo logístico para a competitividade do Estado. “Foi uma reunião extremadamente produtiva, onde foi entregue o estudo de viabilidade técnica econômico ambiental. Estamos dentro do cronograma”. 

Sobre a obra

A nova malha ferroviária, que terá 1.285 quilômetros de extensão, inclui a construção de uma nova ferrovia entre Maracaju (MS) e Cascavel (PR), um novo traçado entre Guarapuava e Paranaguá, um ramal multimodal entre Cascavel e Foz do Iguaçu, além da revitalização do atual trecho da Ferroeste, entre Cascavel e Guarapuava. Ainda não há um valor definido para a obra, visto que o projeto está em fase de elaboração, a expectativa de investimentos na ordem de R$ 20 bilhões e vai transformar o Paraná no Hub Logístico da América do Sul. 

A previsão de economia de tempo de transporte/trânsito, é reduzir de 100 para 18 horas, a atual velocidade de transporte. Entre janeiro e outubro de 2020 a Ferroeste registrou lucro operacional de R$ 1,2 milhão e faturamento bruto de R$ 19 milhões, segundo balanço da empresa.  Também houve redução dos custos operacionais em relação a 2019, em cerca de 35%, consequência de um trabalho de austeridade.



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