Elos Solidários é exemplo de filantropia em Dourados

| DOURADOS AGORA


Criada há 5 anos, a associação 'Elos solidários' se tornou referência em filantropia na cidade de Dourados. São mais de 50 voluntários que prestam auxílios a famílias nas mais diferentes áreas, promovem campanhas e ações culturais e educacionais.

Sem fins lucrativos, a Associação tem voluntários que se firmaram no propósito de doar tempo e recursos para que realidades menos favorecidas possam ser alteradas, produzindo um pouco mais de equilíbrio social. Em um mundo com tanta desigualdade, a prática filantrópica passou a ser realizada em diferentes escalas e lugares. Pessoas que incluem a filantropia em suas vidas tornam-se o combustível para a construção de um mundo mais seguro para todos.

É o caso da voluntária Vera Cristina Germany. Ela trabalha como coordenadora de capelas e está na associação desde que foi criada. "Muitas vezes saio do trabalho, horário de almoço ou fim de tarde, para fazer entregas de doações, acompanhar famílias. Faço porque gosto. Essa é a minha vida", descreve.

A rotina dos associados não parou durante o período de pandemia. Pelo contrário, tem sido um desafio ainda maior. Com o aumento do desemprego, mais famílias passaram por muitas dificuldades. A partir daí houve a necessidade de ampliar a corrente do bem para angariar alimentos.

Devido à credibilidade e a seriedade do trabalho dos voluntários, um empresário doou, recentemente, 50 cestas básicas. A distribuição atendeu famílias em vulnerabilidade. Outras doações, como roupas também são feitas rotineiramente.

A presidente da Elos Solidários, Franthieska Depieri Correa, diz que a Associação nasceu com o propósito de prestar assistência aos mais necessitados. "Temos cumprido a nossa missão com muito bravura, ajudando anonimamente centenas de famílias carentes em Dourados, através de doações de terceiros e colaborações dos associados", explica.

Parte dos associados contribui com recursos todos os meses. O dinheiro é utilizado nas ações da própria Associação, principalmente daqueles que demandam recursos financeiros, a exemplo da saúde, como compra de medicamento e auxílio em custos de cirurgia não feitas na cidade.

Antes da pandemia, com o auxílio de parceiros, a Elos Solidários promovia grandes eventos como Dia das Crianças e Natal. As ações continuam, porém somente com distribuição de presentes.

A entidade tem na diretoria executiva Franthieska Depieri Correa (Presidente), Franciele Cornelli (secretária) e Ricardo Motta Nunes (tesoureiro). O Conselho Fiscal é composto por Renata da Silva Bonilha Mustafá, Sumaya Graciele Alli Frankilin Menino e Bruna Franco José Rosa.

(Flávio Verão)



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE